ANATOMIA DE UM BOM TREINADOR
– Dedicado e entusiasmado.
– Ético.
– Correto.
– Maduro.
– Conhecer os métodos de treinamento.
– Dirigir as práticas com eficiência.
– Acompanhar a evolução dos atletas.
– Estrategista.
– Bom humor.
– Boa capacidade para ensinar.
– Saber usar os meios de comunicação.
– Motivador.
– Disciplinador.
– Conhecimento básico de fisiologia do esforço e da anatomia do atleta.
– Saber se comunicar.
– Habilidade para organizar.
– Conhecimento do crescimento e do desenvolvimento dos atletas.
PRINCÍPIOS DO TREINADOR
– Realizar a sessão prática sob condição de competição, tão logo os atletas estejam habilitados.
– A sessão prática para o aprendizado de uma nova técnica deverá ser frequente.
– Treinar os grupos musculares que não foram utilizados.
– Dividir a equipe em pequenos grupos para treinar a nova técnica.
– Nenhum atleta poderá ficar parado sem estar treinando e corrigindo a sua técnica.
– Utilizar todo o material disponível para atingir os objetivos propostos.
– O jogador deve ser encorajado para realizar as técnicas der difícil execução.
– O jogador deve retornar a prática da técnica que não foi aprendida.
– Criar uma atmosfera para que o atleta alcance o melhor rendimento.
– Permitir que os atletas opinem no planejamento da sessão prática.
– Enaltecer os pontos fortes e corrigir os pontos fracos.
– Distribuir o tempo de forma que se possa melhorar as técnicas deficientes.
– Utilizar diferentes tipos de exercício.
– Manter os jogadores motivados durante as sessões.
– Respeitas a individualidade biológica do jogador.
CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA DE JOGO
1) Simples, compreensível e facilmente realizado.
2) Equilibrado, ataca e defende muito bem.
3) Elástico, utilizado contra qualquer adversário.
4) Compacto, sem espaço entre defesa, meio campo e ataque.
5) Os jogadores deverão conhecer e cumprir muito bem as funções determinadas.
6) Mobilidade.
7) Polivalência.
DICIONÁRIO DO FUTEBOL BRASILEIRO
Coletivo – Tipo de treinamento no qual são formados dois times que disputam uma partida dentro das regras habituais, mas com interrupções do técnico para substituições, troca de posições, ensaio de jogadas etc.
Colher – Usada na expressão das de colher; passe curto, pelo alto, em que um jogador serve outro usando o peito do pé e tocando suavemente na bola.
Colocar-se – a) situar-se em campo em posição vantajosa (para defesa ou ataque; b) classificar-se bem (um time).
Combate – a) ato de combater ou enfrentar o adversário na disputa da bola; b) jogo, partida.
Come – Drible; finta, dar um come, levar um come.
Come e dorme – Jogador (ou grupo de jogadores) que não disputa jogos, embora esteja vinculado a um clube, onde, em geral, faz as refeições e reside.
Comer – Driblar, fintar.
Comer a bola– Jogar muito bem, atuar de forma excepcional.
Comissão técnica – Grupo de pessoas que presta assistência permanente ao jogador de um clube ou seleção (técnico, preparador físico, médico etc.).
Eduardo Pimentel
Técnico de futebol
