Neste dia 21 de setembro é comemorado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Para lembrar a data em Cabedelo, a Secretaria de Ação e Inclusão Social (Semais) preparou uma programação com atividades de consciência e lazer. Durante a manhã desta segunda-feira (21), o Grupo Inclusão é Show realizou uma linda apresentação para alunos da Escola Municipal José Veríssimo, no Renascer IV. À noite, a partir das 18h, a Associação de Mães, Pais e Pessoas com Deficiência de Cabedelo (Amapedec) promove uma caminhada pelas ruas do centro da cidade.
O grupo ‘Inclusão é Show’ é coordenado por Gabriela Soares e realiza atividades através da música, dança e brincadeiras, utilizando linguagem de sinais. A iniciativa contempla pessoas de todas as idades, com as mais variadas formas de deficiência. O Grupo conta, também, com integrantes sem deficiência, em uma proposta de ampliação do conceito de inclusão.
“O Grupo Inclusão é Show é uma oportunidade dessas pessoas com deficiência reconhecerem a capacidade de lidar com seus próprios limites e possibilidades. Isso é feito de forma lúdica, interativa e contribui para mostrar e esclarecer a sociedade sobre as possibilidades de inclusão”, comenta Gabriela.
Avanços – Segundo Gabriela, alguns fatores podem ser considerados como avanços recentes em termos de políticas públicas municipais para os deficientes. Ela cita como exemplos a criação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e da Coordenação de Inclusão Social da Semais, além da Lei nº 1.628, que instituiu o Dia Municipal de Inclusão da Pessoa Com Deficiência – 8 de novembro.
A coordenadora do Inclusão é Show enfatiza, ainda, a prioridade que essas ações de inclusão vem tendo na atual gestão municipal, principalmente por parte da primeira dama e vereadora Jacqueline Monteiro, madrinha do Grupo Inclusão é Show. Gabriela destaca também o esforço em alcançar os objetivos do ‘Plano Viver Sem Limites’, ao qual Cabedelo aderiu em 2013. Através dele, paulatinamente, várias conquistas vão sendo possíveis nas áreas de esportes e de acessibilidade, por exemplo.
De acordo com os dados do último censo que foi realizado pelo IBGE no ano de 2010, a cidade de Cabedelo tem um número aproximado de 17 mil pessoas com deficiência. Esse contingente é atendido de forma integrada por vários setores de governo, através da Semais e das Secretarias de Educação e Saúde.
