Fortaleza Basquete Cearense derrota o Vasco, em São Januário - SóEsporte
Basquete

Fortaleza Basquete Cearense derrota o Vasco, em São Januário

Sob o comando de Jelena Todorovic, primeira treinadora na história do NBB, Fortaleza Basquete Cearense derrota o Vasco, em São Januário, e estreia com vitória na temporada 2025/26

O NBB viveu uma tarde especial neste sábado (18/10). Em sua primeira partida como treinadora principal do Fortaleza Basquete Cearense, Jelena Todorovic se tornou a primeira mulher a comandar uma equipe na história da competição e iniciou sua trajetória com uma vitória. Fora de casa, em São Januário, o time cearense superou o Vasco da Gama por 88 a 78, e largou com moral na temporada 2025/2026.

Mais do que um triunfo importante na estreia, a vitória simboliza um passo significativo para o basquete brasileiro. A presença de Jelena na beira da quadra representa a abertura de um

novo capítulo na liga, ampliando o espaço e a visibilidade das mulheres em cargos de liderança técnica no esporte. E o desempenho da equipe mostrou que o feito histórico veio acompanhado de consistência em quadra.

“É um privilégio ter essa pressão. Todo dia eu me acordo e faço o que eu amo mais. E eu estou tão honrada por estar aqui. Trabalhei muito para estar aqui neste momento. Nós temos um grande grupo de jovens aqui, muito talentosos e estão prontos para jogar. Nós esperamos uma ótima temporada”, afirmou Jelena.

Desde o início, o Fortaleza Basquete Cearense impôs ritmo e intensidade. Com defesa sólida e bom aproveitamento ofensivo, o time comandado por Jelena Todorovic ditou o ritmo do jogo e conseguiu controlar as ações diante de um Vasco competitivo. A equipe cearense soube responder nos momentos de pressão e construiu uma vitória com equilíbrio e boas atuações coletivas.

O pivô Alberton foi o cestinha do Fortaleza Basquete Cearense, com 16 pontos, além de nove rebotes para 25 de eficiência, sendo peça fundamental no garrafão. Michael Dupree também teve grande desempenho, contribuindo com 15 pontos, seis rebotes e cinco assistências, alcançando 18 de eficiência e imprimindo ritmo nas transições ofensivas. Jack Gohlke e Bernardo da Silva completaram o quarteto de destaque ofensivo, ambos com 14 pontos.

“É uma temporada diferente, estamos com uma mentalidade diferente. A coach está dando muita confiança para todo mundo, independentemente se é o cara principal do time ou não. Estamos treinando muito forte todo dia e temos uma expectativa muito boa. Queremos ganhar o máximo de jogos e ver até onde podemos chegar. Trabalhar em silêncio e vamos para cima”, afirmou Gabriel, que anotou 13 pontos no jogo, sendo 11 apenas no último período.

Pelo lado do Vasco da Gama, Pedro Nunes foi o principal nome da equipe, com 20 pontos, nove assistências e cinco rebotes para 29 de eficiência. Além dele, Gustavo Basilio também teve bom desempenho, fechando o jogo com 16 pontos, seis rebotes e cinco assistências para 15 de eficiência.

Ao final do jogo, o placar refletiu não apenas o trabalho coletivo do Fortaleza, mas também o início de uma nova era. A vitória de Jelena Todorovic marca um momento histórico para o NBB CAIXA, abrindo caminho para uma representatividade feminina cada vez maior nas comissões técnicas e reforçando a evolução do basquete brasileiro dentro e fora das quadras.

com informações do NBB

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.