Educação Física - sua importância do Ensino fundamental ao médio - SóEsporte
Especiais

Educação Física – sua importância do Ensino fundamental ao médio

Assessoria de Imprensa Cortez Editora

Com a organização e textos de Vilma Lení Nista-Piccolo e Wagner Wey Moreira, chega às livrarias de todo o país, pela Cortez Editora a Coleção Educação Física Escolar. A Coletânea amplia as vivências relacionadas ao corpo e destaca as experiências múltiplas especialmente presentes nas práticas esportivas – compreendendo sua importância na formação dos alunos nas dimensões cultural e social, em seu caminho de preparação para os desafios da vida.   Sem paralelos no mercado editorial, expressando a experiência e a reflexão dos autores sobre a realidade da educação física brasileira, a Coleção chega para contribuir e dialogar com as perspectivas do ensino contemporâneo, dando à Educação Física a importância e o destaque na formação de crianças e jovens.

Os livros, 4 volumes — Corpo em movimento na educação infantil; Esporte como conhecimento e prática nos anos iniciais do ensino fundamental; Esporte para a saúde nos anos finais do ensino fundamental; e Esporte para a vida no ensino médio, da Coleção Educação Física Escolar.  — são resultados de pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar (Gepefe), coordenado pela professora doutora Vilma Lení Nista-Piccolo, e pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento (Nucorpo), coordenado pelo professor doutor Wagner Wey Moreira, em Programas de Pós-Graduação, a partir de um projeto que versa sobre a atuação do professor de Educação Física em escolas, como parte do Edital Observatório da Educação (Inep/MEC/Capes).

Sobre os Títulos

Sinopse: O livro nos leva a questionamentos como: Até que ponto as atividades que são desenvolvidas para as crianças pequenas estão contribuindo com a sua formação? Será que nossas propostas têm sido estimuladoras do potencial que a criança traz? “É importante refletir se nossas práticas pedagógicas têm sido de cunho mais assistencial do que de formação das crianças.”, propõem os autores, entre outras reflexões deste primeiro volume da Coleção.

O texto pretende contribuir para uma compreensão de aspectos que envolvem o desenvolvimento da criança, a corporeidade associada à criatividade, a importância da motricidade, do jogo e do aspecto lúdico nas atividades, e, principalmente a necessidade de exploração dos movimentos nessa fase da vida. O livro oferece um rico repertório de atividades, repleto de fotos que mostram propostas inovadoras do movimento para a criança, aliado a uma sólida base teórica, os quais podem proporcionar aos professores diversas sugestões de práticas educativas na Educação Infantil. (Ficha Técnica — Título: Corpo em movimento na educação infantil; Autores: Vilma Lení Nista-Piccolo e Wagner Wey Moreira; Editora: Cortez Editora;  Nº de pág.: 192; e Preço sugerido: R$ 49,00).

Sinopse: Este volume traz a composição de um conteúdo que visa auxiliar o professor, não só pelas reflexões teóricas sobre as questões que permeiam a sua prática pedagógica, como no desenvolvimento de suas atividades. Por meio de alguns exemplos, e não como um modelo fechado e padronizado, os autores apresentam um repertório de propostas práticas pautadas numa visão mais atualizada de esporte como um conhecimento a ser ensinado. É a teoria associada à prática desenhada para uma disciplina curricular que deve ser ministrada a partir de sua especificidade e integrada aos projetos inter e multidisciplinar presentes na escola.

Em Esporte como conhecimento e prática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, os autores propõem reflexões acerca de um conhecimento a ser dinamizado em aulas de Educação Física escolar praticada nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Amparados por pesquisas sobre as práticas pedagógicas nessa área em escolas, eles levantam questionamentos críticos sobre o modo como as concepções de esporte e corporeidade são encaradas hoje por professores de todas as áreas, contribuindo, assim, para uma nova visão e estruturação da disciplina, ressaltando o valor de seus saberes como componente imprescindível na formação integral dos alunos. Com considerações abrangentes sobre tais noções, o livro é, ainda, enriquecido com um repertório de atividades como sugestões diversificadas para aulas na escola, pautadas na construção de novos conhecimentos. (Ficha Técnica — Título: Esporte como conhecimento e prática nos anos iniciais do ensino fundamental; Autores: Vilma Lení Nista-Piccolo e Wagner Wey Moreira; Editora: Cortez Editora; Nº de pág.: 192; Preço sugerido: R$ 36,00).

Sinopse: A obra propõe caminhos que permitam reflexões sobre as práticas esportivas a serem desenvolvidas na escola, voltadas à saúde dos nossos alunos. São dois grandes desafios: o primeiro, desmistificar o conceito de esporte tradicionalmente conhecido como práticas de modalidades esportivas; o segundo, apresentar a saúde como concepção a ser promovida a todos por meio das aulas de Educação Física e ainda relacionar esses dois aspectos como conteúdos dessas aulas.

Este volume busca contribuir com a formação integral dos alunos, ele traz novos rumos para as aulas de Educação Física dos anos finais do Ensino Fundamental, interpretando o ESPORTE numa dimensão mais ampla do que de costume, destacando-o como possibilidade de uma prática educacional. Além das reflexões sobre a prática pedagógica desenvolvida pelo professor de Educação Física na escola, o livro traz propostas geradoras de ideias por meio de um repertório de atividades que pode ser aplicado nas aulas visando proporcionar mudanças nos hábitos de vida e na saúde dos alunos. Um guia importante para professores de Educação Física. (Ficha Técnica — Título: Esporte para a saúde nos anos finais do ensino fundamental; Autores: Vilma Lení Nista-Piccolo e Wagner Wey Moreira; Editora: Cortez Editora; Nº de pág.: 160; Preço sugerido: R$ 33,00).

Sinopse: Já na introdução deste volume os autores afirmam que o conhecimento vivenciado nessa fase da escola deve nos levar à autonomia, deve servir para a vida. “É nisso que acreditamos. E, dessa forma, devemos possibilitar que a Educação Física contribua para isso oferecendo um conteúdo a ser conhecido, praticado e incorporado para a vida toda. Este é o propósito deste livro, tanto na sua parte de argumentação teórica quanto nas proposições de ação: uma Educação Física para a vida, na qual o sentido de corporeidade esteja presente como um direito, como uma possibilidade de convivência em sociedade, como um conhecimento transformado em saber e, por essa razão, devidamente saboreado.”, esclarecem Vilma Lení Nista-Piccolo e Wagner Wey Moreira.

Estruturado para auxiliar o professor de Educação Física do Ensino Médio a mudar o significado do conceito de esporte, apresentando-o como um direito do jovem, um conhecimento para a vida, uma possibilidade de convivência em sociedade, um conhecimento a ser transformado em saber no âmbito escolar. Para estimular a criatividade do educador, o livro apresenta um repertório de atividades como sugestões de propostas, que devem ser readequadas à realidade de cada ambiente escolar. Um guia importante para os professores de Educação Física. (Ficha Técnica — Título: Esporte para a vida no ensino médio; Autores: Vilma Lení Nista-Piccolo e Wagner Wey Moreira; Editora: Cortez Editora; Nº de pág.: 160; Preço sugerido: R$ 38,00).

* Sobre os Autores

VILMA LENÍ NISTA-PICCOLO — É licenciada em Educação Física e Bacharel em Fisioterapia, Mestre em Educação e Doutora em Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas. Foi professora da Faculdade de Educação Física da Unicamp(SP), onde desenvolveu vários projetos de pesquisa e de extensão. Criou diferentes grupos de estudo e foi chefe do Departamento de Educação Motora. Foi professora titular da Universidade São Judas Tadeu (SP), onde criou e coordenou o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física, sendo a responsável pela implantação dos Cursos de Mestrado e Doutorado na área. Também criou e coordenou o curso de Graduação em Educação Física e Esporte da Metrocamp (em Campinas), onde implantou o Instituto do Esporte. Possui experiência na área de Educação Física Escolar e na de Ginástica, áreas em que a autora apresenta diversas publicações. Desde 2000, quando estudou na Universidade de Harvard, tem se dedicado aos estudos da Inteligência Corporal Cinestésica. Atualmente, é professora concursada da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) integrando o Programa de Pós-Graduação em Educação Física.

WAGNER WEY MOREIRA — É natural de Dois Córregos (SP). Na vida acadêmica, graduou-se em Educação Física e Pedagogia. Tornou-se mestre em Educação(Filosofia) pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), doutor em Educação (Psicologia) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Livre-Docência pela Unicamp. É um dos fundadores da Faculdade de Educação Física da Unicamp, participando da criação dos cursos de graduação, mestrado e doutorado, exercendo ainda nessa universidade as funções de professor, coordenador de graduação e diretor associado. Também exerceu a docência nos cursos de graduação, mestrado e doutorado em Educação Física e em Educação na Unimep e na Universidade Federal do Pará(UFPA). Hoje exerce a docência na graduação e no mestrado em Educação Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Já orientou mais de meia centena de dissertações de mestrado e mais de uma dezena de teses de doutorado. Publicou e organizou vários livros, entre os quais: Educação Física e Esportes: perspectivas para o século XXI; Qualidade de Vida: complexidade e educação; Século XXI: a era do corpo ativo; Educação Física: intervenção e conhecimento científico. É bolsista de produtividade do CNPq e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento (Nucorpo).

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.