A ASP (Associação dos Surfistas Profissionais) realizou nesta sexta-feira o sorteio que definiu os confrontos que abrem a etapa do Rio de Janeiro do WCT, o Mundial de Surf. Segundo colocado na edição de 2013, Adriano de Souza(HD, Red Bull, Oakley, FCS, Estácio, Mitsubishi, Welcome Surf Trips e CI Surfboards) é um dos cabeças-de-chave e abre as atividade ao disputar a primeira bateria contra os australianos Bede Durbidge e Dion Atkinson no dia 7 de maio.
Além de Adriano, o “Brazilian Storm” (nome dado ao contingente nacional no Mundial) contará com outros sete nomes: Gabriel Medina, atual líder do ranking, Raoni Monteiro, Peterson Crisanto, David do Carmo, Filipe Toledo, Jadson Andre, Miguel Pupo e Alejo Muniz – os dois últimos disputarão entre si e contra o australiano Justin Wilson na nona bateria da rodada inicial.
“Estou muito animado para chegar logo o primeiro dia. No World Tour não tem confronto fácil, cada rodada é um desafio e não importa contra quem vou competir, sei que será difícil e farei de tudo para derrotá-los. Quero pelo menos igualar a segunda posição do ano passado, o que me colocaria em uma ótima posição no ranking”, comenta Mineirinho, que ocupa a sexta posição na tabela.
Assim como nos últimos anos, a disputa será concentrada na Praia do Postinho, na Barra da Tijuca, e Adriano de Souza convoca a torcida para comparecer em peso durante a janela de competição, que vai de 7 a 18 de maio. “Agora com as baterias definidas, conto com a torcida brasileira no Postinho. Os brasileiros que estavam em Bells fizeram muito barulho e mostraram a todos a nossa força e ajudaram todos nós a melhorar cada vez mais. Aqui no Rio espero que seja melhor ainda”, completa.
Confrontos da primeira rodada
Bateria 1: Adriano de Souza (BRA), Bede Durbidge (AUS) e Dion Atkinson (AUS)
Bateria 2: Gabriel Medina (BRA), Sebastian Zietz (HAW) e Tiago Pires (POR)
Bateria 3: Taj Burrow (AUS), Adrian Buchan (AUS) e Raoni Monteiro (BRA)
Bateria 4: Joel Parkinson (AUS), Adan Melling (AUS) e Brett Simpson (EUA)
Bateria 5: Kelly Slater (EUA), Jeremy Flores (FRA) e Peterson Crisanto (BRA)
Bateria 6: Mick Fanning (AUS), Mich Crews (AUS) e David do Carmo (BRA)
Bateria 7: Josh Kerr (AUS), Freddy Patacchia (HAV) e Travie Logie (AFS)
Bateria 8: Jordy Smith (AFS), Filipe Toledo (BRA) e Aritz Aranburu (ESP)
Bateria 9: Julian Wilson (AUS), Miguel Pupo (BRA) e Alejo Muniz (BRA)
Bateria 10: Nat Young (EUA), Kai Otton (AUS) e Jadson Andre (BRA)
Bateria 11: Michel Bourez (FIL), Owen Wright (AUS) e Matt Wilkinson (AUS)
Bateria 12: John John Florence (HAW), C.J. Hobgood (EUA) e Kolohe Andino (EUA)