Encontro de Botafogo (PBxRJ) em amistoso no Almeidão - SóEsporte
Futebol

Encontro de Botafogo (PBxRJ) em amistoso no Almeidão

almeidaoAmistoso entre o Botafogo da Paraíba e o Botafogo do Rio de Janeiro, no dia 3 de julho, vai marcar a reinauguração do estádio ‘O Almeidão’, em João Pessoa. O jogo foi anunciado, nesta sexta-feira (20), pelo governador Ricardo Coutinho. A partida vai fazer a torcida paraibana reviver o encontro entre as equipes que jogaram pela primeira vez em 1975 na inauguração do estádio, que leva o nome do ex-ministro José Américo de Almeida Filho.

Com um investimento de cerca de R$ 20 milhões, o Almeidão, que é administrado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), ganhou um novo gramado padrão Fifa. Foi recuperada toda a estrutura de concreto armado, além dos banheiros, vestiários, cabines de imprensa, bares, marquise, revestimento das arquibancadas, reimplantação das cadeiras, como também a pavimentação da área externa.

“É grande a expectativa para o resgate de um duelo entre o clube paraibano e o carioca na reinauguração do Almeidão, um dos principais cartões postais do Estado que há 39 anos não passava por uma grande reforma. Depois desse investimento, a torcida paraibana terá à sua disposição um estádio pronto para sediar qualquer competição oficial”, disse o secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Tibério Limeira.

Tibério ainda lembrou que o futebol paraibano vive um dos seus melhores momentos com os times sendo campeões de competições em nível nacional. “O Botafogo de João Pessoa é o atual campeão brasileiro da série D e está entre os melhores da série C e ainda tivemos o Campinense campeão do Nordeste em 2013. O futebol paraibano provou que está bem, e agora, com os estádios de cara nova, a tendência é avançar cada vez mais”, completou.

Outras reformas – No final do mês de julho será a vez do estádio O Amigão, em Campina Grande, concluir a sua reforma. Ainda passam por reformas os estádios Perpetão, em Cajazeiras, e Marizão, em Sousa, além da Vila Olímpica Ronaldo Marinho e do ginásio Ronaldão, na Capital.

Botafogo-RJ

Durante este período sem jogos do Brasileirão, o Botafogo vai disputar, pelo menos, dois amistosos. O primeiro deles vai acontecer já no próximo dia 3. O Glorioso foi convidado para enfrentar o Botafogo da Paraíba, em uma partida que marcará a reabertura do Estádio José Américo de Almeida Filho, o Almeidão, em João Pessoa, na Paraíba.

Ainda não está definido qual time o técnico Vagner Mancini colocará em campo, se vai levar para a viagem titulares ou a garotada da base e atletas pouco utilizados. O certo é que o grupo será dividido em dois: uma parte vai para o amistoso e outra, no dia 2 de julho, parte para Saquarema, onde o Botafogo fará um período de treinamentos.

Desta forma, os jogadores que viajarem para João Pessoa serão integrados ao grupo em Saquarema posteriormente.

O Almeidão iniciou a reforma no ano passado. O novo gramado, com padrão Fifa, segundo os responsáveis, já foi entregue. A capacidade do estádio também sofreu uma diminuição drástica para receber assentos individuais: de 42 mil, o local passará a ter capacidade para 20 mil espectadores.

– O estádio foi inaugurado em 1975 com um jogo entre Botafogo do Rio e Botafogo da Paraíba. Agora, 39 anos depois, ele passa pela primeira reforma, porque de fato estava já caindo aos pedaços, como se diz no popular. O Governador resolveu urbanizar a área do entorno e reformar o estádio, mesmo não sendo sede de Copa. Então nada melhor do que reeditar o confronto com o Botafogo. Vai haver uma solenidade, como de praxe, e a festa será o jogo – disse Tiberio Limeira, secretário de juventude, esportes e lazer da Paraíba.

soesporte/secomPB/lance

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.