Eliminação na Sul-Americana deixa Corinthians fora da Copa do Brasil 2025
O Corinthians está fora da Copa do Brasil de 2025. O clube nutria a esperança de participar da competição via título da Copa Sul-Americana, mas a equipe foi eliminada para o Racing na semifinal do torneio continental.
Agora, o único jeito do Timão se classificar para a Copa do Brasil é ficando entre os seis primeiros do Campeonato Brasileiro, na zona de classificação para a Copa Libertadores. No entanto, segundo o departamento de matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), a chance disse ocorrer é de 0,003%.
O Corinthians se encontra na 15º posição, com 35 pontos, enquanto o São Paulo, primeiro time do G-6, tem 51. Faltam sete rodadas para a liga nacional terminar.
O Timão também poderia se classificar para a Copa do Brasil vencendo justamente a edição deste ano, mas foi eliminado para o Flamengo na semifinal, perdendo a ida de 1 a 0 (Maracanã) e empatando a volta por 0 a 0 (Neo Química Arena).
Desde o ano passado, os critérios de classificação para a Copa do Brasil foram alterados. O ranking da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) deixou de ser considerado, dando lugar ao desempenho das equipes nos campeonatos estaduais.
A FPF (Federação Paulista de Futebol) tem seis vagas para o torneio nacional. Os quatro semifinalistas do Paulistão (Palmeiras, Santos, RB Bragantino e Grêmio Novozirontino) e o time eliminado nas quartas de final com melhor campanha (São Paulo) garantiram classificação automática para a Copa do Brasil.
O Corinthians, na época comandado por António Oliveira, foi eliminado na fase de grupos do Estadual. Na tabela geral, a equipe ficou apenas na 10ª colocação, com 14 pontos.
A última vaga da FPF é dada ao vencedor da Copa Paulista. O campeão Monte Azul, no entanto, optou por disputar a Série D e, assim, a vaga ficou com o vice Votuporanguense.
Portanto, a conquista da Copa Sul-Americana era praticamente a única esperança do Corinthians disputar a Copa do Brasil em 2025. Como em 2023, a equipe parou na semifinal da competição.
O Timão é um clube de tradição na Copa do Brasil, com três títulos (1995, 2002 e 2009). Ficar de fora da competição não é ruim só do ponto de vista esportivo, mas também do financeiro, tendo em vista que é uma competição conhecida pelas altas premiações oferecidas.
[09:33, 01/11/2024] +55 83 8865-6487: Cruzeiro x Racing: data, sede, premiação e tudo sobre a final da Sul-Americana 2024
A grande final da CONMEBOL Sul-Americana de 2024 será um duelo entre Brasil e Argentina. Após eliminarem Lanús e Corinthians, Cruzeiro e Racing vão se enfrentar para decidir o campeão do torneio continental.
O duelo já tem data marcada: 23 de novembro, um sábado, às 17h (de Brasília). A partida está marcada para o estádio Nueva Olla, em Assunção, capital do Paraguai, e casa do Cerro Porteño.
A final marcará o segundo ano seguido com um confronto entre os dois países valendo um título continental. Ano passado, o Fluminense foi campeão da CONMEBOL Libertadores em cima do Boca Juniors, no Maracanã.
O retrospecto recente, inclusive, é bastante favorável ao Brasil. Além do Fluminense, o Flamengo venceu a Libertadores contra o River Plate em 2019, em Lima, no Peru.
Dinheiro no bolso
Quem vencer o duelo na capital paraguaia embolsará U$ 6 milhões (cerca de R$ 35 milhões). O vice-campeão levará U$ 2 milhões (cerca de R$ 12 milhões). As equipes também embolsaram outras quantidades de dinheiro a cada fase superada.
Premiação da Sul-Americana por fase
- Primeira fase: U$ 225 mil para quem jogou em casa e U$ 250 mil para quem jogou fora
- Fase de Grupos: U$ 900 mil dólares + U$ 115 mil por vitória
- Playoffs: U$ 500 mil
- Oitavas de final: U$ 600 mil
- Quartas de final: U$ 700 mil
- Semifinal: U$ 800 mil
- Vice-campeão: U$ 2 milhões
- Campeão: U$ 6 milhões
Próximos jogos do Cruzeiro:
Flamengo (C) – 06/11, 21h30 (de Brasília) – Brasileirão
Criciúma (C) – 09/11, 19h (de Brasília) – Brasileirão
Corinthians (F) – 20/11, a definir – Brasileirão
Próximos jogos do Racing:
Instituto (C) – 03/11, 17h30 (de Brasília) – Campeonato Argentino
Barracas Central (F) – 06/11, 16h (de Brasília) – Campeonato Argentino
Independiente Rivadavia (C) – 10/11, 19h30 (de Brasília) – Campeonato Argentino