Foram sorteados os grupos para a Copa do Mundo 2014 - SóEsporte
Futebol

Foram sorteados os grupos para a Copa do Mundo 2014

Jérôme Valcke conduz o sorteio dos grupos (Foto: Divulgação)

O sorteio final das seleções participantes da Copa do Mundo 2014, um dos maiores símbolos do futebol mundial, aconteceu nesta sexta-feria na Costa do Sauipe, resort localizado no litoral Baiano, 76 quilômetros ao norte de Salvador, às 13 horas do horário local, 14 horas no horário de Brasília. Conduzido pelo secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, o sorteio contou também com a presença dos seguintes jogadores: o uruguaio Alcides Ghiggia, o inglês Geoff Hurst, o brasileiro Cafu, o italiano Fabio Cannavaro, o argentino Mario Kempes, o espanhol Fernando Hierro, o francês Zinedine Zidane e o alemão Lothar Matthäus.

 

O pré-sorteio consistiu na divisão de seleções em “potes”, levando em consideração o ranking da Fifa e a localização geográfica. No pote 1, estavam as oito cabeças de chave (Brasil, Argentina, Colômbia, Uruguai, Espanha, Alemanha, Bélgica e Suíça), que são o país sede e os melhores classificados pelo ranking da fifa. No pote 2, ficaram cinco seleções africanas e duas sul-americanas, em posições inferiores no ranking (Argélia, Camarões, Costa do Marfim, Gana, Nigéria, Chile e Equador). No pote 3, quatro asiáticas e quatro da América do Norte e Central (Austrália, Irã, Japão, Coreia do Sul, Costa Rica, Honduras, México e Estados Unidos.).

Como a França foi a pior no ranking europeu da Fifa, esperava-se que ela fosse colocada junto com os africanos e sul-americanos no pote 2. No entanto, o pote 4 , dos grupos europeus, ficou com nove equipes (Bósnia, Croácia, Inglaterra, França, Grécia, Itália, Holanda, Portugal e Rússia), em que uma seleção seria sorteada posteriormente para  um dos grupos, igualando assim o numero de seleções em cada grupo. Assim, as cabeças de chave foram sorteadas e alocadas nos grupos de B a H, pois o Brasil já estava na chave A, por ser o país sede.

Para determinar em que grupo ficaria a seleção européia excedente, foram colocadas em um pote separado (pote X) as cabeças de chave sul-americanas, para que a seleção extra não entrasse em um grupo europeu. Como consequência, o grupo do Uruguai recebeu a Itália.  Apesar de terem sido formados outros grupos com duros confrontos internos, o grupo D (Uruguai, Costa Rica, Inglaterra e Itália) pode ser considerado o temido “grupo da morte”, já que ele contém três campeões mundiais e um será eliminado já na primeira fase da competição.

Sendo assim, foi definido o jogo que será a abertura da Copa do Mundo, Brasil e Croácia, que acontecerá no dia 12 de junho, na Arena Corinthians (SP) às 17h. Os próximos jogos da primeira fase serão contra o México, dia 17 às 16h, no estádio Castelo (CE) e contra Camarões, no dia 23 às 17h no Mané Garrincha (DF).

 

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.