Delegação paraibana de basquetebol masculino sub15 segue otimista - SóEsporte
Futebol

Delegação paraibana de basquetebol masculino sub15 segue otimista

delegação PB aeroportoA delegação paraibana deixou João Pessoa na madrugada desta sexta-feira, seguindo para grande expectativa. Comandados pelo professor Adriano Lucena, os garotos estão otimistas para as disputas do Campeonato Brasileiro Sub-15.

De acordo com o site da CBB, dez seleções estaduais entrarão em quadra na disputa pelo título do Campeonato Brasileiro Sub-15 Masculino da 1ª Divisão, que terá início neste sábado (dia 7). As disputas acontecem no ginásio do 8º Batalhão da Polícia Militar (Rua Aquibadan, 75 – Atiradores), em Joinville (SC).

As equipes foram divididas em duas chaves, com cinco equipes cada. No grupo “A” estão Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Na chave “B” se enfrentam Distrito Federal, Maranhão, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.

A partida de abertura será entre Maranhão e São Paulo, às 14h de Brasília. No comando da seleção maranhense está o técnico Erivaldo Ribeiro, que conquistou a vaga com o vice-campeonato na 2ª Divisão, em 2012. Já a seleção paulista, uma das favoritas ao título, ficou com o bronze na 1ª Divisão no ano passado e é dirigida pelo técnico Willians Ribeiro.

“Estreia é sempre um jogo nervoso para os dois lados, mas estrear contra São Paulo que é um dos favoritos ao título causa ainda mais ansiedade. Estamos há um mês fazendo os treinamentos em ritmo intenso. Estamos em Joinville com uma equipe formada pela base do Colégio Dom Bosco da cidade de Imperatriz, do interior do Maranhão, que ficou em terceiro lugar nos Jogos Escolares da Juventude 2013. Acredito que o grupo vai crescer no decorrer da competição e poderá surpreender”, avaliou Erivaldo.

Na sequência da primeira rodada, Rio de Janeiro e Paraná se enfrentam às 16 horas. Os técnicos Ígor Meletti (RJ) e Emerson de Souza (PR) falaram sobre a fase de preparação e analisaram os adversários da estreia.

“Estamos trabalhando com esse mesmo grupo há um ano. Foram quatro etapas desde o Sul Brasileiro Sub-14 de 2012. Vamos estrear contra a seleção do Rio, que é bastante tradicional e normalmente vence o Paraná. Mas estamos com uma expectativa muito boa para este ano, com os atletas bastante motivados e acreditando no seu potencial. Definiria a nossa seleção como uma equipe forte, bastante veloz, com uma defesa consistente e um contra-ataque rápido. Fizemos uma ótima preparação e o nosso objetivo é surpreender os adversários”, disse Emerson.

“Estou confiante em um resultado positivo, já que as finais do Campeonato Carioca terminaram essa semana. Os jogadores estão muito bem preparados e com excelente ritmo de jogo. A base da equipe é formada pelo Tijuca e Flamengo, e como todos são amigos formam um grupo bastante harmonioso. Sabemos da qualidade individual de cada um e vamos trabalhar para conquistar o título do brasileiro. Nosso primeiro adversário é o Paraná que é uma equipe forte e possui bons talentos. Vamos contar bastante com a união do grupo para conquistar os objetivos”, avaliou Ígor.

Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul jogam às 18h, na terceira partida da rodada. O Mato Grosso do Sul conquistou em 2012 o título do Brasileiro da 2ª Divisão e a vaga no grupo de elite. O técnico sul-mato-grossense Dirceu Garcia destacou que mesmo com desfalques, o time jogará focado para se manter na 1ª Divisão. Quinto lugar na última edição do Brasileiro da 1ª Divisão, o Rio Grande do Sul está com uma boa expectativa para a estreia.

“Fizemos uma boa preparação e os meninos estão com bastante ritmo de jogo, devido aos campeonatos estaduais que terminaram no último fim de semana. Talvez tenhamos mais problemas com o entrosamento, mas que será resolvido no decorrer do campeonato. O Rio Grande do Sul não está com uma equipe muito alta, mas que supera esse aspecto com uma defesa agressiva e um jogo de bastante velocidade. Sabemos que o Brasileiro não possui jogos fáceis. Vamos dar o máximo em quadra para conseguirmos nos classificar para a semifinal e a partir daí buscar o título”, analisou o técnico gaúcho Thiago Rauber.

“O Mato Grosso do Sul sofreu desfalques e não esta completo para os jogos, além disso é uma equipe bastante jovem e inexperiente. Mesmo com as limitações a nossa expectativa é entrar em quadra e tentar imprimir uma defesa agressiva e encaixar a transição rápida. Nosso primeiro jogo no Brasileiro é contra o Rio Grande do Sul que possui um histórico muito bom. Será uma disputa difícil, mas vamos dar nosso máximo em quadra”, contou o técnico sul-mato-grossense.

Fechando a rodada, às 20h30, a seleção de Santa Catarina terá pela frente a Paraíba. Adriano Lucena será o técnico da jovem equipe paraibana que busca experiência e espera crescer durante a competição. A Paraíba ficou com o bronze na 2ª Divisão em 2012 e garantiu a vaga no grupo de elite. O técnico Rafael Mueller dirige o time catarinense e também comandou o grupo no vice-campeonato brasileiro de 2011. No ano passado, os catarinenses ficaram na quarta posição no Brasileiro.

“Estamos com um grupo bem jovem, com média de idade de 14 anos, mas é um investimento da Paraíba para o próximo ano. É a primeira vez na história que o estado disputa o Sub-15 da divisão de elite, então estamos primeiro querendo aprender a jogar essa competição que possui um nível tão elevado. Nossa equipe é bem técnica e tem um potencial muito grande de aprendizado. Sabemos que todos os jogos serão duros, mas a nossa expectativa é conseguir permanecer na 1ª Divisão. Vamos enfrentar os anfitriões na estreia e não será uma partida fácil. Temos a nosso favor um grupo com estatura muito boa e um armador bastante habilidoso”, afirmou Adriano.

Atual campeã brasileira, a seleção de Minas Gerais do técnico Júlio Eduardo Cansado folga na primeira rodada e faz seu jogo de estreia no domingo contra a Paraíba. O Distrito Federal também só estreia na segunda rodada e o adversário do time dirigido pelo técnico Marco Aurélio Carvalho é São Paulo.

“Em 2012, ficamos com a sexta posição do Brasileiro e este ano o objetivo é permanecer na 1ª Divisão. Treinamos durante quinze dias com uma equipe jovem, porém com quatro meninos que já possuem experiência em Brasileiros de base. É um grupo bem legal e estou muito confiante. Vamos estrear contra São Paulo, que vai estar em sua segunda partida, e sabemos que não será fácil. Vamos entrar pra ganhar e procurar jogar de igual para igual. Sabemos que eles são favoritos ao título, mas vamos aplicar uma marcação forte e um contra-ataque rápido para conquistar o resultado positivo”, analisou Marco Aurélio.

Cristiano Grama, que dirige o Minas Tênis Clube Sub-22, será o técnico observador da CBB na competição. Cristiano irá acompanhar o desempenho das atletas e trocar informações com os técnicos das seleções estaduais durante o Campeonato Brasileiro.

Durante os sete dias do Campeonato Brasileiro Sub-15 Masculino da 1ª Divisão será disponibilizado para as equipes serviço médico especializado e transporte. A segurança ficará a cargo da Polícia Militar e Instituto de Trânsito (ITTRAN).

O Campeonato Brasileiro Sub–15 Masculino – 1ª Divisão é organizado e realizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), com o apoio da Federação Catarinense de Basketball, e financiado pela Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal por meio do convênio com o Ministério do Esporte.

Forma de Disputa

De acordo com o regulamento, na primeira fase as equipes jogam entre si nos seus respectivos grupos. As duas primeiras colocadas de cada chave se classificam para fase semifinal, nos seguintes cruzamentos: 1º A x 2º B e 1º B x 2º A. Os ganhadores decidem o título, enquanto os perdedores disputam o terceiro lugar. Os três últimos colocados disputam a Segunda Divisão em 2014.

Grupos

“A”: Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Sul e Santa Catarina
“B”: Distrito Federal, Maranhão, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo

Tabela do Brasileiro

1ª Rodada – Dia 7 de dezembro (Sábado)
Maranhão x São Paulo (14h), Rio de Janeiro x Paraná (16h), Mato Grosso do Sul x Rio Grande do Sul (18h) e Santa Catarina x Paraíba (20h30).

2ª Rodada – Dia 8 de dezembro (Domingo)
São Paulo x Distrito Federal (14h), Maranhão x Rio de Janeiro (16h), Paraíba x Minas Gerais (18h) e Rio Grande do Sul x Santa Catarina (20h)

3ª Rodada – Dia 9 de dezembro (Segunda-feira)
Distrito Federal x Paraná (14h), Rio de Janeiro x São Paulo (16h), Minas Gerais x Mato Grosso do Sul (18h) e Rio Grande do Sul x Paraíba (20h)

4ª Rodada – Dia 10 de dezembro (Terça-feira)
Distrito Federal x Maranhão (14h), São Paulo x Paraná (16h), Minas Gerais x Rio Grande do Sul (18h) e Santa Catarina x Mato Grosso do Sul

5ª Rodada – Dia 11 de dezembro (Quarta-feira)
Paraná x Maranhão (14h), Rio de Janeiro x Distrito Federal (16h), Mato Grosso do Sul x Paraíba (18h) e Santa Catarina x Minas Gerais (20h)

Dia 12 de dezembro (quinta-feira)
Disputa de 5º ao 8º lugares

3º B x 4º A (14h) e 3º A x 4º B (16h)
Fase Semifinal
1º B x 2º A (18h) e 1º A x 2º B (20h)

Rodada Final – Dia 13 de dezembro (Sexta-feira)
08h00 – Disputa de 7º e 8º lugares
10h00 – Disputa de 5º e 6º lugares
12h00 – Disputa de 3º e 4º lugares
14h00 – Disputa de 1º e 2º lugares
OBS: Horário de Brasília.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.