A partir desta terça-feira (07), o Município de Estância, em Sergipe será palco da Copa Nordeste de Clubes juvenil de handebol. O evento reúne atletas de seleções masculinas dos Estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Maranhão, Paraíba, Piauí e Sergipe e será realizada no Ginásio de Esportes Albano Franco até o dia 11 de junho, mês em que a Cidade se transforma em um verdadeiro arraial a céu aberto.
Durante os jogos o público poderá acompanhar também o desempenho dos atletas estancianos que representa Sergipe no certame. De acordo com o técnico Tiago Seixas a seleção LEDA / Liga Estanciana já tem nomes para a disputa na estreia que ocorrerá após o cerimonial de abertura contra a equipe de O Mestre do Rio Grande do Norte.
A relação de atletas convocados para a Seleção LEDA / Liga Estanciana foi apresentada a assessoria de esportes da Secretaria de Juventude e Desporto e vem com os seguintes nomes: Aleff, Daniel, Marlon, Italo, Walisson, Matheus, Hugo Henrique, Daniel, José Luiz, Alysson, Andercleyson, Danilo, Mayke, Júnior, Gabriel e Allan Itallo. Já a comissão técnica será composta pelos treinadores Thiago Seixas e Silvio Freire.
Esta será uma competição importante para o município de Estância onde estará apresentando aos turistas de outros Estados os festejos juninos que ferve e pega fogo, além das tradições locais como a comida típica da época a base de milho, da canjica, palmonha, licor, bolos, trios pés de serra, batucadas, reisados, quadrilhas juninas e o maior símbolo cultural “o Barco de Fogo” que nesse período cruzam as noites de São João abrilhantando a cultura local, única no Brasil e com direito a especular soltura das espadas de fogo e batalha de busca-pés.
A parceria foi só possível graças ao esforço da Prefeitura de Estância, através da Secretaria de Juventude e Desporto, em parceria com a Confederação Brasileira de Handebol a Federação Sergipana de Handebol, que coordena o evento juntamente com a LEDA – Liga Estanciana de Desporto Amador.
A estimativa é que estejam presentes cerca de 150 atletas e o jogo de abertura acontece na terça (07), as 14:00 horas com a partida entre Caic / Hollanda do Piauí e Barbosa de Godois do Maranhão em seguida as 15:30 horas jogam GHC do Piauí e LHPE de Pernambuco. As 17:00 horas a Portuguesa / AESO de Pernambuco entra em quadra para enfrentar o HCI da Paraíba.
Durante o intervalo da rodada acontece o cerimonial de abertura da Copa Nordeste de Clubes de Handebol Juvenil Masculino e em seguida estreia os donos da casa: A LEDA / Liga Estanciana de Sergipe vai encarar O Mestre do Rio Grande do Norte.
Para o secretário de Juventude e Desporto, Newiton Santos, é uma honra para o município estar recebendo um evento desse porte e explica que a escolha da cidade pela Federação Sergipana foi uma consequência da estrutura do ginásio de esportes, da logística que o Poder Público está oferecendo ao evento, da relação que a comissão de handebol tem com a Federação Sergipana, da própria Seleção Estanciana que tem um potencial muito grande e que tem conquistado várias medalhas de ouro, prata e bronze e dos atrativos que oferece.
“Sediar a Copa Nordeste de Clubes de Handebol é uma honra, principalmente pelos critérios que definiram esta escolha, como a infraestrutura oferecida pelo Ginásio Albano Franco e os atrativos turísticos e Culturais. Esta é uma prova do compromisso do prefeito Carlos Magno com o esporte e com a cidade”, frisou Newiton. “Espero que a população prestigie em massa esta grande festa do esporte no nosso município, não tenha duvida dos esforços que estamos fazendo nessa fase de buscar as parcerias e de trabalhar incansavelmente para que tudo ocorra dentro do que planejamos, dizer que estamos desde cedo negociando todas as estruturas e logística juntamente com o prefeito Carlos Magno, o Presidente da Federação Sergipana de Handebol – Washington Luis Gusmão; Thiago Ednilson Seixas Ribeiro – Diretor de Handebol da LEDA, Colaboradores do Projeto “Handebol” Professores em ação; Silvio Freide de Oliveira e professor Toinho e o Secretário de Urbanismo João Oliveira.”, completou.
A Copa Nordeste em Estância terá as seguintes equipes: Caic / GHC / Hollanda e GHC do Piauí. A Portuguesa / AESO e LHPE de Pernambuco, a HCI da Paraíba, a equipe do Barbosa de Godois do Maranhão, O Mestre do Rio Grande do Norte e a LEDA / Liga Estanciana de Sergipe.
Em quadra o atual campeão da Copa Nordeste de Clubes de 2015, o Caic/ Balbino / GHC e o vice-campeão GHC, ambos do Piauí.
Confira as chaves da competição:
Chave – A
Caic/GHC/Holanda – PI
Portugues/AESO – PE
HCI – PB
Barbosa de Godois – MA
Chave – B
O Mestre – RN
GHC – PI
LHPE – PE
LEDA/Liga Estanciana – SE