BAHIA, ALAGOAS, CEARÁ, DISTRITO FEDERAL, MARANHÃO, MINAS GERAIS, PARAÍBA, PERNAMBUCO, RIO DE JANEIRO, RIO GRANDE DO SUL, SANTA CATARINA E TOCANTINS CONFIRMADOS NO TORNEIO QUE SERÁ REALIZADO NA PRAIA DA ARMAÇÃO
SALVADOR (BA) – Salvador será a capital nacional do beach soccer por uma semana. Começa na manhã desta terça-feira, dia 20, e vai até o próximo domingo, dia 25, o XV Campeonato Brasileiro – Taça Luiz Henrique Salgado, competição que vai reunir seleções de 12 estados do país nas areias da praia da Armação, na ‘Boa Terra’, com promessa de equilíbrio, emoção e muitos gols. Estão confirmadas na disputa pelo título nacional as seguintes equipes: Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Tocantins e a anfitriã Bahia. A bola rola às 8h (horário local) e a entrada é franca. O Rio de Janeiro é o maior vencedor entre os participantes, com três conquistas (2009/1998/1997), sendo o Maranhão o outro estado campeão (2008) que marca presença nas areias baianas. Os donos da casa já chegaram perto da taça duas vezes, com o vice-campeonato em 2009 e 2008, e, dessa vez, contam com a torcida e o talento da dupla Anderson e Souza, da Seleção Brasileira, para subir ao degrau mais alto. Anderson, ‘Melhor Jogador’ em 2009, aposta no fator casa e ressalta o alto nível do campeonato.
– O Campeonato Brasileiro é um dos torneios mais difíceis, mais equilibrados do mundo. E quem quer ser campeão, não pode errar. Temos seleções fortíssimas, equipes de qualidade, craques de Seleção Brasileira, jogadores experientes, novos nomes que surgem a cada ano, enfim, vai ser uma competição de altíssimo nível, muito parelha e, com certeza, com grandes jogos para o público. Jogaremos em casa, com os nossos torcedores, e vai ser importante poder contar com eles, ter as arquibancadas lotadas, com os baianos entrando em quadra com a gente – convocou.
João Bismarck, presidente da Federação Baiana de Beach Soccer (FBBS), destaca o desenvolvimento do esporte no estado e adianta que os anfitriões miram o título.
– Receber esta competição em Salvador é muito importante para mostrar o crescimento da modalidade na Bahia. Temos 500 atletas entre as categorias sub-13, sub-15, sub-17, sub-20 e adulto, somos pentacampeões do Nordeste e já chegamos duas vezes à final do Campeonato Brasileiro nos últimos anos. Nossa expectativa é de chegar ao título – afirmou.
CHAVES E TABELA DA COMPETIÇÃO
O Comitê Organizador do XV Campeonato Brasileiro – Taça Luiz Henrique Salgado, realizou sorteio na última sexta-feira, dia 16, para definição de chaves e tabela da competição. Sede do torneio pela primeira vez na história da competição, a Bahia é a cabeça-de-chave número 1, com Rio de Janeiro e Ceará ocupando os postos nos grupos B e C, respectivamente. Acesse http://cbbsbrasil.com.br/2012/11/sorteio-define-chaves-e-tabela-do-xv-brasileiro/ e saiba mais sobre as chaves do torneio e a tabela do campeonato.
RANKING NACIONAL
São Paulo é o líder do ranking brasileiro com 204 pontos: a seleção paulista venceu o Campeonato Brasileiro seis vezes (2005/2004/2003/2002/2000/1999), além dos vice-campeonatos em 2010 e 2000 (neste ano, houve duas edições do torneio). Pela primeira vez, a equipe de São Paulo não disputa a competição. Logo atrás no ranking, com 186 pontos, está o Espírito Santo, atual campeão (2010) e que venceu também 2001 e 2000, sendo vice-campeão outras quatro vezes (2002/2000/1999/1998). Presença constante no campeonato, esta será a segunda vez que os capixabas não disputam a competição (a outra foi na edição inaugural, em 2007). Tanto São Paulo quanto Espírito Santo não se inscreveram nas seletivas para o XV Campeonato Brasileiro – Taça Luiz Henrique Salgado. O Rio de Janeiro é o terceiro colocado no ranking, somando 175 pontos e três conquistas (2009/1998/1997), além dos vice-campeonatos em 2005 e 2003. Saindo da região sudeste, Maranhão (2008) e Rio Grande do Norte (2007) são os outros estados campeões brasileiros. Acesse http://cbbsbrasil.com.br/competicoes/torneios-nacionais/ e confira o ranking nacional de seleções completo.
EM 2011…
A última edição do Campeonato Brasileiro foi disputada em 2010, em areias paulistas, no Clube Escola Alto da Lapa (Pelézão), em São Paulo. A competição alcançou número recorde de participantes, com a participação dos 16 estados, então totalidade de federações filiadas à CBBS. O Espírito Santo venceu São Paulo na final e ficou com o título, comemorando o tricampeonato nacional. Em 2011, problemas de última hora inviabilizaram a realização do torneio. No ano passado, o município capixaba da Serra sediou a I Copa dos Campeões, com a presença de cinco estados, os cinco campeões brasileiros: São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Maranhão. Melhor para os anfitriões, que venceram os maranhenses na decisão e ficaram com o título.
SELETIVAS E CLASSIFICAÇÃO
Para chegar ao XV Campeonato Brasileiro – Taça Luiz Henrique Salgado, as seleções estaduais precisaram confirmar presença em seletivas regionais. Ao todo, 22 federações estão filiadas à Confederação Brasileira de Beach Soccer (CBBS), sendo que 18 receberam convite para a disputa das classificatórias (Copa Nordeste, seletiva I e seletiva II) – Piauí, Rondônia, Roraima e Amazonas estarão aptas a competir em 2013. Pela Copa Nordeste, além da Bahia, já classificada como sede do campeonato nacional, garantiram vagas as seleções do Ceará (campeã), Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Na seletiva I, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Distrito Federal (sede) se inscreveram e, diante da não inscrição de São Paulo e Goiás, foram confirmadas nas três vagas da classificatória. Na seletiva II, Espírito Santo e Paraná não enviaram inscrições e deixaram as três vagas que estavam em disputa para Rio de Janeiro, Minas Gerais e Tocantins (sede). Das 12 seleções que disputam a edição 2012, apenas Santa Catarina é estreante no torneio nacional. Minas Gerais volta a disputar após longa ausência (a última vez foi em 2002).
HOMENAGEM
Este ano, a Confederação Brasileira de Beach Soccer (CBBS) presta homenagem póstuma a um dos dirigentes mais atuantes da modalidade. Luiz Henrique Salgado, ex-presidente da Federação de Beach Soccer do Estado do Rio de Janeiro (FEBSERJ), falecido em maio deste ano, vítima de parada cardíaca, será homenageado emprestando seu nome à competição.
ARBITRAGEM
Dez árbitros convocados para formar o quadro de arbitragem do XV Campeonato Brasileiro – Taça Luiz Henrique Salgado. Três deles, integrantes do quadro da FIFA: Renato de Carlos (SP), Elias Filho (PE) e Ivo Moraes (SE). Os demais são do quadro da CBBS: Mayron Novais (MA), Bruno Magalhães (ES), Alex Gomes (ES), Altair Schmidt (SC), Renato Acioli (DF), Cosme Iran (BA) e Anderlúcio Rolim (PB).
TÉCNICO DA SELEÇÃO BRASILEIRA
O pernambucano Guga Zloccowick, técnico da Seleção Brasileira de beach soccer, estará presente no XV Campeonato Brasileiro – Taça Luiz Henrique Salgado, acompanhando os jogos durante toda a semana. O treinador já planeja a temporada 2013 do Brasil, ano em que a equipe vai enfrentar um calendário cheio, com destaque para as Eliminatórias Conmebol (10 a 17 de fevereiro, na cidade de San Luís-Argentina) e a Copa do Mundo FIFA de Beach Soccer, de 18 a 28 de setembro, em Papeete (Taiti).
O XV Campeonato Brasileiro – Taça Luiz Henrique Salgado tem patrocínio de Nike, prefeitura de Salvador – através da Secult (secretaria municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer) -, Sudesb (Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia), Governo da Bahia – através da secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, e da secretaria de Turismo – e BahiaTursa, apoio ZWA e Uranus, organização e realização de MTE, Federação Baiana de Beach Soccer (FBBS) e Confederação Brasileira de Beach Soccer (CBBS). Para mais informações, acesse o site oficial da Confederação Brasileira de Beach Soccer (CBBS). Siga o Twitter oficial da CBBS (@CBBSBrasil). Favor mencionar crédito obrigatório (Divulgação / CBBS) nas imagens.
CBBS