Tudo pronto para o início das competições de vela nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Tudo pronto para que Mateus Isaac e a classe iQFoil* façam suas estreias olímpicas na Baía de Marselha neste domingo, dia 28. Líder do ranking em 2022, o paulista, que começou a velejar ainda criança com o pai, Carlos Alberto, nas águas de Ilhabela e teve sua trajetória ligada ao windsurfe (foi bicampeão mundial junior). A vaga olímpica foi confirmada há quase um ano (em agosto do ano passado no Mundial de Haia, na Holanda) e Mateus está, agora, a poucas horas de realizar um dos maiores sonhos de sua vida.
– Paris-2024 é um sonho de criança se realizando. Ser um atleta olímpico era um sonho não só meu, mas da minha família, dos meus amigos, e esse momento está chegando. Sinto aquela ansiedade boa, aquele expectativa para começar logo a competição, é um momento muito especial na minha vida. Fiz uma excelente preparação, um planejamento que me faz chegar no melhor da minha forma. Estou aproveitando cada momento, muito focado e feliz em estar aqui – afirmou Mateus, medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no ano passado.
Tendo como técnico o experiente Bruno Prada (vice-campeão olímpico em Pequim-2008 e medalhista de bronze em Londres-2012 ao lado de Robert Scheidt na classe Star), Mateus tem como objetivo inicial alcançar uma boa classificação no campeonato para chegar à regata da medalha.
– Espero ir bem nas provas, andar bem, conseguir fazer boas regatas, buscar os melhores resultados possíveis para chegar na medal race. É o meu primeiro objetivo aqui em Marselha. Depois tentar brigar por uma medalha. Ter o Bruno ao meu lado é um privilégio, alguém que tem uma carreira extremamente vitoriosa e, principalmente, sabe bem o que é estar em Olimpíadas. Ele sempre me passou muita confiança, muita segurança durante a preparação – comentou ele, hexacampeão sul-americano e eneacampeão brasileiro.