Conhecido como o País do Futebol, o Brasil sediará, a partir de sábado (15), a Copa das Confederações, evento preparativo para Copa do Mundo de 2014. Tendo conquistado cinco títulos mundiais e outros campeonatos importantes, a seleção brasileira tem tudo para sagrar-se campeã nesta etapa e no evento grandioso do ano que vem.
Motivados pelas jogadas espetaculares dos atletas brasileiroscomo Neymar, Fred e Lucas, os profissionais das organizações tendem a ficar dispersos, o que pode afetar o desempenho organizacional. Para que isso não aconteça, as empresas devem estabelecer regras claras para os dias de competição. A coordenadora de comunicação da LINK Portal, Clarice Pereira, acredita que o diálogo é a melhor ferramenta na maioria dos casos. “É preciso entender a euforia nacional que ocorre nesse período. Estabelecer horários diferenciados, formas de compensação de horas não trabalhadas ou oferecer espaços onde os colaboradores possam assistir às partidas podem ser boas alternativas”, esclarece.
Já com os clientes, a regra muda de figura. É preciso garantir que, apesar do período comemorativo, todas as entregas e serviços serão prestados normalmente. “Nessa hora, é necessário criar mimos atraentes e alusivos à data para os consumidores e mostrar seu engajamento no trabalho. Uma boa opção é a entrega de brindes promocionais relacionados à temática do momento, como kits em verde e amarelo”, explica Clarice. Por meio dessa forma de comunicação é possível criar uma ligação maior com seus clientes. “É um bom momento para reforçar a imagem de uma empresa que torce, não apenas por sua seleção, mas também por seus clientes”, salienta.
“Os mimos podem demonstrar as qualidades que a empresa preza e criar uma interação com possíveis clientes que possam ser agregados ao portfólio”. Porém, deve-se tomar cuidado para não passar do ponto e criar atritos referentes à cultura de cada organização. “Cada lugar tem uma visão sobre os torneios mundiais. Empresas latinas tendem a ter uma maior descontração referente ao evento. Já em outras culturas, futebol é algo não relacionado a trabalho, e por isso é necessário ter maior atenção na escolha dos brindes, investindo em artigos tradicionais como canecas e canetas”, exemplifica.
Os acontecimentos esportivos, que se iniciam neste ano, tem tudo para alavancar o crescimento da economia brasileira, mas é importante ficar atento. “Sediar uma Copa do Mundo será um momento especial para grande parte da população, porém, é preciso separar a emoção dos relacionamentos profissionais, focando no pós-evento e visando as oportunidades que podem advir do evento mundial”, justifica.