Equipe de natação do Brasil conquista sete medalhas no primeiro dia da modalidade na Coréia - SóEsporte
Aquáticos

Equipe de natação do Brasil conquista sete medalhas no primeiro dia da modalidade na Coréia

1Depois do judô, veio a natação. E o Brasil aumentou sua participação no quadro de medalhas dos 6º Jogos Mundiais Militares, que ocorre na República da Coreia até o próximo fim de semana. A equipe liderada por Etiene Mdeiros, Guilherme Guido, Natália de Luccas, conquistou três ouro, três prata e um bronze no Gymcheon Indoor Swimming Pool.

“Nossa seleção de natação está com o time principal, são os melhores nadadores do Brasil. Esses jogos mundiais são preparatórios para os Jogos Olímpicos de 2016. Eu tinha o objetivo de conquistar essas duas medalhas. Ainda temos três dias para competir e, com certeza, virão mais medalhas”, diz Etiene.

A disputa por mais medalhas em Mungyeong continua nesta quinta-feira (08) quando o time brasileiro retorna às piscinas coreanas.

O Brasil ainda conseguiu duas medalhas na vela e outras duas no atletismo, sendo destaque do paratleta o soldado da PM de São Paulo, André 8Rocha. Pela primeira vez em Jogos Mundiais Militares atletas portadores de deficiência puderam competir. Porém, o Brasil encerrou o quinto dia de competição na terceira posição do ranking com 32 medalhas, sendo 13 de ouro, 12 de prata e sete de bronze. A China agora está em segundo lugar, com 44 medalhas (14 ouro, 10 prata e 20 bronze).  A liderança segue com a Rússia (71 medalhas, sendo 35 ouro, 18 prata e 18 bronze).

Natação mostrou garra

A equipe brasileira de natação conquistou sete medalhas nas provas que aconteceram nesta quarta-feira (07). Ao todo, foram três medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze.

A sargento Pâmela de Souza, do Exército, chegou ao topo do pódio, conquistando a medalha de ouro na modalidade de 200 metros peito. Etiene Medeiros, militar da Marinha, levou dois ouros para o Brasil nas modalidades 50 metros livres e 100 metros costa.

6A trajetória de Etiene Medeiros no esporte inclui outras conquistas. No último Campeonato Mundial de Kazan, na Rússia, ela ganhou a medalha de prata nos 50m costas, a primeira medalha do Brasil em Campeonatos Mundiais absolutos de piscina longa (50m). Em 2014, ela foi a primeira recordista mundial da natação brasileira, com a medalha de ouro da prova dos 50m costas.

De acordo com o chefe da equipe de natação, capitão do Exército Ricardo Alexandre Falcão, o desempenho da equipe está muito bom.

“Estamos cumprindo tudo o que foi planejado e a perspectiva de outras medalhas é muito boa para os próximos três dias de competição. Esperamos repetir o sucesso de hoje”, afirma o capitão.

Paratleta dá medalha inédita ao Brasil no desporto militar

A quarta-feira da delegação brasileira nos Jogos Mundiais Militares começou com mais uma medalha inédita. O soldado André Luiz da Rocha Antunes, da Polícia Militar de São Paulo, ganhou a primeira medalha de paratletas do Brasil na competição. A medalha de prata veio na prova de arremesso de peso, com a marca de 10,61 metros.

 

“Para os quatro paratletas do Brasil que vieram à Coreia já é uma vitória estar aqui. Essa quebra de paradigma está sendo fantástica. Estou muitoAndré medalha de prata no arremesso de peso paralímpico. Foto: Felipe Barra feliz de levar uma medalha para casa e estou torcendo para que esse trabalho continue com o Ministério da Defesa e o Ministério do Esporte”, declara o medalhista. André treina o arremesso de peso há dois anos e é recordista brasileiro dessa modalidade. No Parapan de Toronto, ganhou uma medalha de prata, contribuindo para o terceiro lugar do Brasil no quadro de medalhas.

O paratleta tem competição agendada ainda este ano e, para o ano que vem, guarda a expectativa de participar nos Jogos Paralímpicos, no Rio de Janeiro, e do Gran Prix de Atletismo. Nesta edição dos Jogos Mundiais Militares, considerada uma primeira experiência com a inclusão do paradesporto, vários países atenderam ao chamamento do Comitê Internacional do Esporte Militar (CISM, na sigla em francês) e trouxeram equipes para a competição.

2O Brasil participou de duas provas. Os sargentos do Exército Juan Ricardo Feindt Urrejola e Marcelo Pires de Azevedo competiram no tiro com arco. Já no arremesso com peso, participaram o soldado André Luiz e o sargento do Exército Márcio Luiz Borges Barbosa.

O dia do atletismo terminou com mais uma medalha. Andressa Oliveira de Morais, com 59,07 metros, conseguiu medalha de prata na modalidade arremesso do disco, sendo superada apenas pela chinesa que atingiu a marca de 62,07 metros.

Andressa já tem o índice para os Jogos olímpicos Rio 2016. Após receber a medalha, informou que retorna ao Brasil e pretende descansar por uma semana e dar início aos preparativos para as Olimpíadas.

 

“Essa medalha significa muito para mim. Estou muito feliz. Por ser final de temporada, foi uma boa marca”, afirmou.

Outras medalhas

Ainda nesta quarta-feira (07) o Brasil conquistou duas medalhas – uma prata e uma de bronze – na vela.

No futebol feminino, o time brasileiro venceu as coreanas por um a zero e vão disputar a medalha de ouro, no próximo sábado, contra a França. No futebol masculino, o Brasil joga hoje contra o Egito. Se vencer tem chance de ir á final, também no sábado, às 15h (horário local).

No pentatlo moderno, a sargento do Exército Yane Marques tenta mais uma medalha de ouro na Coreia. Ela é uma das apostas para aumentar a participação do país no quadro de medalhas em Mungyeong.

Fotos Natação: Sargento Johnson Barros / FAB

Fotos Atletismo: Felipe Barra / MD

Foto Futebol: Divulgação JMM

 

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.