FPF realiza Conselho Arbitral - SóEsporte
Futebol

FPF realiza Conselho Arbitral

Consenso. É o que não existe entre os dirigentes dos clubes e Federação Paraibana de Futebol quando o assunto está relacionado com a fórmula de disputa do Campeonato Paraibano da Primeira Divisão de 2015. A reunião acontece nesta quinta-feira, às 16h, na sede da FPF, mas antecipamos as opiniões divergentes de representantes das equipes.

A própria Federação, de acordo com Ariano Wanderley, um dos membros da Junta Governativa que comandou o futebol paraibano, deve apresentar uma proposta, completamente diferente da praticada nos últimos dois anos.

Além da necessidade de mudar a maneira de disputa, a FPF ainda precisa se adequar a calendário da CBF que disponibilizou apenas 18 datas para o Certame Paraibano. Isso tem preocupado os dirigentes da Entidade e dos clubes.

Pela proposta da FPF, a competição deve ser iniciada no mês de janeiro. O Campeonato Paraibano da Primeira Divisão de 2015 será disputado por 10 clubes e já tem certa as participações de Auto Esporte, Atlético de Cajazeiras,  Botafogo, Campinense, CSP, Santa Cruz, Sousa e Treze. Os outros dois clubes virão da Segunda Divisão, que ainda está acontecendo, e se encontra na fase final da disputa com um triangular envolvendo Lucena, Miramar e Internacional.

A competição terá concorrência com a Copa do Nordeste, que terá início em fevereiro. Com isso, os jogos do Paraibano deverão ser disputados apenas aos domingos, já que as quartas-feiras estão reservadas para a competição regional. Nesta competição, a Paraíba será representada pelo Botafogo e Campinense.

Duas chaves

A proposta mais radical surge no Sertão, através do presidente do Sousa, Aldeone Abrantes. Ele defende uma competição com duas chaves (Sertão e Litoral) e com dois quadrangulares, um no primeiro turno, jogos de ida e outro no segundo, jogos de volta. “Temos de colocar em prática uma fórmula simples com objetividade”, disse Aldeone Abrantes.

“Um Campeonato planejado, atendendo os anseios dos clubes”, defende o dirigente do Sousa que admite aprovar a volta de Nacional e Esporte de Patos, que caso seja desejo dos dirigentes patoenses disputaram a competição do próximo ano. “Neste caso, cada clube teria seis times”, idealiza Aldeone Abrantes.

Dois turnos

Quando o assunto é mudança no regulamento do Campeonato Paraibano de 2015, o Botafogo aprova, anunciando ter como objetivo disputar a competição a partir do primeiro turno, diferente do que aconteceu este ano. “O Botafogo vai disputar os dois turnos”, disse o presidente Guilherme Carvalho Novinho.

“Inicialmente vamos ouvir as opiniões dos outros dirigentes, mas já temos uma proposta que será apresentada durante a reunião”, garante Novinho. “Queremos uma competição com tenha a fórmula rentável para os clubes. Por isso, temos de analisar bem os que os dirigentes vão propor”.

A única certeza que o presidente botafoguense tem é de não aceitar a inclusão de qualquer outro clube que vá de encontro com a Lei. A proposta de colocar Nacional de Patos na competição vai de encontro com as normas especiais da CBF. “Por isso, a diretoria do Botafogo não aceita o que está fora da legalidade”, disse Guilherme Novinho, se referindo a qualquer possibilidade de inclusão de Nacional de Patos no Campeonato Paraibano, como convidado.

Sem rebaixamento

O Santa Cruz de Santa Rita tem como proposta uma campeonato com dois turnos com os dez clubes participando de toda competição e os dois últimos colocados sendo rebaixados. “Não podemos disputar um turno preocupado com rebaixamento, diferente deste ano”, disse o César Wellington, vice-presidente do clube coral.

Enquanto que, o presidente do CSP Josivaldo Alves, afirma que, “as mudanças são necessárias”. Ele quer mais jogos, mesmo sabendo que será um grande exercício adequar o Paraibano ao calendário do futebol brasileiro. “Vamos avaliar as propostas dos outros clubes, para depois opinar”.

O dirigente do CSP concorda com a inclusão do Nacional de Patos, por entender que o clube está amparado pela Lei. “Se o caso tem amparo da Lei o CSP não pode ser contra”, disse Josivaldo Alves.

Inclusão do Nacional

O presidente do Nacional, José Ivan dos Santos, garantiu que estará participando da Reunião do Conselho Arbitral, hoje, defendendo a esperança que o clube verde e branco participar da Primeira Divisão do Campeonato Paraibano de 2015. “Estaremos presentes no Conselho Arbitral e a nossa proposta é que possamos voltar pela primeira divisão, tanto Nacional como Esporte”.

Ele reforça que, “todo mundo sabe e inclusive os dirigentes dos clubes enfatizam isso nas suas entrevistas que o Campeonato Paraibano sem a presença dos times de Patos não tem o mesmo brilho. Se voltássemos já em 2015, com certeza teríamos condições de formar um bom e competitivo time, reunindo uma garotada que já trabalha conosco e trazendo alguns atletas com experiência no futebol paraibano”.

Mas, o presidente do Esporte, Marco César, declara que, o clube branco e vermelho não tem interesse de dipsutar a competição, no próximo ano. “Hoje não temos nenhuma condição de participarmos do Campeonato Paraibano. Ainda nem pensamos nessa possibilidade de primeira ou segunda divisões como o Nacional já tem uma opinião formada.

Destaca o dirigente do Esporte que, “voltaremos por qualquer uma, agora só quando de fato tivermos condições de disputarmos de igual para igual com os outros times do Estado. Hoje o nosso foco é a construção do nosso Centro de Treinamento para assim, revelarmos garotos e conseguirmos dar condições de sustentabilidade ao Patinho Terror do Sertão”.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.