Estudantes do Nordeste constroem 14 aviões para 16ª Competição SAE BRASIL AeroDesign - SóEsporte
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Estudantes do Nordeste constroem 14 aviões para 16ª Competição SAE BRASIL AeroDesign

saeEncontro reunirá universitários do Brasil e do Exterior (Venezuela, México, Peru e Polônia) entre 30 de outubro e 2 de novembro, em São José Campos/SP
Quatorze aeronaves radiocontroladas, projetadas e construídas em escala reduzida por estudantes de engenharia do Nordeste, estão em fase de construção e teste para a 16ª Competição SAE BRASIL AeroDesign, que será realizada entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, SP. Os projetos, de 14 equipes, envolvem cerca de 190 alunos de 11 instituições de ensino da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.Ao todo, 95 equipes inscreveram-se para a competição: 87 do Brasil e oito do Exterior – Venezuela (quatro), México (duas), Peru (uma) e, pela primeira vez, Polônia (uma). Todas as equipes, que reúnem mais de 1,3 mil participantes, entre estudantes, professores orientadores e pilotos, foram desafiadas a projetar e construir aviões radiocontrolados como projeto extracurricular em suas instituições de ensino.A competição contempla três categorias de aeronaves: Classe Regular (64 equipes), Classe Advanced (cinco equipes) e Classe Micro (26 equipes). O objetivo é que cada aeronave transporte o maior peso de carga durante o voo, de acordo com a categoria.PIAUÍ – O Piauí será representado por três equipes: Sol do Equador, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI); Delta do Piauí e Delta do Piauí Micro, ambas da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Formada por sete universitários, a equipe Sol do Equador disputará com um monoplano de asa reto-trapezoidal da Categoria Regular, capaz de transportar 10 kg de carga. Entre os pontos fortes está o uso de fibra de carbono e honeycomb. “Esperamos que proporcionem leveza e resistência durante a prova de voo”, diz Manoel Mascarenhas Filho, capitão. Em 2013, ano da estreia, a equipe Sol do Equador recebeu menção honrosa no quesito “Primeiro Voo com Imprensa a Bordo” ao realizar voos com uma câmera instalada na fuselagem.

PERNAMBUCO – O Estado do Pernambuco será representado por três equipes: Mandacaru Aerodesign e Mandacaru Micro, ambas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); e a equipe Tenpest Aerodesign Team, da Universidade de Pernambuco (UPE), que estreia este ano. Esta equipe trabalha na construção de um monoplano, da Classe Micro. “Apesar de a aeronave ter sido projetada para carregar 4 kg, a sua carga máxima será 3.3 kg, sendo 2.3 kg de bolas de tênis e 1 kg da estrutura, nos dando assim uma margem de segurança durante o voo”, afirma Vítor Raposo Silvino Rêgo, capitão. A equipe desenvolveu um software para obter maior agilidade e eficiência nos cálculos.

BAHIA – O Estado da Bahia será representado por três equipes: Axé-Fly, da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Optimus, do Centro Universitário Estácio da Bahia; e F-Carranca, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Inscrita na Classe Regular, a Axé-Fly, da UFBA, construiu avião monoplano cargueiro com motor a metanol, capaz de carregar 8,5 kg. “O projeto em si gerou um avião consideravelmente menor se compararmos com o do ano passado, como a envergadura da asa, que diminuiu 28,3%, e a envergadura do estabilizador horizontal, que diminuiu 30%. Em termos de peso, diminuiu em torno de 18%”, afirma Carlos Matos Bulhões de Lima, capitão da equipe.

O Nordeste será representado, ainda, por equipes da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), da Paraíba; Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERJA), ambas do Rio Grande do Norte; e Universidade Federal do Ceará (UFC). Ano passado, 13 equipes inscreveram-se na competição.

Provas – Em São José dos Campos, as avaliações e a classificação das equipes serão realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo, conforme o regulamento baseado em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica e disponível no site da SAE BRASIL –www.saebrasil.org.br.

Ao final do evento, duas equipes da Classe Regular, uma Classe Advanced e uma da Classe Micro, que obtiverem melhores as pontuações ganham o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2015, nos EUA, onde equipes brasileiras acumulam histórico expressivo de participações: sete primeiros lugares na Classe Regular, quatro na Classe Advanced e um primeiro lugar Classe Micro. A SAE East Competition é realizada pela SAE International, da qual a SAE BRASIL é afiliada.

Organizado pela Seção Regional São José dos Campos, da SAE BRASIL, o Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes, formadas por estudantes de graduação e pós-graduação (stricto sensu), de Engenharia, Física e Tecnologia relacionada à mobilidade.

“As competições estudantis da SAE BRASIL proporcionam aos futuros engenheiros a oportunidade de por em prática as teorias aprendidas nas salas de aula e, assim, desenvolver capacidades e a paixão necessárias a uma boa formação profissional”, afirma o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.

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