Federação mantém resultado do feminino - SóEsporte
Futebol

Federação mantém resultado do feminino

O encerramento do jogo entre Botafogo e Picuiense, aos 30 minutos do primeiro tempo, quando as Belas venciam por 7 a 0, foi o fato marcante da última rodada do Campeonato Paraibano de futebol feminino, disputada no CT Ivan Tomaz, domingo passado.
O encontro que, serviu de preliminar para Mixto 3×0 Desportiva Guarabira, não prosseguiu até o final do tempo regulamentar devido a Picuiense ficar sem número oficial. Quando o Botafogo fez o sétimo gol, na partida, a quinta jogadora da Picuiense se machucou, com isso, o time ficou reduzido a seis atletas.
O árbitro da partida, José Ferreira, depois de consultar o treinador da Picuiense, Darsilvano Lima, e constatar que as atletas contundidas não tinham condição de retornarem para o campo de jogo, confirmou o encerramento da partida.
Para a treinadora do Botafogo, Gleide Costa, como a partida não prosseguiu o tempo normal, as duas equipes devem voltar a jogar o restante do jogo. Ela tem como base o artigo 25, parágrafo único, do regulamento do Campeonato “Parágrafo 1°– Havendo suspensão de uma partida pelo árbitro, com menos de 16 (dezesseis) minutos do segundo tempo de jogo, será determinada a realização de uma nova partida com as atletas que estão relacionadas em súmula.”
Mas, o diretor executivo da Federação Paraibana de Futebol, Otamar Nascimento, tem outro entendimento, alegando que o jogo foi encerrado e não suspenso. Ele garante que não haverá outro jogo, com a base no Regulamento Geral de Competições no seu artigo 56 “Nenhuma partida poderá ser disputada com menos de sete atletas ou com a ausência de um dos clubes disputantes”.
O árbitro José Ferreira garante que encerrou o jogo com base no artigo 57 “Sempre que uma equipe atuando apenas com sete atletas tiver qualquer deles contundido, deverá o árbitro conceder um prazo de trinta (30) minutos para a recuperação do(s) atleta(s). Parágrafo único – Esgotado o prazo previsto no caput deste artigo sem que o atleta tenha sido reincorporado à sua equipe, o árbitro dará a partida como encerrada procedendo-se na forma prevista nos §§ 3º e 4º do art. 56 deste RGC”.
Depois dos resultados de domingo, Misto e Botafogo estão empatados em todos os critérios da competição, com dez pontos ganhos, três vitórias, um empate e 28 gols marcados, cada. Com isso, o Mixto é considerado o primeiro colocado, por ter recebido dois cartões amarelos contra seis do Botafogo, como manda a letra E do regulamento. A Desportiva Guarabira soma oito pontos.
O artigo 58 ainda prevê uma punição ao clube Picuiense “Se uma equipe apresentar-se com menos de sete (7) atletas ou ficar reduzida a menos de sete atletas após o início da partida, perderá a quota da renda que lhe caberia, além de sofrer uma multa de cinco mil reais (R$ 5.000,00) aplicada pela DCO sem prejuízo da cominação das sanções previstas no CBJD”.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.