Hexacampeãs! Neste domingo (20), a Seleção Brasileira conquistou o sexto título do Torneio Internacional de Futebol Feminino, realizado este ano em Natal (RN). Com o apoio da torcida, que compareceu em peso à Arena das Dunas, as brasileiras venceram a equipe do Canadá por 3 a 1, com gols de Andressa Alves e Mônica (duas vezes), e fecharam o ano de 2015 em grande estilo.
Créditos: Rafael Ribeiro / CBF
Campeãs invictas, as jogadoras comandadas pelo técnico Vadão chegaram à final no primeiro lugar do quadrangular, podendo jogar pelo empate na decisão. Nesta primeira fase, foram duas goleadas – contra Trinidad e Tobago por 11 a 0, e México por 6 a 0 –, e uma vitória simples – 2 a 1 sobre o Canadá.
O jogo
Apesar de jogar pelo empate, a Seleção Brasileira partiu para o ataque já nos primeiros minutos da partida. Em boa oportunidade, Marta pegou de primeira, de perna esquerda, e chutou muito próximo ao gol canadense. Na sequência, Poliana levantou para a camisa 10, que cabeceou por cima do gol. Dominando o jogo, o Brasil ficou muito perto de abrir o placar aos 25 minutos, quando Beatriz Zaneratto fez ótima jogada individual e passou para Poliana, que finalizou na trave!
A melhor oportunidade do Canadá no primeiro tempo foi aos 36 minutos. Beckie finalizou com perigo, e Bárbara fez grande defesa. No rebote, Matheson chutou ao gol, e Formiga salvou a bola em cima da linha. Já nos acréscimos, após contra-ataque, Beatriz Zaneratto ficou com a bola e chutou forte para o gol, encontrando mais uma vez a trave.
O Canadá começou o segundo tempo assustando. No primeiro minuto, Beckie recebeu da direita e bateu cruzado com tranquilidade para abrir o placar em Natal. Apesar do susto, o Brasil respondeu no minuto seguinte. Debinha recebeu a bola e finalizou em cima da zaga adversária. No rebote, Andressa Alves só empurrou para o fundo da rede para deixar tudo igual: 1 a 1.
O empate já garantia o título ao Brasil, mas ainda cabia mais. Aos 18 minutos, Andressa Alves cobrou escanteio, e Mônica subiu com estilo para marcar de cabeça o segundo gol brasileiro. Incansável no meio de campo, Formiga quase ampliou ao arriscar chute forte de longa distância, mas que foi parado na boa defesa da goleira Labbe.
Para completar, Andressa Alves e Mônica fizeram outra dobradinha que resultou em gol. Aos 35 minutos, a camisa 9 cobrou escanteio, e a zagueira nem precisou subir muito para ampliar de cabeça: 3 a 1, e o hexacampeonato garantido!
Brasil: Bárbara, Poliana, Mônica, Rafaelle e Tamires; Thaisa, Formiga e Marta; Debinha (Thais), Beatriz Zaneratto (Gabi Zanotti) e Andressa Alves (Juliete).
Formiga é a jogadora mais experiente do grupo do técnico Vadão na Seleção Brasileira Feminina. Há 20 anos vestindo a camisa canarinho, a volante avalia a criação e o trabalho da seleção permanente como essencial à disputa da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Rio 2016.
O trabalho desde janeiro de 2015 tem dado frutos, não só em forma de títulos, mas também em termos de evolução física, técnica e tática dentro de campo.
– A cada treino e jogo nos conhecemos melhor e somente com a seleção permanente pudemos alcançar esse entrosamento que nos permitirá corres atrás da medalha de ouro – explicou Formiga.
A Seleção Brasileira Feminina já tem o primeiro compromisso de 2016 marcado. De 2 a 9 de março, em Algarve, em Portugal, o Brasil disputará a Copa Algarve, pela segunda vez. Neste ano, a equipe está no Grupo B, Nova Zelândia, Rússia e Portugal.
No Grupo A, estão Canadá, Dinamarca, Islândia e Bélgica. Os vencedores de cada grupo decidirão a final do campeonato e os segundos colocados se enfrentarão na disputa pelo terceiro lugar.
Em 2015, na Copa Algarve preparatória para a Copa do Mundo do Canadá, a Seleção enfrentou a China, Suécia, Alemanha e Suíça. Em 2016, a competição visa à preparação para os Jogos Olímpicos do Rio 2016.


















