Dia 20 de outubro será comemorado o Dia Mundial do Squash, - SóEsporte
Futebol

Dia 20 de outubro será comemorado o Dia Mundial do Squash,

No próximo dia 20 de outubro será comemorado o Dia Mundial do Squash, com um evento organizado pela Federação Mundial de Squash (WSF) que acontecerá simultaneamente em mais de 400 clubes ou academias ao redor do mundo. Mais de 20 mil atletas participarão do evento, que contará com a presença de quase todos os grandes nomes do squash mundial na atualidade.

Confirmando cada vez mais sua posição de destaque no cenário esportivo nacional, Minas Gerais pula na frente e organiza uma grande festa para celebrar essa data tão importante. “Teremos não apenas um dia, mas sim uma semana inteira de comemoração pelo Dia Mundial do Squash”, afirma Daniel Penna, presidente da Federação Mineira de Squash (FMS).

Em Belo Horizonte as comemorações começam nos dias 13 e 14 de outubro, quando serão disputadas no PIC Pampulha as grandes finais do Circuito Mineiro de Squash 2012, campeonato que apontará os campeões mineiros do ano em cada categoria.

Nos dias 16, 17, 18 e 19 de outubro, na Academia Winner, no bairro Estoril, serão realizadas palestras, clínicas e muitos treinamentos, com a presença ilustre do colombiano Miguel Angel Rodriguez, jogador que ocupa hoje a 24ª posição no ranking mundial.

Miguel, que é o atual medalhista de ouro dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em 2011, já conquistou 20 títulos de torneios PSA em seus 10 anos de carreira, e é um velho conhecido dos brasileiros, pois já enfrentou nosso nº 1, o goiano Rafael Alarcon, nove vezes pelo Circuito Mundial de Squash, vencendo seis desses confrontos.

No sábado, dia 20, também na Winner, acontecerá a disputa de um torneio promovido simultaneamente em várias partes do mundo. Em BH serão dois times de 30 jogadores: o Team Squash, capitaneado pelo brasileiro Rafael Alarcon; e o Team 2020, comandado pelo colombiano Miguel Angel. Cada jogador de um time enfrentará um jogador do outro time em um game único de 20 pontos. Cada game vencido somará um ponto para o time vencedor. Ao final do 30º confronto, que será entre Miguel e Rafael, vencerá o time que tiver conquistado mais pontos. Os resultados locais serão enviados à WSF, que dirá qual time foi campeão mundial, observados os resultados dos mais de 400 torneios.

Depois disso ainda haverá um torneio relâmpago entre todos os participantes dos dois times, com games únicos de 20 minutos, vencendo ao final do tempo o jogador que tiver conquistado mais pontos. Será uma prova de resistência física e equilíbrio mental.

Fechando com chave de ouro a semana de comemorações, no sábado à noite será realizada uma partida de exibição entre Miguel Angel e Rafael Alarcon, mas dessa vez em melhor de 5 games. Depois, a Federação Mineira de Squash encerrará a festa com um grande jantar de confraternização entre atletas, dirigentes, convidados e patrocinadores.

Segundo Daniel Penna, “ o evento é uma estratégia de marketing, parte de uma grande campanha que o squash vem desenvolvendo para que possa fazer parte do Programa Olímpico em 2020”, declara o presidente da FMS.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.