Flamengo tem vantagem para conquistar quinta Copa do Brasil - SóEsporte
Futebol

Flamengo tem vantagem para conquistar quinta Copa do Brasil

Rubro-negro venceu o Galo por 3 a 1, no jogo de ida, e enfrenta novamente a equipe mineira às 16h deste domingo, na Arena MRV

Assessoria CBF

Ídolos do Flamengo, Gabigol e Gerson comemoram terceiro gol do Rubro-negro sobre o Atlético-MG, no jogo de ida da final da Copa Betano do BrasilCréditos: Rafael Ribeiro/CBF

Com a vantagem de 3 a 1 construída sobre o Atlético-MG no Maracanã, o Flamengo entrará em campo na Arena MRV, em Belo Horizonte, na tarde deste domingo (10), às 16h, determinado a conquistar a Copa Betano do Brasil pela quinta vez. Caso se sagre campeão, o Rubro-negro se tornará o segundo maior vencedor, empatado com o Grêmio e atrás do Cruzeiro, com seis títulos.

Em casa, o Flamengo teve a seu lado mais de 61 mil torcedores pagantes e chegou à vitória com o brilho de Arrascaeta, que abriu o placar, e de Gabigol, autor de dois gols. O resultado teria sido ainda melhor, se Alan Kardec não tivesse descontado na reta final do segundo tempo.

Torcida do Flamengo protagonizou uma linda festa no jogo de ida da final da Copa Betano do BrasilCréditos: Rafael Ribeiro/CBF

O jogo de volta da final da competição mais inclusiva do país será transmitido pelo Amazon Prime e pelas múltiplas plataformas do Grupo Globo. Assim que o árbitro Raphael Claus apitar o início da partida, os cariocas terão dois gols à frente do Galo, que, com o apoio do estádio lotado, buscará reverter a derrota. Se a equipe mineira vencer pela mesma diferença, o duelo será decidido nos pênaltis.

O Rubro-Negro é o maior finalista da Copa do Brasil, com dez decisões, e disputa o título pela terceira temporada consecutiva. No ano passado, foi superado pelo São Paulo. Em 2022, após o empate sem gols na Neo Química Arena, derrotou o Corinthians nos pênaltis por 6 a 5, no Maracanã, e conquistou o torneio.

Flamengo conquistou a Copa do Brasil em 2022Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

A primeira conquista flamenguista se deu na segunda edição da Copa do Brasil, em 1990. Diante do Goiás, o clube da Gávea se sagrou campeão por 1 a 0 no placar agregado, com gol do zagueiro Fernando pela equipe formada por estrelas como Renato Gaúcho, Zinho, Djalminha e Júnior.

O título seguinte da competição do Flamengo foi alcançado em 2006, sobre o Vasco, por 3 a 0 no somatório das duas finais, com Obina, Luizão e Juan. Também tinha no elenco nomes como Léo Moura, Ronaldo Angelim, Renato Abreu e Renato Augusto. No período sem taças do torneio, o Mengão chegou na decisão em 1997, quando foi superado pelo Grêmio, em 2003, edição cujo campeão foi o Cruzeiro, e em 2004, que terminou com campeonato do Santo André-SP.

Júnior (ao centro) liderou o Flamengo na conquista da Copa do Brasil de 1990Créditos: Site Flamengo

Sete anos depois do segundo título, o Flamengo voltou a levantar a taça da Copa do Brasil. Na temporada de 2013, levou a melhor contra o Athletico-PR por 3 a 1 no agregado, com tentos de Amaral, Hernane e Elias. O destaque da campanha ficou também com Paulinho, Luiz Antônio, Felipe e Wallace, entre outros. Em 2017, o Rubro-negro chegou novamente à final, mas foi derrotado pelo Cruzeiro nos pênaltis.

Nesta edição da competição, o Flamengo está desde a terceira fase, na qual passou pelo Amazonas por 2 a 0 (1 a 0 e 2 a 0). Nas oitavas de final, encarou o Palmeiras, eliminado por 2 a 1 (2 a 0 e 0 a 1). Nas quartas, foi a vez de o Bahia ser vencido pelo Mengão, que avançou por 2 a 0 (1 a 0 e 1 a 0).

Na semifinal, venceu o Corinthians por 1 a 0 no jogo de ida e empatou sem gols na volta, em que disputou mais de um tempo com dez em campo. Ao todo, soma sete vitórias, um empate e uma derrota, com dez gols marcados e dois sofridos.

Comemoração do Flamengo pelo título da Copa do Brasil de 2013Créditos: Rafael Ribeiro/CBF

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.