Fernando Heleno faleceu nesta quinta-feira - SóEsporte
Futebol

Fernando Heleno faleceu nesta quinta-feira

heleProfessor de direito, jornalista e funcionário público do Recife, Fernando Heleno Duarte era pernambucano e morava na Paraíba desde da década de 70. Ele faleceu na manhã desta quinta-feria no Hospital da Unimed, em João Pessoa, onde estava internado para fazer uma cirurgia.

Fernando Heleno foi cronista esportivo com passagem nas rádios Tabajara, Correio, Arapuan, CBN, Miramar, O Norte e Sanhauá e TV Correio, de João Pessoa. Ele também trabalhou em rádios do Recife, tendo começado  carreira de cronista na rádio Olinda.

O falecimento de Fernando Heleno deixa a cronica esportiva do Nordeste mais pobre. Ele deixa a esposa, professora Paula Frassinete, o filho Fernando e três netos.

O sepultamento acontece às 17 horas no Parque das Acácias, desta quinta-feira, segundo a professora Paula.

“Perdi um pai, um irmão e um amigo de todas as horas. Faleceu na madrugada desta quinta-feira, o jornalista, radialista, professor e advogado, Fernando Heleno Duarte. Me ensinou muito e com certeza haverei de continuar praticando os seus ensinamentos. Obrigado por tudo Heleno. Siga em paz, agora mais próximo do nosso Deus. E que o Nosso Senhor conforte toda a família.” Este é depoimento do jornalista Pessoa Júnior, que conviveu com Heleno nas últimas três décadas.

O radialista Joacil de Oliveira que trabalho com Fernando Heleno disse “Infelizmente,o rádio esportivo da minha Paraíba,tá de LUTO.É que faleceu,nas primeiras de hoje,o Fernando Heleno Duarte,nome de linha de frente de rádio esportivo,com passagem tb por diversos estados,como cronista,inclusive,Pernambucano,op qual trabalhou por muitos anos,na Rádio Clube de Pernambuco,desempenhando a função de comentarista esportivo.Aqui nossos pesames(joacil e João),amigos sempre fieis a esse que nos deixa e parti para um outro plano de VIDA.O rádio esportivo de minha terra tá de Luto,nos deixa,FERNANDO HELENO DUARTE.Que ele descanse em Paz.Bom Dia”.

A diretoria do Auto Esporte divulgou esta nota “É com tristeza que nós, diretoria, conselho e torcida, que fazemos o Auto Esporte Clube, manifestamos pesar pelo falecimento do radialista, Fernando Heleno, na oportunidade em que apresentamos condolências à nossa querida torcedora, Paula Frassinete e toda a família”.

“Federação Paraibana decreta luto por três dias em memória do inesquecível Fernando Heleno Duarte e determina um minuto de silêncio em todos os jogos da terceira rodada neste sábado, dia seis”, segundo o assessor de imprensa da FPF, Geraldo Varela, que acrescenta “Grande figura humana. Sempre o tratava carinhosamente de moreno. Um grande amigo que se vai e rogo a Deus que o coloque num bom lugar e dê muita força a a também amiga Paula Frassinete”.

O professor Edônio Alves publicou nas redes sociais “Pessoal! Muito triste com a notícia da morte do nosso querido Fernando Heleno! A última vez que o vi foi no domingo, no samba de comemoração do aniversário da Rádio Tabajara, numa cervejaria nos Bancarios! Uma figura honesta, decente, limpa! Um grande comentarista é um grande homem! Meus sentimentos de pesar a todos os familiares! Muito triste mesmo!”

O jornalista Raniere Soares também lamenta a passagem de Fernando Heleno “Esta quinta-feira começou triste para a crônica esportiva paraibana. Morreu Fernando Heleno Duarte, que por muito tempo marcou época no rádio esportivo! Tive a oportunidade de participar com ele em alguns programas da Correio AM (antiga Jovem Pan), com o Esquadrão de Aço!”

O radialista Jadir Camargo fala do convívio com Fernando Helene “A radiofonia paraibana amanheceu muito triste e mais pobre,com o desaparecimento do amigo Fernando Heleno,profissional dos mais talentosos no âmbito esportivo. Quero,aqui,apresentar meus sentimentos de dor e de saudade,por essa ausência e dizer a Paula Frassinete,sua eterna companheira,que os braços de Deus já o acolheram e que os desígnios divinos são irrefutáveis.Que Deus a conforte e dê forças para suportar tamanho sofrimento,nesses momentos”.

“Amigos,estou muito triste! FERNANDO HELENO,Foi um grande craque no Microfone Esportivo da PB.Ele foi o cara que ao lado do nosso Hermes Taurino Apostaram e Acreditaram no meu Trabalho como Narrador Esportivo!”, declarou o narrador Lima Souto.

“Muito triste com a morte de Fernando Heleno. Cresci ouvindo seus comentários, esses sim, imparciais. O “comentarista autêntico” deixa uma grande lacuna no radiojornalismo paraibano. Vá em paz, mestre!”, disse o jornalista Fábio Bernardo.

O radialista Adamastor Chaves publicou nas redes sociais ”

Infelizmente a notícia da morte do comentarista, advogado, amigo, Fernando Heleno, chegou em um momento em que ainda me ressinto da perda recente da minha querida e inesquecível mãe. Sei que a vontade de Deus não tem ano, mês, semana, dia e hora para acontecer e por isso Ele chama para o Seu lado todo aquele que realmente merece estar na sua Sua companhia em outro plano superior.

Cada um vive a perda de uma pessoa querida de uma forma muitoparticular, e o luto se manifesta de maneiras diferentes em cada um. O que eu posso dizer é que sofri recentemente a dor de uma separação causada pela morte, e sei quanto pode doer.

Pouco pode ser dito ou feito perante o único adeus que é definitivo, e nestas horas sobram as palavras, assim como se multiplica a dor e a saudade. Os meus pêsames a toda a família. Muita força, muita coragem, e perante a ineficácia de qualquer consolo na perda, relembrem quem foi a pessoa que partiu e na saudade, memória e amor dos que ficaram, ela viverá para sempre. Esteja com Deus meu amigo Fernando Heleno. Pelo que fizeste sem olhar à quem com certeza serás lembrado por tudo.”

O jornalista Jonas Batista afirma “Meus sentimentos a Paula frassinete e toda a família pelo falecimento do mestre Fernando heleno, um grande profissional da comunicação e um cronista esportivo de mão cheia. Meus sentimentos e tenham certeza, deus vai coloca lo num bom lugar. Vai com deus amigo e professor.”

FERNANDO HELENO – O AUTÊNTICO BOLA DE OURO

Nascido sob a constelação do signo de Leão no municipio de Pau-d´álho, Pernambuco, Fernando Heleno Duarte, 75 anos, era radialista, advogado, auditor fiscal e professor universitário.
Casado com a renomada ambientalista, bióloga e ex-vereadora Paula Frassinete Lins Duarte, com quem tem um filho: Fernando Heleno Duarte Júnior. É avô de Thalita, Thainá e Dennis.
Iniciou o que cognomina de sua via crucis de radialista no bairro Tijipió na cidade de Recife, em 1960, quando assistia jogos de peladas durante a tarde, e a noite na sede do Íris Futebol Clube. Antes do horário programado para dança, fazia seu comentário durante uma resenha esportiva apresentada naquele local.
Em 1969, veio seu primeiro emprego de carteira assinada, na rádio Olinda AM, como membro da equipe de esportes.
Um fato histórico na sua carreira ocorreu em Brasília, quando foi apresentado pelo conterrâneo José Bezerra ao narrador esportivo José Cunha da TV Cultura de Brasília, que na época precisava de um cronista esportivo para comentar por apenas 40 segundos, durante o intervalo do jogo. Detalhe: sem aparecer o rosto no ar, o seu primeiro comentário foi num jogo do CEUB – Centro Esportivo Universitário Brasileiro, o narrador saiu da cabine de imprensa, só retornando no fim do intervalo, diante desse fato, ele ficou comentando o jogo por quase 15 minutos.
Entre tantos prêmios conquistados, ganhou dez Bolas de Ouro, troféus concedidos em âmbito nacional aos cronistas esportivos, pela empresa JJ Consultoria & Comunicação.
Cronista esportivo tarimbado, é rotulado de “Comentarista Autêntico”, trabalhou em diversos órgãos da radiofonia paraibana, destaque para suas passagens pelas rádios Tabajara, CBN, Correio da Paraía e Miramar. Apesar de não se espelhar em nenhum radialista Fernando Heleno, por outro lado, foi admirador dos comentários do saudoso João Saldanha.
PITORESCO
O radialista Fernando Heleno relembra, quando um determinado Chefe Estado solicitou, que o técnico João Saldanha convocasse o atacante Dadá Maravilha para a seleção Brasileira de Futebol, ao que ele respondeu, sem titubear: “Não posso convocá-lo, pois não sou convocado para indicar nenhum ministro do governo”.
Apreciador da música de Vicente Celestino e Luiz Gonzaga. Fernado Heleno gosta de comidas típicas da região, tem preferância por peixes, carne de charque e adora passar momentos de lazer na sua granja, cuidando do roçado. “Eu sou uma pessoa que somente me preocupei, e me preocupo com a riqueza moral, principalmente, porque o dinheiro e os demais bens materiais não dignificam nenhuma pessoa”, finalizou Fernando Heleno, com a autenticidade que o caracteriza.

1 Comentário

1 Comentário

    Deixe um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.