Se durante o período de exercício você tem muitas informações sobre como se comportar antes e durante as atividades, existe uma enorme controvérsia sobre recuperação. Aprendemos muito sobre como treinar e pouco sobre como recuperar! Diante deste agravo que é de suma importância para o bom funcionamento metabólico, citamos abaixo algumas dicas que irão ajudar na boa recuperação após o treino.
1 – “Se o treino foi exaustivo e existe o prenúncio de dor no dia seguinte, aplicar gelo durante 15 a 20 minutos o mais rápido possível. Este procedimento irá atenuar significativamente a dor muscular tardia e acelerar a recuperação.”
2 – “Não alongar os músculos mais solicitados imediatamente após a corrida, neste momento os mesmos estão acometidos de micro-traumas e o alongamento não trará benefício algum.”
3 – Se reidratar o mais rápido possível, valorizando principalmente a reposição de água e sódio. Após treinos repor carboidrato e proteína durante os primeiros 30 minutos de recuperação.
4 – “Se depois de um dia na academia ocorrer a ingestão de alimentos pesados e gordurosos, o corpo absorve tudo o que perdeu no dia de malhação. Para recuperação dos músculos, aposte nos alimentos que contenham proteína, como frango orgânico, peixe, mussarela de búfala, blanquet de peru, iogurte e quinoa real”.
Cybelle Navarro, estudante de Educação Física
