Espectros jogará semifinal do Campeonato Brasileiro em Cuiabá - SóEsporte
Futebol

Espectros jogará semifinal do Campeonato Brasileiro em Cuiabá

Goleada do próximo adversário do Espectros e clássicos decididos apenas nos últimos minutos marcaram as quartas-de-final

Já estão definidos os quatro times que disputarão as semifinais do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano. Cuiabá Arsenal, Fluminense Imperadores e Coritiba Crocodiles venceram seus jogos no sábado (27) e agora se juntam aos paraibanos do Botafogo Espectros na disputa pelo título de campeão brasileiro do esporte da bola oval. Os paraibanos, estreantes na competição, testarão sua força contra os três times que fizeram as duas últimas finais nacionais: o Cuiabá foi campeão brasileiro em 2010 e o Fluminense em 2011, ambos derrotando o Coritiba na final. Os quatro times estão invictos no campeonato.

A equipe de João Pessoa – já classificada à semifinal do torneio após ter derrotado no último sábado (20) o América Bulls (RN), na final da Conferência Nordeste por 28 a 14 – tinha interesse especial na partida entre Cuiabá Arsenal e Porto Alegre Pumpkins. O confronto decidiria não apenas o próximo adversário dos paraibanos, mas também o local da partida. Se desse Arsenal, o jogo seria em Cuiabá; já se os vencedores fossem os gaúchos, a partida seria em João Pessoa.

O Arsenal chegou invicto ao confronto e classificado como melhor time da Conferência Central e não tomou conhecimento da surpresa do campeonato, os Pumpkins (abóboras) de Porto Alegre. Os gaúchos haviam se classificado para as quartas-de-final num emocionante duelo contra os paranaenses do Ponta Grossa Phantoms, vencido por 7 x 6 e logo no primeiro quarto sentiram a força dos cuiabanos. Empurrados pela torcida que lotou o estádio Eurico Gaspar Dutra (Dutinha), o Arsenal começou arrasador e abriu 14 x 0 no placar em dois touchdowns seguidos do running back Deneva. A defesa gaúcha melhorou no segundo quarto, segurou o ataque do Arsenal e o primeiro tempo terminou mesmo 14 x 0. No início do segundo tempo, numa bela sequência de jogadas em duas descidas dos gaúchos (corrida de 40 jardas seguida de lançamento de 30 jardas do QB Daniel Romanenco), o Pumpkins marcou seus primeiros pontos (14 x 7), mas logo após o retorno da bola, uma falta boba (face mask) colocou os cuiabanos de novo na cara da end zone: mais um TD para o Arsenal e 21 x 7 no placar.

Estamos na semana do Halloween e o Arsenal parece ter buscado inspiração na festa do dia das bruxas para enterrar os adversários no último período de jogo. Sem dar chance às abóboras de Porto Alegre, o time marcou mais três touchdowns e deixou o placar final em 41 x 7. Com o resultado, o Arsenal será o oponente do Botafogo espectros na semifinal, no próximo dia 10 de novembro, em Cuiabá.

Espectros e Arsenal nunca se enfrentaram, mas o técnico do Espectros, Brian Guzmán não tem dúvida em afirmar que será o jogo mais difícil da história do time pessoense, que quer conquistar a inédita vaga para a final nacional e manter a marca de quase 5 anos sem derrota. “Eles são tão organizados quanto nós, tem um excelente técnico (o americano Clayton Lovett), e uma arma especial do arsenal deles é o americano KJ (Kenneth Joshen), perigosíssimo nos retornos de punt. Será o adversário mais difícil que já enfrentamos, mas estamos estudando muito os vídeos com os jogos deles e estamos bem preparados técnica e especialmente taticamente. Quem estiver achando que o Arsenal passará fácil por cima dos Espectros como fez com o Pumpkins poderá ter uma grande surpresa.” Brian é membro da comissão técnica da seleção brasileira, da qual Lovett também faz parte como coordenador defensivo.

Os times classificados para a outra semifinal saíram de dois clássicos disputados ponto-a-ponto. O jogo que abriu a rodada foi o clássico paranaense entre Curitiba Brown Spiders e Coritiba Crocodiles, valendo o título de campeão da Conferência Sul. A partida, realizada no estádio do Clube Imperial, foi bastante disputada e decidida apenas no último quarto de jogo. Os dois times, que chegaram invictos ao confronto, se alternaram na liderança, mas no final quem se deu melhor foi o Crocodiles. Os crocos (apelido do Coritiba) saíram na frente com um touchdown de corrida Bruno Santucci, candidato a melhor jogador do campeonato, mas as aranhas marrons deram o troco e viraram o jogo ainda no primeiro tempo com dois TDs: o jogo foi para o intervalo com o placar de 13 a 7 para o Brown Spiders.

No início do terceiro quarto, o running back Mullet, do Crocodiles penetrou entre a defesa das aranhas e empatou o jogo. O time passou à frente com a conversão de mais um ponto extra: 14 x 13 no placar. Para mostrar que as aranhas não estavam mortas, o running back Fred Taurus, artilheiro da equipe no Brasileirão, marcou mais um TD em corrida. Com 19 a 14 no placar, o time abriu mão de tentar o ponto extra e partiu a penetração, tentando mais 2 pontos, mas foram bloqueados. O ataque do Coritiba – que era favorito no confronto por vir de 7 vitórias seguidas sobre os rivais, além de ser o atual tetracampeão paranaense e vice-campeão brasileiro das duas últimas temporadas – estava disposto a impedir que pintasse uma zebra entre aranhas e crocodilos. Numa bela jogada, o QB Toddy deu um passe para trás para Colantuono que lançou para Gutz marcar mais um tuchdown. O time não tentou o ponto extra, arriscou uma penetração com Santucci e se deu bem, conseguindo mais dois pontos. Final: Coritiba Crocodiles 22 x 19 Curitiba Brown Spiders. Os pontos extras não convertidos pelo Brown Spiders fizeram a diferença.

O adversário do Coritiba Crocodiles na semifinal também saiu de um jogo disputado até os últimos instantes. No Rio de janeiro, o Fluminense Imperadores, atual campeão brasileiro, superou o São Paulo Storm no maior clássico interestadual da modalidade no país. O Flu abriu 13 a 6 no primeiro quarto, mas a tempestade paulista empatou o jogo em 13 pontos no fim do primeiro tempo e na volta do intervalo virou para 20 a 13. No último quarto, o Fluminense encostou no placar (19 a 20) com mais um touchdown e nos minutos finais da partida anotou mais outro TD, fechando o jogo em 25 a 20, para alívio da torcida, que compareceu em bom número ao estádio do São Cristóvão. A semifinal entre Fluminense e Coritiba será uma reedição da final do Brasileiro do ano passado, vencido pelos cariocas.

As semifinais do brasileiro, disputadas em jogo único, acontecerão no dia 10 de novembro com os confrontos:
Cuiabá Arsenal (MT) x Botafogo Espectros (PB), em Cuiabá; e Fluminense Imperadores (RJ) x Coritiba Crocodiles (PR), em Curitiba.

OS ELEITOS

Conheça as campanhas dos quatro semifinalistas do Brasileirão de Futebol Americano. O Botafogo Espectros tem o melhor ataque (em média de pontos por jogo), o melhor saldo de pontos e a defesa menos vazada do campeonato.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.