Flamengo tenta a nona virada na Copa do Brasil contra o Maringá; relembre confrontos - SóEsporte
Futebol

Flamengo tenta a nona virada na Copa do Brasil contra o Maringá; relembre confrontos

Flamengo tenta a nona virada na Copa do Brasil contra o Maringá; relembre confrontos

Um jogo que pode mudar o rumo da temporada. É assim que o Flamengo vê internamente a partida contra o Maringá, nesta quarta-feira, às 21h30, pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil. Após perder o primeiro confronto por 2 a 0, fora de casa, o time de Sampaoli precisa vencer no Maracanã por três gols de diferença para avançar às oitavas da competição. Se vencer por dois gols, levará para os pênaltis.

Para isso, os jogadores podem se apegar ao retrospecto recente de viradas no torneio: ao todo, são oito placares já revertidos desde a primeira edição, em 1989, com metade deles nesta década. O mais recente contra o Atlético-MG, em 2022, quando o Flamengo acabou campeão da competição.

Relembre os confrontos

1993 – Flamengo x Paysandu (oitavas)

Campeão brasileiro no ano anterior, o Flamengo apostou suas fichas na Copa do Brasil, em 1993, mas acabou eliminado para o Grêmio, futuro campeão, na semifinal. Antes disso, porém, o time precisou reverter o placar nas oitavas, contra o Paysandu. Em Belém, a equipe perdeu a primeira partida por 3 a 2. No confronto de volta, no Caio Martins, vitória por 3 a 0.

1996 – Flamengo x Internacional (quartas)

Três anos depois, o Flamengo novamente caiu nas semifinais, desta vez, para o vice-campeão Cruzeiro. A jornada até lá também foi parecida com a de 1993. Pelas quartas de final, o time de Romário, Sávio e Bebeto precisou reverter o resultado negativo contra o Internacional. Perdeu a ida por 3 a 2 e venceu a volta, no Maracanã, por 3 a 1.

1997 – Flamengo x Rio Branco-AC (oitavas)

Em 1997, o Flamengo viveu uma situação parecida com a atual. Ao chegar nas oitavas, o time enfrentou o modesto Rio Branco, que sequer tinha divisão para disputar. A equipe do Acre, porém, já havia eliminado o Goiás na fase anterior, e quase aprontou outra zebra contra o Rubro-Negro.

No Estádio José de Melo, em Rio Branco, o time fez história e venceu o Flamengo por 2 a 1. O resultado desanimou a torcida rubro-negra, que compareceu em baixo público no Maracanã para o jogo da volta. Apenas 11 mil pessoas viram o passeio do Flamengo, que venceu por 5 a 1, com gols de Romário (duas vezes), Evandro, Bruno e Sávio.

A partida ainda ficou marcada pela expulsão do goleiro Valtemir, do Rio Branco. Ele recebeu o vermelho por retardar a partida e, inconformado, desferiu socos no árbitro do jogo.

2003 – Flamengo x Ceará (segunda fase)

Após perder por 1 a 0 o primeiro confronto, no Castelão, o Flamengo conseguiu reverter o resultado no Maracanã. Athirson fez linda jogada para Zé Carlos empatar, e levar a decisão para os pênaltis. Na disputa, foi a vez de Júlio César brilhar, defender a cobrança de João Marcelo e ver Santana isolar para o time conseguir a classificação – o Rubro-Negro viria a ser vice do Cruzeiro futuramente.

2013 – Flamengo x Cruzeiro (oitavas)

No ano em que foi bicampeão do torneio, em cima do Athletico-PR, o Fla teve um grande desafio nas oitavas. Contra um embalado Cruzeiro, o time foi derrotado na ida por 2 a 1, com direito a uma pintura do ainda cruzeirense Éverton Ribeiro. Na volta, o Maracanã lotado viu Elias, que era dúvida para o jogo, marcar no fim e colocar o Flamengo nas quartas de final.

2014 – Flamengo x Coritiba (oitavas de final)

Em 2014, outra virada nos pênaltis. No Couto Pereira, o Flamengo foi dominado e perdeu por 3 a 0 do Coritiba, que vinha de duas finais seguidas na Copa do Brasil. Já no Maracanã, Alecsandro (duas vezes) e Eduardo da Silva conseguiram reverter o resultado e levar para as penalidades. Com duas defesas de Paulo Victor e gol de Canteros na cobrança decisiva, o time avançou de fase – seria eliminado para o campeão Atlético-MG na semifinal.

2016 – Flamengo x Confiança (primeira fase)

O roteiro de 2016 era semelhante ao atual. O time perdeu por 1 a 0 em Sergipe para o modesto Confiança, da Série C, mas reverteu o resultado em Volta Redonda. Com três assistências do recém-contratado Willian Arão, Mancuello e Marcelo Cirino (duas vezes) balançaram as redes no 3 a 0 que garantiu a classificação. Na fase seguinte, porém, o Fla foi eliminado pelo Fortaleza.

2022 – Flamengo x Atlético-MG (oitavas)

A mais recente virada do Flamengo na Copa do Brasil. Ainda instável na temporada após a demissão de Paulo Sousa, o time, já comandado por Dorival Júnior, perdeu a primeira partida por 2 a 1, no Mineirão – Lázaro fez o gol que deixou o Fla vivo para a volta.

No segundo jogo, a partida no Maracanã ainda contou com um clima de final do lado de fora após Gabigol dizer que no estádio o Atlético conheceria o “inferno”. Nos 90 minutos, grande atuação de Arrascaeta e dois gols na conta do Uruguaio. A classificação, inclusive, é considerada a virada de chave na temporada, e um grande passo rumo ao título contra o Corinthians.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.