FUTEBOL: ARTE E CIÊNCIA - O COORDENADOR TÉCNICO - SóEsporte
Colunistas

FUTEBOL: ARTE E CIÊNCIA – O COORDENADOR TÉCNICO

É uma função nova no futebol, tendo surgido com a necessidade de uma melhor estruturação do processo de treinamento, e com a crescente necessidade dos clubes investirem melhor no processo de formação de seus próprios futebolistas. Apesar de estar muito em moda e diariamente observarmos, através da mídia, que esse ou aquele grande jogador foi galgando a função de coordenador.

Ao nosso ver é fundamental que esse elemento tenha também uma formação e tenha também uma formação acadêmica. Sem dúvida é muito importante que o coordenador possua a experiência e o conhecimento como do processo da formação, uma vez que no futebol o técnico principal e seus assistentes não necessariamente apresentam formação para o desempenho de tal função; porém, somente a experiência não preenche os requisitos necessários e esperados para um elemento que tem como função a coordenação da organização dos treinamentos e das comissões técnicas de todas as categorias, ou seja, o ideal é que além da formação acadêmica o coordenador também disponha de experiência prática.

Desde que apresente os requisitos citados e disponha de tempo, o coordenador técnico pode acumular a função de diretor técnico, assistente técnico, treinador de goleiros ou preparador físico da categoria mais superior. São suas funções: coordenação e elaboração juntamente com as comissões técnicas do planejamento macro do clube, bem como dos planos de expectativas e planos anuais de treinamento; Execução, controle e avaliação do processo de treinamento de todas as categorias do clube, dos formativos até os; Seleção e avaliação dos profissionais que irão compor as comissões técnicas das categorias, dos formativos aos profissionais; Seleção, juntamente com o médico, dos profissionais que irão compor as equipes de apoio, como fisiologista, fisioterapeuta etc.

Responsável pela elaboração de planos de carreiras e meios e materiais necessários para uma constante reciclagem e desenvolvimento profissional dos membros das diferentes comissões superiores ou gerentes.

Mario Jorge Lobo Zagalo foi o último coordenador da Seleção Brasileira de Futebol.

Bibliografia: Futebol, teoria e prática. Ariobaldo Frissell;

Marcelo Mantovani

Dicionário do Futebol Brasileiro

Abafa – modalidade de ataque; sucessão de ataques em que a defesa adversária é pressionada com passes pelo alto.

Abafar – (1) exercer pressão sobre o time adversário com bolas pelo alto, afogar; 2) defender a bola (o goleiro), cobrindo-a com as mãos ou com o tronco.

Abrir o jogo – 1) lançar a boal para as laterais do campo; jogar pelas pontas.

Abrir uma avenida – 1) fazer no adversário um talho extenso e profundo com as traves da chuteira; 2) realizar uma jogada ou um movimento ofensivo que abra espaço na defesa adversária.

Bibliografia: Placar.

Por  Eduardo Pimentel

Técnico de futebol

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.