A Facisa apresentará nesta sexta-feira, 20, o time de basquete que irá disputar o campeonato da Copa Brasil Nordeste. A apresentação será feita no Cinema Didático da própria faculdade, às 9h. Com atletas locais e de outros estados, alguns com experiência também no exterior, a equipe disputa de 20 a 22 de maio, o quadrangular final da competição.
Os jogadores serão apresentados pelo coordenador do Programa Facisa em Movimento, que também é o técnico da equipe e coordenador de Esportes da Faculdade, Eduardo Schafer. Para as próximas temporadas, ele contará com nomes de peso, como o ala Rodrigo Reis, que jogou a última edição do Novo Basquete Brasil (NBB), primeira divisão do basquete brasileiro, pelo Palmeiras-SP, além de outras importantes contratações como o amador Felipe Ranieri, o pivô Diego Dias, o ala Chandler Chaves, o armador Marcelo Egídio, o ala Ridan Nascimento e o ala Paulo Nery, campeão brasileiro e vice-campeão sul-americano.
A hegemonia na Paraíba, onde a Facisa é dona do Tricampeonato Estadual, deve ser mantida com o reforço dos atletas que já estavam no time e foram decisivos paras as conquistas do grupo: Eduardo Coura Schafer (armador), Roberto Severino da Cruz Junior (ala), Paulo de Araújo Pereira Neto (pivô), Allan Neri (ala), Gustavo Lima (ala), Weberton Macambira (ala), Manoel Cavalcanti (ala), Jefferson Fernandes (ala/pivô), Thiago Ramalho (armador) e José Sousa (pivô) e Jefferson Barroso (ala).
Completando a equipe estão o assistente técnico Gustavo Lima, o estatístico Rafael Máximo e o preparador físico Herbert Schafer Neto. Para o técnico Eduardo Schafer a equipe está pronta para desafios ainda maiores. “A expectativa é muito boa, a equipe é muito qualificada, contratamos seis atletas, todos com experiência no Brasil e alguns no exterior, e o nosso primeiro objetivo é ser campeão da Copa Nordeste e em seguida tentar levar o time à Super Copa Brasil”, disse.
Já o vice-diretor da Faculdade e supervisor do time, Diego Gadelha, acredita que com esta formação e os treinamentos intensivos, seja possível chegar à NBB e até a disputas internacionais. “A gente passa agora para a fase de profissionalização mesmo do basquete na Paraíba e em Campina Grande, trazendo jogadores de nível nacional que jogaram em grandes times como ex-jogadores do Flamengo, do Franca, do Sport, que inclusive têm passagens por times do exterior. Nosso projeto é realmente colocar o time de Campina Grande, da Paraíba, da Facisa, na elite do basquete nacional, que é a primeira divisão, a NBB. Com esse time forte e competitivo nosso objetivo é chegar até a brigar por uma vaga na Liga Sul-Americana no final do ano”, destacou.
Os atletas também estão confiantes. Para o ala Paulo Nery, um dos recém-chegados, as previsões de vitória devem se concretizar já para a Copa Brasil Nordeste. “A expectativa está sendo muito boa, estamos treinando forte para almejarmos o Campeonato do Nordeste. Sabemos que é difícil, mas com o treinamento intensivo e a equipe que estamos formando, acho que vai ser favorável para conquistarmos este título aqui”, afirmou.
Novo ginásio – outras modalidades serão fortalecidas
A consolidação do time de basquete da Facisa acontece ao mesmo tempo em que as obras do novo ginásio olímpico da casa estão avançadas, com previsão de inauguração para o segundo semestre. Conforme o vice-diretor, outras práticas esportivas ganharão cada vez mais espaço e destaque dentro do projeto Facisa em Movimento. “O basquete foi uma modalidade pioneira de investimento profissional, mas nós também investimos em outros esportes, temos a equipe de futsal, de tênis, de vôlei, a dança, que são as modalidades do Facisa em Movimento e que vão crescer ainda mais com o novo ginásio”, comentou.
Ainda segundo ele, a preocupação está não apenas em desenvolver o esporte como mais uma oferta da instituição, mas também em aglutinar a comunidade acadêmica, da cidade e da região em torno das atividades realizadas pelo projeto. “O Facisa em Movimento acontece também para a inserção do aluno no esporte, de forma lúdica, como uma trazê-lo pra dentro da Faculdade para desenvolver também a convivência, ou seja, é um projeto também de bem-estar, dos alunos, professores, dos funcionários da instituição”, reforçou.
A inauguração do ginásio deve atrair também competições internacionais ou com visibilidade fora do país. “Vai ser outro marco, porque pretendemos trazer os times profissionais pra jogar num ginásio de padrão olímpico, padrão internacional. Poderemos sediar campeonatos internacionais, inclusive se o nosso time agora seguir bem em todas as próximas fases e conseguir uma vaga na Sul-Americana, nós teremos jogos já no novo ginásio contra times da Argentina, do Chile, o que é uma coisa fantástica pra nossa região”, completou Diego.
