Localizada a 158 km da capital, a cidade de Arara PB possui, segundo o IBGE, 13.538 habitantes. Uma típica cidade pacata do nosso interior, com clima frio, com povo ordeiro, religioso e uma deliciosa culinária. O santuário e a bonita história de Padre Ibiapina ali fizeram moradia.
Pois bem, pelo segundo ano consecutivo, tivemos o prazer de ser convidados para participar do encerramento do Campeonato Municipal daquela cidade e entregar a taça ao vice-campeão da competição. O troféu levou o nome da nossa Associação Desportiva e Cultural Causos e Lendas do Nosso Futebol, que muito nos honra e envaidece.
Foram 13 equipes disputando uma competição durante três meses. Mais de 250 atletas e comissões técnicas inscritas participando do evento. Premiação com troféus, medalhas e dinheiro para os times finalistas e para os atletas destacados. Árbitros competentes e experientes aplicaram as regras dentro das quatro linhas. A arquibancada cheia de torcedores da cidade e da zona rural. Aqueles que não puderam comparecer assistiram aos jogos transmitidos ao vivo pelo dinâmico canal TV Arara You Tube.
Mesmo as partidas disputadas com muito empenho, raça e rivalidade, a boa disciplina predominou entre os atletas envolvidos. Um detalhe interessante é que quando há punição de um atleta ou dirigente, seu cumprimento é feito de duas formas: Expulsão do participante e a obrigação de se doar uma lata de leite para a comunidade em vulnerabilidade. A boa equipe do Paraíba Esporte Clube venceu a equipe do Chape Ararense por 1 X 0 e conquistou o disputado título de campeão em 2025.
Mas o que nos chamou bastante atenção naquela cidade brejeira foi a organização e o comprometimento de todos em prol do esporte. A cidade: povo, prefeitura, câmara municipal, comércio e igreja participam ativamente dos eventos esportivos locais. Impressionante a sintonia existente entre todos. Antes do início da partida decisiva, um grupo folclórico de Xaxado e a Orquestra Filarmônica Padre Ibiapina, ambos do município, se apresentaram no meio do campo. Um show à parte.
Assisti atentamente o jogo final ao lado do meu amigo e editor de esportes Geraldo Varela, que nos acompanhou nas homenagens. Reencontrei o ex-prefeito da cidade José Ailton, conheci o atual prefeito Amarildo Carvalho e os vereadores Naldo, Dayane, Erizonaldo, Erneildo, Lucas e Arruda. Este último já bastante conhecido nosso. Todos eles de mãos dadas prestigiando e incentivando o esporte local. O enorme êxito da competição é apenas consequência dessa união de todos.
Por fim, não podemos deixar de registrar, por questão de justiça, a dedicação, o planejamento, a logística, a experiência e o amor ao que faz do secretário de esportes da cidade de Arara PB, o nosso amigo PEDRO NUNES que mais uma vez coordenou toda a competição com maestria e zelo.
Serpa Di Lorenzo
