Federação Internacional de Voleibol (FIVB) divulgou neste sábado (01.07) os grupos do Campeonato Mundial de vôlei de praia, competição que ocorre de dois em dois anos, e que nesta temporada será disputada na capital da Áustria, em Viena. O Brasil, atual campeão nos dois naipes, será representado por nove duplas, cinco no feminino e quatro no masculino.
Os jogos ocorrem de 28 de julho a 6 de agosto, e a Áustria será o primeiro país a receber o torneio pela segunda vez. A primeira aconteceu em 2001, na cidade de Klagenfurt. São 12 grupos de quatro times em cada naipe, totalizando 48 duplas.
Entre as mulheres, o país terá Larissa/Talita (PA/AL), cabeça de chave um, no grupo A, contra as alemãs Bieneck Schneider, as norte-americanas Kerri Walsh/Branagh, e as austríacas Strauss e Holzer. No grupo C, Ágatha e Duda (PR/SE) encaram as holandesas Meppelink e Van Gestel, as canadenses Gordon e Saxton, e as quenianas Gaudencia e Too.
No grupo H, Fernanda Berti e Bárbara Seixas (RJ) terão a companhia das compatriotas Elize Maia/Taiana (ES/CE), além das suíças Heidrich e Vergé-Dépré, e as moçambicanas Manhica e Muianga.
Por fim, Maria Elisa e Carolina Solberg, que receberam um wild card (convite) estarão no grupo I, junto das norte-americanas Hughs e Claes, das canadenses Pischke e Broder, e as ruandesas Nzayisenga e Mutatsimpundu.
Entre os homens, Álvaro Filho e Saymon são o time cabeça de chave número um, no grupo A. Eles enfrentam os cubanos Gonzalez/Nivaldo, os austríacos Kunert e Dressler, e Williams/Phillip, de Trinidad e Tobago.
Evandro e André Stein estão no grupo D, com os mexicanos Virgen/Ontiveros, os cubanos Quesada/Piña, e os holandeses Varenhorst e Van Garderen. Alison e Bruno Schmidt, atuais campeões mundiais e olímpicos, estão na chave E, com os chilenos Marco e Esteban Grimalt, os letões Plavins e Regza, e os moçambicanos Nguvo e Tovela.
Pedro Solberg e Guto ficaram no grupo H, com os norte-americanos Patterson e Brunner, os austríacos Seidl e Winter, e os sul-africanos Naidoo e Williams.
Os dois melhores de cada grupo e os quatro melhores terceiros colocados vão à fase eliminatória, enquanto os outros oito terceiros colocados disputam uma rodada chamada ‘lucky loser’, com os quatro vencedores completando os 32 times da fase eliminatória.
O Brasil soma 29 medalhas nos dois naipes em Campeonatos Mundiais, sendo o país mais vitorioso. São cinco ouros entre as mulheres e seis entre os homens. Em 2015, o país conquistou um feito inédito, ficando com ouro, prata e bronze no naipe feminino. Alison e Bruno Schmidt (ES/DF) e a ex-parceria de Ágatha/Bárbara Seixas são os atuais campeões.
Grupos do torneio feminino