Durante o programa semanal de rádio Café com a Presidente, Dilma Rousseff falou, nesta segunda-feira, sobre a participação do Brasil nos jogos Olímpicos de Londres, que começam na próxima sexta-feira. A presidente lembrou que dos duzentos e cinquenta e nove atletas da delegação brasileira, cento e onze são beneficiários do programa do governo de incentivo ao esporte brasileiro.
De acordo com Dilma Rousseff, atualmente, no Brasil, mais de quatro mil esportistas recebem ajuda financeira do Bolsa Atleta. Ela destacou a importância desse programa para o esporte brasileiro.
“O Bolsa Atleta apoia desde os esportistas que estão começando a carreira até aqueles que já competem em Olimpíadas ou Paraolimpíadas. Esse é um benefício importante, porque permite que o atleta se dedique com muito mais tranquilidade aos treinamentos e às competições. Só neste ano, nós estamos investindo mais de R$ 60 milhões no programa.”
Ela acrescentou que também vão ser investidos duzentos milhões de reais na modernização de centros de treinamento e mais treze milhões de reais em equipamentos esportivos. Dilma Rousseff adiantou que, para incentivar a prática do esporte entre os estudantes, o governo federal vai construir e reformar quadras em todo o País.
“O governo já está investindo R$ 1 bilhão na construção e na cobertura de mais de 2.800 quadras esportivas nas escolas públicas em todo o país. Até 2014, vamos construir 6 mil quadras e vamos cobrir outras 4 mil. Porque é na quadra da escola, nas aulas de educação física, que a maioria das crianças tem o primeiro contato com o esporte.”
A presidente Dilma Rousseff também elogiou os atletas brasileiros que vão disputar as Olimpíadas de Londres e desejou determinação e coragem a cada um deles. Ela disse, ainda, que o grupo brasileiro é competente e cheio de garra.
Reportagem, Juliana Costa
Caiena multimídia |
