Equipe da FEI está entre as 10 melhores do mundo, no Fórmula SAE - SóEsporte
Futebol

Equipe da FEI está entre as 10 melhores do mundo, no Fórmula SAE

caro feiO carro construído pelos alunos do Centro Universitário da FEI obteve bons resultados no Fórmula SAE Michigan 2014, realizado nos Estados Unidos, de 14 a 17 de maio. Na classificação geral, ficou em 10º lugar. Nas categorias Consumo de Combustível e Eficiência Energética, conquistou a 3ª posição. E recebeu o prêmio Continental, concedido ao melhor projeto de freio.

“A equipe fez um excelente trabalho no evento, mas tivemos problemas com a estabilidade do carro durante o enduro, o que nos impediu de termos uma colocação melhor”, conta o prof. Roberto Bortolussi, coordenador do curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário da FEI.

Composta por nove alunos de Engenharia Mecânica, Elétrica e de Automação, a equipe foi uma das duas brasileiras presentes ao evento, e apostou na inovação do pacote aerodinâmico para conquistar uma boa posição. A FEI é a atual campeã nacional na categoria Combustão, vencendo o Fórmula SAE Brasil-Petrobras pela sétima vez, em novembro de 2013.

Durante a competição, o protótipo RS-8 foi avaliado nos quesitos projeto, relatórios de engenharia e inspeção técnica dos veículos, e em provas dinâmicas, que incluem teste de aceleração, frenagem, manobrabilidade e desempenho na pista, de acordo com as regras estabelecidas pela Society of Automotive Engineers (SAE).

 

Ficha Técnica – RS8

  • monoposto do tipo fórmula
  • chassi tubular em aço 1020
  • placas de fibra de carbono e colméia nomex coladas com adesivo estrutural
  • carroceria em fibra de carbono e vidro
  • velocidade máxima de 130 km/h
  • aceleração lateral de 2,5 g’s
  • peças fabricadas a partir de alumínio aeronáutico, a fim de garantir resistência mecânica e baixa massa
  • no sistema de freio, pinças desenvolvidas pela própria equipe, gerando uma desaceleração máxima de 2,0 g’s
  • motor YAMAHA WR 450cc monocilíndrico
  • sistema de injeção eletrônica Fueltech.

 

Fórmula SAE Combustão – O Fórmula SAE é uma competição estudantil organizada pela Society of Automotive Engineers (SAE), que começou em 1978, no Texas, EUA, inicialmente denominada SAE Mini Indy. A carência de engenheiros especializados em veículos de alta performance alavancou o surgimento da competição, criada para promover uma oportunidade aos estudantes de nível superior de ganhar experiência no gerenciamento do projeto e construção, e para aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso de Engenharia. No Brasil, a 1ª competição do Fórmula SAE ocorreu em 2004. Além do Brasil e Estados Unidos – onde são reunidas as melhores equipes de cada país – as competições de carros Fórmula SAE Combustão são realizadas na Inglaterra, Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Itália e Japão.

 

Sobre a FEI O Centro Universitário da FEI (www.fei.edu.br) é mantido pela Fundação Educacional Inaciana “Pe. Sabóia de Medeiros”, fundada em 1945, e está vinculado estatutariamente à Companhia de Jesus, responsável por sua orientação, sempre à luz dos princípios cristãos da defesa da Fé, da promoção da Justiça, da dignidade humana e dos valores éticos. A FEI integra a Rede Jesuíta de Educação e agrega marcas históricas de instituições de ensino de São Paulo: Faculdade de Engenharia Industrial, Escola Superior de Administração de Negócios e Faculdade de Informática. A FEI oferece cursos de graduação em Administração, Ciência da Computação e Engenharia nas áreas de Automação e Controle, Civil, Elétrica com ênfase em Eletrônica, Computadores e Telecomunicações, Mecânica, Mecânica com ênfase em Automobilística, Materiais, Química, Produção e Têxtil, além de cursos de especialização e extensão, ministrados pelo Iecat (Instituto de Especialização em Ciências Administrativas e Tecnológicas). Com campi em São Bernardo e São Paulo, a FEI também oferece pós-graduação stricto sensu: mestrado em Administração, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia Mecânica e doutorado em Administração e Engenharia Elétrica. O Centro Universitário da FEI compreende ainda o IPEI (Instituto de Pesquisas e Estudos Industriais). É vinculado à Abruc – Associação Brasileira das Universidades Comunitárias.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.