Espectros perde para Mariners em jogo de futebol americano - SóEsporte
Futebol

Espectros perde para Mariners em jogo de futebol americano

futebol amerO jogo foi disputado no estádio Almeidão, neste sábado à tarde, sendo decidido no quarto tempo, com placar apontando 19 para o Espectros contra 20 do Mariners do Recife.

Mas, não foi fácil. O time pernambucano vencia até os sete minutos o início do último quarto por 7 a 6. O Espectros virou para 19 a 13.

Quando faltavam 30 segundos, os pernambucanos conseguiram a vantagem e saíram do Almeidão com a vitória.

O encontro tem validade pelo Campeonato Brasileiro, Região Nordeste. O Grupo ainda conta com representante de Sergipe e Bahia.

Esta foi a primeira vez que um jogo de futebol americano foi transmitido pelo rádio, com ousadia da Rádio Tabajara, a equipe mais tradicionais em transmissões esportivas no Estado.

A narração de Lima Souto, contando com o apoio de dirigentes, técnicos e especialistas do esporte.

Contando com o apoio da torcida, que compareceu em bom número às arquibancadas do estádio, o time paraibano chegou a liderar o placar várias vezes, porém, no último minuto levou a virada e foi derrotado.

fut tiberioO secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, Tibério Limeira, que foi homenageado por dirigentes do Spectros, destacou o apoio do Governo às modalidades esportivas.

“Seja qual for a modalidade, o Governo do Estado apoia. Agora, o Almeidão abriu suas portas para que a única equipe que representa a Paraíba fizesse seu jogo inaugural numa competição extremamente importante”, observou.

Para Felipe Jardim, um dos fundadores do time, mesmo com o resultado, a agitação do público foi o mais importante. “Nunca se viu uma movimentação tão grande para apoiar uma equipe de futebol americano na Paraíba e o Governo do Estado proporcionou isso à modalidade abrindo sua principal praça de esportes. Apesar de termos perdido o jogo, a festa foi magnífica e ainda aproveito para parabenizar a Rádio Tabajara, que transmitiu ao vivo”, frisou Jardim.

fu amer almeDe acordo com a superintendente da Rádio Tabajara, Maria Eduarda Santos, uma nova história está se construindo no jornalismo esportivo.

“A Tabajara, que tem 78 anos de fundação, foi pioneira na Paraíba a realizar transmissões de futebol. E hoje marcou mais um gol de placa ao transmitir, pela primeira vez na história do Estado, uma partida de futebol americano, dando total apoio ao nosso representante”, ressaltou.

Em jogo emocionante e com três viradas de placar, Mariners garantiu vitória por 20 a 19 nos segundos finais.

 “A vitória veio aos 45 do segundo tempo” seria a expressão usada hoje se o futebol não fosse o americano. O Espectros, que terminou o primeiro tempo na frente, vencendo por 6 a 0, acabou novamente sofrendo uma virada nos segundos finais do jogo, fato que já tinha acontecido no último jogo oficial da equipe, a final do Brasileiro 2014,contra o Coritiba.

 A torcida compareceu em excelente número ao Almeidão, no retorno do Espectros a João Pessoa, depois de dois anos mandando seus jogos em outras cidades da região metropolitana da capital, e torcedores, jogadores e a comissão técnica sabiam que o jogo deste sábado (20) contra o Recife Mariners/Náutico, principal adversário nordestino do time paraibano, seria o mais difícil do campeonato. Mas o que ninguém poderia prever é que seria um confronto tão emocionante e decidido nos segundos finais.

 A emoção ficou evidente a cada jogada na partida: muitas interceptações, muitas faltas, reclamações dos dois times com a arbitragem e até touchdowns anulados dos dois lados. O Espectros começou melhor, e, apesar de não ter conseguido marcar nenhum “td” no primeiro tempo, foi para o intervalo com vantagem de 6 a 0 no placar, depois de dois gols de campo certeiros de Diego Aranha.

 O Mariners virou o jogo na metade do terceiro quarto, deixando o placar marcou 7 a 6 após Lucas Adolfo marcar um touchdown e o Kicker Rafael Bandeira acertar o chute de bonificação.

 A tensão nas arquibancadas e na lateral do campo era grande, mas o Espectros voltou a pontuar na metade do último quarto. Depois de ótimas corridas de Alison Morais e Everton Pingo, que deixaram o time próximo à zona de pontuação, Dantas acertou um passe para touchdown de Massu. Na jogada de bonificação, o time tentou uma conversão de dois pontos, mas não obteve sucesso e o placar ficou em 12 a 7. Logo em seguida os paraibanos aumentaram a vantagem com um excelente passe de Dantas para Bene, no meio da defesa dos Marinheiros. Aranha acertou o chute extra e o placar marcava 19 a 7 para o Espectros

 No último minuto de jogo, a torcida da casa já comemorava, quando o Mariners fez  um touchdown depois de ótima sequência de lançamentos do armador americano Drew Banks. Com 19 a 13 no placar a favor do Espectros e menos de 30 segundos para o fim do jogo, veio a jogada mais polêmica da partida. No lance em que o Mariners deveria chutar a bola para o campo adversário, após marcar o touchdown, os pernambucanos tentaram uma jogada arriscada, porém a única que os faria se manter no jogo. Em vez do tradicional chutão, para mandar a bola o mais longe possível, o kicker Rafael Bandeira deu uma espécie de cavadinha, fazendo a bola percorrer apenas as dez jardas mínimas obrigatórias. A bola ficou “viva” e poderia ser recuperada por qualquer dos times. A arbitragem demorou para decidir quem tinha recuperado a posse de bola, mas acabou definindo pelo Mariners, o que gerou revolta da torcida e da comissão técnica do Espectros.

 Drew Banks continuou acertando passes e quando o relógio marcava 11 minutos e 53 segundos, apenas 7 segundos para o fim do jogo,  Lucas Adolfo penetrou por entre a linha defensiva do Espectros, marcando o touchdown de empate. O Mariners, sacramentou a vitória com o chute de bonificação de Rafael Bandeira.

 Apesar da derrota do Espectros, quem fez bonito mesmo nesta partida foi a torcida do time paraibano que durante todo a partida gritou, cantou, deu apoio aos jogadores e em um belo gesto de respeito aplaudiu o adversário no fim do jogo. Um outro ponto positivo, constantemente lembrado durante o jogo, é que o gramado do Almeidão permaneceu intacto, selando de vez a polêmica sobre o futebol americano prejudicar a grama mais que o futebol.

 O próximo jogo do Espectros pela Superliga Nordeste acontecerá no dia 2 de agosto, também no Almeidão, contra o Vitória da Bahia.


Soesporte com Isabela Prado (ascom)

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.