Quem não conhece o grande jogador de futebol Mané Garrincha? Aquele do Botafogo, que com suas pernas tortas dava um nó em qualquer adversário, marcando sua época e fazendo o torcedor vibrar? Bem, o que pouca gente conhece é o outro lado desse homem, essa figura emblemática, com senso de humor apurado, tinha uma vontade enorme de rir e fazer rir. E é para revelar um pouco mais destes ‘causos’ de Garrincha, que Gerson Suares, seu enteado – filho de Elza Soares -, lança, no dia 06/05 (segunda-feira), às 19h, na Livraria Saraiva do Rio Sul, o livro De pernas para o ar – minhas memórias com Garrincha, pela Editora Oficina Raquel.
De pernas para o ar – minhas memórias com Garrincha
Autor: Gerson Suares
Editora: Oficina Raquel
198 páginas
Formato 13×18 cm
Preço sugerido: R$ 29,90
ISBN: 9788565505291
GARRINCHA E SEU CRONISTA DEFINITIVO: GERSON SUARES, FILHO DE ELZA, NA ESCRITA DE UM GRANDE PERSONAGEM
Mito. Anjo. Gênio. Muitas são as palavras usadas no correr dos tempos para definir Garrincha. Diversas justas, muitas não, todas incapazes de abranger o tamanho do personagem como jogador, imenso; fora do campo, ainda maior.
Gerson Suares reúne características que fazem dele o cronista perfeito para Garrincha. Amante de futebol, cansou de ver as diabruras do maior ponta de todos os tempos. Enteado do craque, acompanhou Mané em incontáveis aventuras extracampo. Amigo do homem, é capaz de olhar a trajetória de Garrincha com muito amor.
E humor: boa parte das crônicas reunidas no livro levam o leitor ao riso e ao prazer – as histórias são impagáveis, desde a tentativa de Garrincha desestabilizar um garçom que nunca derrubara uma bandeja, passando pelos inverídicos e deliciosos causos contados pelo craque, chegando à irrefreável gana de Mané sempre rir e fazer rir.
O livro é dividido em três partes. Na primeira, Gerson foca o jogador e muitas de suas curiosas histórias no Botafogo e na seleção, celebrando o futebol, jogo que inventou Mané Garrincha e que Mané Garrincha reinventou. Na segunda, o outro lado: o alcoolismo que vitimou o craque, algumas tragédias que lhe aconteceram e injustiças sofridas, algumas ao lado de Elza Soares. Mas o livro volta a sorrir na terceira parte, a mais longa, e transforma-se numa festa de humor e irreverência, celebrando a vida e o legado do mais chapliniano personagem que o Brasil gerou. Gerson Suares consegue dar ao leitor uma dimensão magnífica de Garrincha – mito, anjo, gênio, mas, sobretudo, homem.
As crônicas, afinal, deixam no leitor um doce gosto de contentamento, em companhia do incomparável Mané e de seu cronista definitivo, enteado e filho de coração, Gerson Suares. De pernas para o ar ficavam os marcadores de Mané, e assim também ficará o leitor desse livro, entre algumas lágrimas e muitos risos.
O lançamento do livro será dia 06 de maio, às 19:00, na livraria Saraiva do Rio Sul, com direito a participação de grandes nomes da MPB e importantes jogadores de futebol.
Para saber mais informações a respeito do livro e de outras publicações da Oficina Raquel, entre em contato:
Luciana Costa Barretto
Jornalista / Assessoria de imprensa
55 (21) 7875-5054
