Duelo entre Sousa e Botafogo-PB, neste sábado (6), às 16h30, no estádio Marizão, indica o início da decisão do título do Campeonato Paraibano de 2024 de forma inédita. Nunca os dois times tinham chegada a fase final da competição.
A disputa fica por conta da luta por mais um troféu para a galeria de cada clube e também pelas cotas que devem entrar nos cofres de cada um deles, caso sejam campeões. O Botafogo-PB vai em busca do 31º título, enquanto o Sousa tenta o terceiro na sua história.
O Sousa, que não começou bem o Campeonato Paraibano, se superou e está credenciado a brigar pelo título de campeão da elite do futebol estadual. A equipe conquistou a vaga na final, para enfrentar o Botafogo-PB na final, superando o Treze na fase semifinal, com uma vitória de 2 a 1, no Marizão e um empate, no Amigão.
Esta é a terceira vez que o representante do Sertão chega nas disputas de uma decisão estadual diante de um dos três considerados tradicionais clubes da Paraíba. A primeira aconteceu em 2009, quando encarou o Treze. No primeiro jogo, em Sousa, o placar terminou empatado 1 a 1.
Mas o Dino venceu o jogo de volta, em Campina Grande, sendo campeão em pleno Amigão, no embalo da dupla Miltinho e Edmundo, que levaram o Dinossauro ao título.
O Botafogo-PB vai encarar o Sousa na final do Campeonato Paraibano querendo apagar de vez a goleada sofrida no Marizão, no ano passado, na disputa da semifinal do estadual. Além de deixar esse trauma para trás, uma vitória contra o Dinossauro nesta decisão ainda pode garantir um título que o Belo já não conquista há quatro anos.
Em 2023, o Botafogo-PB enfrentou o Sousa em meio a um momento de muita desconfiança. Depois de demitir o técnico Francisco Diá e garantir a vaga na semifinal nos acréscimos, diante do Nacional de Pato, o Belo teria uma parada dura para tentar uma vaga na decisão.
Sob o comando de Tiago Batizoco, então técnico interino, o Alvinegro da Estrela Vermelha conseguiu sair com a vantagem no jogo de ida depois de vencer o time sertanejo por 1 a 0, no Almeidão.
Prováveis escalações
- Sousa: Bruno Fuso, Iranílson, Breno Cesar, Marcelo Duarte e Jackson Santos; Hebert Cristian, Alexandre Aruá, Felipe Jacaré e Reinaldo; Leozinho e Diego Ceará. Técnico: Paulo Schardong.
- Botafogo-PB: Dalton, Lenon, Reniê, Wendel Lomar e Bruno Cardoso; Rodrigo, Lucas Siqueira, Thallyson e Warley Jr; Gustavo Poffo e Pipico. Técnico: Moacir Júnior.
Arbitragem
- Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (Master-DF)
- Assistente 1: Thiago Henrique (CBF-RJ)
- Assistente 2: Felipe Alan Costa de Oliveira (CBF-MG)
- Quarto árbitro: Marcello Ruda Neves Ramos (CBF-DF)
- VAR: Rodrigo Nunes de Sá (FIFA-RJ)
- AVAR: Flávio Gomes Barroca


















