Depois de passar sufoco contra a dupla da Venezuela na rodada anterior, Álvaro e Vitor Felipe resolveram dar uma nova dose de emoção à torcida brasileira: diante dos mexicanos Rodolfo Ontiveros e Juan Virgen, eles fizeram um duelo de alto nível técnico, encerrado com vitória dos paraibanos com parciais de 21-14 e 33-31.
Foi a três vitórias deles em três jogos no Canadá. Desta forma, os brasileiros ficam na primeira colocação do grupo B e avançam direto às quartas de final da competição. Com isso, terão um dia a mais de folga que as duplas que se classificaram em segundo e terceiro de cada chave e só voltam a jogar no sábado (18), contra rival ainda a ser definido.
O primeiro set da partida marcou a melhor atuação brasileira no torneio até agora: com excelente desempenho de Vitor no bloqueio e Álvaro na defesa, eles não demoraram a sair na frente contra uma parceria que não havia perdido etapas até então.
O segundo set parecia seguir no mesmo ritmo e Álvaro/Vitor chegaram a ter 16 a 13 no placar. Pouco a pouco, porém, permitiram a recuperação dos rivais no jogo, que ficou emocionante. Após uma extensa troca de pontos, set points e match points salvos por ambos os lados, os brasileiros finalmente puderam respirar aliviados com a classificação.
Vale lembrar que o Brasil foi ouro no vôlei de praia masculino nas edições 2007 e 2011 do Pan, respectivamente com Ricardo/Emanuel e Alison/Emanuel.
