Estádio da Graça é o preferido entre os times do Campeonato Paraibano - SóEsporte
Futebol

Estádio da Graça é o preferido entre os times do Campeonato Paraibano

O estádio Leonardo Vinagre da Silveira, conhecido como Estádio da Graça, no bairro Cruz das Armas, firmou-se no posto de referência quando o assunto é a prática do futebol. Além de atender a uma série de demandas da população, como campeonatos amadores e de bairros, o local se tornou o preferido dos times pessoenses que disputam o Campeonato Paraibano. Nos últimos dois anos, o estádio foi ampliado, reformado e está apto a abrigar qualquer evento. A média do público do local chega a cinco mil visitantes por semana, contanto eventos oficiais e amadores.

O estádio é administrado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer (Sejer). As práticas esportivas da população se tornaram o carro chefe das atividades mais procuradas do Estádio da Graça. Sem cobrar custos para a realização de campeonatos amadores, o local vai agregando uma série de competições não-oficiais, mas que já marcam presença no calendário do estádio.

O gerente do Campo da Graça, Antônio Carlos de Medeiros (mais conhecido como Baza), garante que o local está pronto para sediar eventos importantes. “Hoje, o Estádio da Graça vive outra realidade e atende todas as exigências cabíveis para eventos oficiais”, garantiu. Segundo ele, a média de uso do estádio é de duas vezes por semana, para campeonatos amadores. A cada partida de um evento desse tipo, cerca de mil pessoas comparecem ao local. Em caso de partidas oficiais, que geralmente acontecem uma vez a cada semana, o público pode chegar a três mil pessoas.

Ainda de acordo com Baza, três campeonatos têm sido recorrentes no local e estão fazendo a média de público disparar durante a semana: a Copa de Futebol Feminino, o Sub-21 e o Campeonato de Cruz das Armas. Solicitados à Sejer, e sem qualquer custo para a população, os campeonatos têm alavancado a visitação no estádio.

Campeonato Paraibano – Se o Estádio da Graça faz sucesso na realização de eventos amadores, o mesmo se repete nos campeonatos oficiais. Conforme o secretário da Sejer, Thiago Pacheco, dos quatro times de futebol da cidade de João Pessoa, três deles escolheram o local para ter o mando de campo no Campeonato Paraibano.

“O estádio passou por uma reforma neste ano para se adequar às normas de segurança e está totalmente apto para receber grandes partidas. Com esse retorno do time ao campeonato, também nos tornamos atrativos para a realização de escolinhas de futebol no local”, contou. Desde 2011, a PMJP garante a realização do Campeonato Paraibano de Futebol, com ampla e moderna estrutura do estádio.

Estrutura – Com a reforma, o estádio passou a contar com três lances de arquibancadas cobertas, que comportam cerca de cinco mil pessoas sentadas, tribuna de honra, dois bares e seis baterias de banheiros. A área construída, que antes era de pouco mais de 1.400 metros quadrados (m²), aumentou e hoje é de 2.110 m².

O campo, com 64 metros de largura por 100 de comprimento, recebeu novo gramado e nova iluminação. Foram ampliados os vestiários para atletas e árbitros. O estádio também conta com um estacionamento para 250 automóveis e sete cabines de imprensa.

Alunos da Escola Dom Marcelo ganham ginásio poliesportivo nesta quinta

Os alunos da Escola Municipal Dom Marcelo, localizada na Comunidade Paratibe, no bairro Valentina Figueiredo (próximo ao Condomínio Liberdade), vão ganhar um novo ginásio poliesportivo para auxiliar nas atividades e eventos multidisciplinares da unidade de ensino. A inauguração será nesta quinta-feira (11), às 9h.

Na obra, foram investidos aproximadamente R$ 1,75 milhão em recursos próprios. O ginásio possui cobertura metálica, arquibancada, vestuário masculino e feminino, banheiro, sala, piso de concreto polido, dois portões de alumínio, iluminação e uma passarela ligando a escola à quadra.

Além da construção do ginásio, a unidade escolar ganhou três salas de aula, sala dos professores, laboratórios de ciências e de informática, biblioteca, auditório com capacidade para 100 pessoas, refeitório e cozinha. A instituição também passou por um trabalho de manutenção, com retelhamento, revisão em toda a parte elétrica e hidráulica, pintura, laje e polimento do piso.

A diretora da escola, Maria de Lurdes Lima, disse que toda a comunidade está animada com a ampliação da escola. “Com o novo equipamento, vamos ter uma integração maior com o bairro. Além disso, vai ajudar tanto nas praticas esportivas quanto na recreação do alunado”, comemorou.

Estrutura – Com cerca de 900 alunos, a Escola Municipal Dom Marcelo fica na Rua Projetada, Comunidade Paratibe, Valentina Figueiredo. Possui 15 salas de aulas, salas de música e dança, sala para professores, técnicos e diretor. Nos turnos manhã e tarde, oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II. No turno da noite, tem Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Brasil Alfabetizado.

Secom-PMJP

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.