Normalmente, o ouro nos Jogos Escolares da Juventude significa o início da caminhada rumo ao profissionalismo no esporte e, em muitos casos, serve como o estímulo que ainda poderia faltar para que os jovens que participam da competição finalmente se decidam pela carreira de atleta. Porém, o caminho trilhado pela sergipana Duda Lisboa foi bem diferente.
Campeã olímpica da juventude em agosto, na China, Duda completou, no domingo (9), nos Jogos Escolares da Juventude João Pessoa 2014, sua galeria de títulos na base com o ouro na competição estudantil.
Com 1,81m de altura e apenas 16 anos de idade, Eduarda Santos, ou apenas Duda, parece ter nascido para jogar vôlei. Sua mãe, Cida, que também praticou a modalidade, há muito tempo percebeu que Duda tinha o vôlei em seu DNA, por isso montou um centro de treinamento e uma escolinha para a filha em São Cristovão, cidade a apenas 20km de Aracaju.
Distante apenas 50 metros da porta da casa em que moram, Cida disponibilizou toda a estrutura necessária para o desenvolvimento da carreira de sua filha, e os resultados já são mais do que visíveis.
Em apenas quatro anos de competições, Duda já tem em seu currículo o bicampeonato mundial Sub-19, o mundial escolar, a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014 e o vice-campeonato mundial Sub-23.
Curiosamente, o único título que Duda ainda não tinha conquistado era o dos Jogos Escolares da Juventude. “Ser campeã dos Jogos Escolares foi um sonho para mim. Era o único título da base que faltava, e agora consegui completar. Meu objetivo daqui em diante é ir em busca do sonho olímpico. Acho que 2016 está muito perto, meu foco são os Jogos de 2020, em Tóquio. Lá terei 22 anos, e com certeza estarei em condições de lutar por uma medalha”, disse Duda.
Fã de Guto e Maria Elisa, Duda também competirá no vôlei de quadra pela equipe de Sergipe, mas terá que abandonar o time após o terceiro jogo, já que na próxima quinta-feira ela embarca para a disputa do Campeonato Sul-americano Adulto, no Equador.
“A participação nos Jogos Escolares é muito importante para todos os atletas que estão aqui. Hoje já sou praticamente uma atleta profissional, mas o importante é começar do início. Cada torneio é uma experiência a mais, e ninguém pode desistir das coisas só porque está errando ou perdendo. É nas derrotas que temos os nossos maiores aprendizados”, falou Duda, que mesmo com apenas 16 anos de idade já disputa os Circuitos Banco do Brasil Sub-21 e Sub-23 e Adulto, todos ao lado de parceiras diferentes.
Na segunda colocação do torneio feminino de vôlei de praia dos Jogos Escolares da Juventude João Pessoa 2014 ficou a dupla Amanda e Bia, do Rio de Janeiro.
O bronze da categoria ficou com Kycie e Milena, do Rio Grande do Norte. Pelo torneio masculino, os campeões foram Adrielson e Patrick, do Paraná. A prata ficou com Gabriel e William, do Rio de Janeiro, e o bronze foi para Gustavo e Ronny, do Mato Grosso.