Edson Nunes e Marcos Silva ganham bronze na Luta Olímpica - SóEsporte
Arte marcial

Edson Nunes e Marcos Silva ganham bronze na Luta Olímpica

Isaac Santos ganhou a terceira medalha nos Jogos Escolares da Juventude – e o segundo ouro

luta pb
Crédito: Alexandre Loureiro/Inovafoto/COB
Dono de um penteado irreverente e apelidado de “Neymar do tapete olímpico”, o atleta Isaac Santos, de São Paulo, que completará 14 anos no próximo dia 13, consagrou-se o maior medalhista da categoria leve da luta olímpica dos Jogos Escolares da Juventude etapa de 12 a 14 anos. Ele, que foi bronze na estreia da modalidade nos Jogos, em 2012, em Poços de Caldas, foi ouro em 2013, em Natal e, neste sábado, dia 6, ganhou novamente o ouro, em Londrina.

Com a medalha de prata ficou Bryan Pereira (AM) e com o bronze Matheus Santos (RN) e Lee Scalzer (ES). Na categoria médio, Cristian Leite (AM) ficou com o ouro, Diego Rubick (PR) com a prata e Edson Nunes (PB) e Fernando Araújo (AP) com o bronze. No peso pesado, Marcos Simões Neto (AM) ficou em primeiro lugar, Bruno Santos (SE), em segundo, e Marcos Silva (PB) e Rodrigo Moura (RN), em terceiro.

Fã do conterrâneo Neymar, Isaac iniciou a carreira esportiva cedo. Incentivado pelo pai, ele começou no judô. Mas não foi só nas modalidades de contato físico que o jovem atleta se destacou. “Além de lutar, ele é judoca, toca violão e joga xadrez muito bem”, diz Marcio Oliveira Santos, o pai orgulhoso, que se deslocou da Baixada Santista para Londrina para acompanhar a competição do filho.

A rotina de treinos de Isaac é pesada e, no treino diário, ele enfrenta atletas mais velhos. “Treino de segunda a sexta-feira, umas 3 horas por dia. Lá, luto com atletas mais velhos e mais altos e isso é bom porque eles têm mais base e eu preciso fazer mais força para ganhar deles”, destaca.

Técnico e pai não pouparam elogios ao atleta. “O Isaac é um menino muito carismático, ele consegue que todos gostem dele, e isso é muito importante”, revela o técnico Marcos de Paiva Mercadante.  O treinador ainda apontou o crescimento do nível da competição de 2013 para 2014. “Nesta edição têm mais atletas participando e isso é muito positivo para a luta olímpica. É interessante ter formação na escola, porque é dali que saem futuros atletas”, aponta.

A luta final do peso médio foi acirrada, tanto que o resultado só foi alcançado nos últimos 52 segundos e Cristian Leite, de 13 anos, do Amapá, alcançou a melhor colocação da competição. “Eu diria que, hoje, tudo que eu sonhei está se realizando. Só de saber que o ano que vem eu vou poder ajudar o meu pai, já é muito gratificante”, ressalta, emocionado, o atleta.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil, correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio da Prefeitura de Londrina e patrocínio máster da Coca-Cola.

Luta olímpica – masculino
Peso leve
1º lugar: Isaac Santos (SP)
2º lugar: Bryan Pereira (AM)
3º lugar: Matheus Santos (RN)
3º lugar: Lee Scalzer (ES)

Peso médio
1º lugar: Cristian Leite (AM)
2º lugar: Diego Rubick (PR)
3ºlugar: Edson Nunes (PB)
3º lugar: Fernando Araújo (AP)

Peso pesado
1º lugar: Marcos Simões Neto (AM)
2º lugar: Bruno Santos (SE)
3º lugar: Marcos Silva (PB)
3º lugar: Rodrigo Moura (RN)

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.