A Escola Nacional de Justiça Desportiva , ENAJD participou do 10º Fórum do IBDD/ AASP de Direito Desportivo realizado nos dias 6 e 7 de novembro, em São Paulo. Além de contar com membros da Escola na cerimônia de abertura, na mesa temática da Justiça Desportiva, houve a participação do Coordenador da ENAJD e Procurador Geral da Justiça Desportiva, Paulo Schmitt e do Vice-Presidente e Corregedor do STJD, Dr. Ronaldo Piacenti.
De acordo com Paulo Schmitt, esse é o primeiro de muitos eventos itinerantes da ENAJD. O objetivo é poder disponibilizar para diversas regiões do Brasil, tribunais locais e Federações de futebol um ambiente de debates, conhecimento e aprendizado sobre a Justiça Desportiva, seja para profissionais que já militam na área como para acadêmicos que desejam seguir a carreira e o mercado de trabalho.
“Precisamos encarar o tema da Justiça Desportiva a partir de postulados técnicos e científicos. Não há mais espaços para especulações e palpites, e um dos objetivo da Escola é justamente esse. Estar debatendo, discutindo de forma permanente sobre institutos de Justiça Desportiva inclusive fora da sede do seu principal tribunal. Queremos estar próximos de sociedades, federações e TJDs locais, conhecer suas dificuldades e auxiliar no que for possível ao conhecimento técnico. Daí uma de nossas propostas e metodologia ser a de parcerias mediante a realização de eventos rápidos na forma de WorkShop com temas específicos, mais simples de serem executados de forma itinerante. Já os cursos regulares serão mais imersivos e intensivos, na sede do STJD.
A parceria com o IBDD e AASP foi muito importante e os organizadores estão de parabéns. Estivemos reunidos durante 2 dias em várias mesas de debates, tudo de maneira muito respeitosa e enriquecedora, como deve ser.”
A palestra sobre Justiça Desportiva foi apresentada para todos os inscritos no Fórum. Além disso, a ENAJD disponibilizou um Workshop denominado de “Jogo Limpo” que foi incorporada a mesa de doping, mas também com a temática Manipulação de Resultados (Match-Fixing) e Doping (Novo Código e Novas Perspectivas e Desafios). O painel contou com a presença do Presidente da Comissão de Controle de Dopagem da CBF, Dr. Fernando Solera, e os Procuradores do STJD Drs. Paulo Schmitt e Luciano Hostins.
O próximo compromisso da ENAJD será em Curitiba. No próximo dia 24 de novembro a Escola chega ao Paraná para o 1º Ciclo de Palestras de Direito Desportivo. Organizado pela OAB Paraná, o evento será realizado na sede da entidade e conta como apoio do STJD do Futebol.

















