Flamengo é campeão da Copa do Brasil 2024 - SóEsporte
Futebol

Flamengo é campeão da Copa do Brasil 2024

Foto: Marcelo Cortes/CRF

A tarde deste domingo (10) foi de festa para o Flamengo, que se sagrou campeão da Copa do Brasil 2024, ao superar o Atlético-MG por 1 a 0. Em Belo Horizonte, o Rubro-Negro conquistou o penta e se tornou o primeiro clube a conquistar um título dentro da Arena MRV. Além disso, Filipe Luís levantou o primeiro troféu como técnico de uma equipe profissional.

O JOGO
PRIMEIRO TEMPO
Logo aos dois minutos de jogo, bolão de Arrascaeta para Gerson, que disparou para alcançar o lançamento e chegou finalizando em cima de Everson. Contudo, o goleiro do Atlético-MG impediu o Flamengo de abrir o placar na Arena MRV.

Posteriormente, em resposta, o Atlético-MG chegou dando um leve susto no Flamengo. No lance, Hulk lançou Paulinho na entrada da área, que matou no peito e ajeitou para Zaracho. O meia bateu de primeira, porém, a bola desviou em Wesley e saiu com perigo à direita do gol de Rossi.

Com 13 minutos do primeiro tempo, de falta, Hulk soltou a bomba de canhota. Bem colocado, Rossi fez a primeira defesa, espalmando e, depois, agarrou em definitivo, no rebote. Por outro lado, o Flamengo respondeu aos 16′. Isso porque, o Fla chegou ao ataque com Gabigol, que recebeu de Michael na ponta esquerda da área e chutou cruzado. A bola desviou em Lyanco e passou com muito perigo na frente do gol de Everson.

Dessa forma, com o jogo corrido, aos 18 minutos, Hulk recebeu na entrada da área e soltou nova pancada de canhota e de primeira. Rossi defendeu de qualquer jeito num primeiro momento e, em seguida, de um carrinho na bola para afastar o perigo.

PRESSÃO DO MENGO
Com 24 minutos, o Flamengo teve a melhor chance de gol em grande tabela de Wesley com Gerson na direita. O lateral chegou na linha de fundo e cruzou para trás. Arrascaeta, de peixinho, mandou por cima do gol de Everson.

E só deu Mengão! Isso porque, pressionando o Atlético-MG, o Flamengo teve nova chance aos 27′. Em resumo, Wesley voltou a encontrar espaço pela direita, invadiu a área e cruzou, porém, sem ninguém para desviar. Na sequência, a bola ficou com Evertton Araújo na frente da área. Por fim, o jogador dominou, ajeitou o corpo e deu de chapa no canto do gol do rival mineiro.

Tentando responder à pressão do Flamengo, o Atlético-MG teve boa oportunidade aos 29 minutos do primeiro tempo. No lance, Arana recebeu bom passe de Scarpa na frente da área e arriscou o chute forte de canhota. Contudo, a bola saiu com perigo por cima do gol de Rossi.

Com 35 minutos, a defesa do Flamengo se atrapalhou na saída de bola. Com isso, Rossi deu um passe ruim para Pulgar, que tentou devolver, mas entregou no peito de Paulinho. O atacante do Atlético-MG dominou e finalizou, mas, o goleiro rubro-negro conseguiu se recuperar em defesa à queima-roupa.

ARBITRAGEM ROUBANDO A CENA
Já aos 36 minutos, o árbitro Raphael Claus deu cartão amarelo para Lyanco por falta dura em Arrascaeta. Apesar disso, jogadores do Flamengo pediram cartão vermelho, visto que o zagueiro era o último atleticano antes do Rossi. Porém, o juiz manteve a decisão, que causou revolta nos atletas e na torcida do Fla.

Para ‘compensar’, Raphael Claus deu um cartão amarelo para Erick Pulgar, que parou o contra-ataque do Atlético-MG. A falta de critério da arbitragem, claro, aumentou ainda mais a revolta a torcida do Flamengo. Apesar disso, o Mais Querido foi para o intervalo com vantagem no placar agregado, visto que o primeiro duelo, no Maracanã, terminou 3 a 1 para o Fla.

SEGUNDO TEMPO
Apesar da necessidade do Atlético-MG em buscar o resultado, o segundo tempo começou com boa chance para o Flamengo. Logo aos seis minutos, Rossi cobrou tiro de meta com um lindo lançamento para Bruno Henrique. Veloz, o camisa 27 partiu nas costas da defesa do rival mineiro, invadiu a área e finalizou de canhota, mas Everson defendeu com o rosto.

Contudo, a partir dos oito minutos, o Atlético-MG conseguiu pressionar o Flamengo. No lance, Kardec ajeitou de cabeça para Scarpa na direita da área. O meia dominou, bateu colocado e a bola desviou no meio do caminho, saindo à direita do gol de Rossi.

Aos 17 minutos, o Flamengo entrou de vez no jogo. Após tiro de meta de Rossi, Alex Sandro deu a casquinha. Na sequência, Bruno Henrique ganhou na dividida com Saravia, saiu cara a cara com Everson e tentou de cobertura, mas o goleiro do Atlético-MG defendeu.

A pressão do Flamengo continuou! Com 20′, ótimo ataque do Mais Querido com Wesley, que lançou Bruno Henrique. Saravia cortou, e a bola sobrou limpa para Michael. O atacante decidiu dominar e driblar Everson, mas o goleiro do time mineiro levou a melhor e conseguiu fazer a defesa.

SÓ DÁ FLAMENGO
Seguindo a pressão, aos 21 minutos, Gerson fez boa jogada pela direita da área e cruzou rasteiro. Michael parecia chegar inteiro para finalizar, mas Battaglia fez corte providencial dentro da pequena área do Atlético-MG, evitando o gol rubro-negro.

Com 35 minutos do segundo tempo, o Flamengo perdeu mais uma grande chance de matar de vez o jogo. Isso porque, Plata recebeu na área e cruzou rasteiro na segunda trave, onde Alex Sandro chegou sozinho finalizando, mas Everson se recuperou e fez a defesa.

Na sequência, Gerson tentou o chute, a bola desviou e subiu. Plata cabeceou por cima de Everson, e a bola caminhou para fora. Com 36′, o Atlético-MG pressionou no ataque, a bola ficou viva na área, Kardes teve a chance de empurrar para o gol vazio, mas furou de maneira inacreditável e a defesa do Flamengo conseguiu afastar.

O GOL DO TÍTULO
Aos 37 minutos, após contra-ataque, Bruno Henrique lançou Plata, que saiu do campo de defesa. O equatoriano deu um drible desconcertante em Saravia, invadiu a área e deu um toquinho com muita categoria de cobertura sobre Everson para abrir o placar e deixar o Flamengo com as mãos na taça.

Apesar da confusão generalizada nas arquibancadas e até mesmo entre os jogadores no gramado, o Flamengo conquistou o título dentro das quatro linhas. Soberano no jogo de ida e pressionando o Atlético-MG na Arena MRV na maior parte da partida, o Rubro-Negro levantou a taça da Copa do Brasil pela quinta vez na história.

PRÓXIMO PASSO
Agora, o Flamengo vira a chave para focar na disputa do Campeonato Brasileiro. Contudo, o adversário é o mesmo da final da Copa do Brasil: Atlético-MG. As equipes se reencontram na quarta-feira (13), pela 33ª rodada do Brasileirão. A partida acontece no Maracanã, a partir das 20h (horário de Brasília).

ATLÉTICO-MG x FLAMENGO
FICHA TÉCNICA:
Competição: Copa do Brasil, jogo de volta da final
Local: Arena MRV, Belo Horizonte
Data: 10 de novembro de 2024, domingo
Horário: 16h (horário de Brasília)

ESCALAÇÕES:
Atlético-MG: Everson; Lyanco, Battaglia e Junior Alonso; Scarpa, Otávio, Alan Franco, Guilherme Arana e Zaracho; Hulk e Paulinho.
Técnico: Gabriel Milito.

Flamengo: Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Evertton Araújo, Pulgar, Arrascaeta e Gerson; Michael e Gabigol.
Técnico: Filipe Luís.

com informações da colunadofla

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.