FUTEBOL: ARTE E CIÊNCIA - QUALIDADES ESSENCIAIS A UM JOGADOR DE FUTEBOL - SóEsporte
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FUTEBOL: ARTE E CIÊNCIA – QUALIDADES ESSENCIAIS A UM JOGADOR DE FUTEBOL

FUTEBOL: ARTE E CIÊNCIA

QUALIDADES ESSENCIAIS A UM JOGADOR DE FUTEBOL

Com a evolução sempre crescente dos esportes, qualquer modalidade exige de quem a pratica com fim competitivo ou profissional, não por mera recreação, formação integral e atlética.

Todo atleta deve dispor em condições ideais, de todas as qualidades físicas e técnicas. Por isso, os treinamentos que obedecem a critérios científicos procuram dar aos jogadores as melhores condições que lhe possibilitem realizar, em campo, jogadas táticas com perfeito equilíbrio psicológico.

Nos outros esportes, a baixa estatura do atleta priva-o de sua evolução ou da própria prática, o que não acontece no futebol, em que o jogador de estatura mediana pode ocupar certas posições.

Por haver certas variações nas qualidades necessárias para a ocupação de algumas posições principalmente a de goleiro, faremos uma análise pormenorizada de cada uma delas. Esta análise nos possibilitará avaliar um jogador, quer nas partes, quer no todo, além de nos orientar na programação do treinamento – quais detalhes trabalhar, com que intensidade e quais devem ser apenas conservados.

Qualidades específicas necessárias em função

da posição no jogo

Os goleiros

Físicos: 1) estatura 1,75 a 1,85m; 2) agilidade; 3) flexibilidade; 4) equilíbrio; 5) explosão (reação rápida); 6) boa impulsão; 7) gestos firmes.

Técnicas: 1) manejo de bola; 2) pegada; 3) proteção ao arco com o corpo nas defesas; 4) visão panorâmica; 5) boa entrega da bola com os pés e mãos.

Táticas: 1) colocação; 2) entrosamento com os zagueiros; 3) saber antecipar, sair e optar; 4) saber cair com proteção e recuperar.

Psicológico: 1) calma e paciência; 2) coragem; 3) liderança; 4) responsabilidade; 5) personalidade forte; 6) firmeza nas decisões; 7) iniciativa.

Os zagueiros laterais

Esta posição foi a que mais evoluiu em seu processo tático: o zagueiro lateral deixou de ser um marcado fixo, para se transformar num condutor da bola pelas laterais, penetrando com ela na defesa adversária.

Físicos: 1) estatura média; 2) velocidade de explosão (pique); 3) recuperação; 4) bom porte físico.

Técnica: 1) bom manejo de bola; 2) desarmador; 3) bom marcador; 4) precisão nos passes; 5) visão de profundidade; 6) penetração; 7) cabeceio direcional.

Tática: 1) cobertura; 2) saber guardar a posição; 3) entrosamento com pontas e zagueiros centrais; 4) capacidade defensiva e ofensiva; 5) saber colocar o lateral; 6) ajustar-se ao adversário.

Psicológicos: 1) persistência; 2) garra; 3) coragem; 4) controle emocional; 5) agressividade.

Os zagueiros centrais (zagueiros de área)

Físico: 1) estatura elevada; 2) agilidade; 3) força; 4) impulsão; 5) bom porte físico; 6) equilíbrio; 7) reação rápida.

Técnica: 1) cabeceador; 2) manejo de bola; 3) desarmador; 4) boa antecipação; 5) tempo de bola no ar; 6) drible curto; 7) visão periférica.

Tática: 1) cobertura; 2) entrosamento com o goleiro e os médios; 3) colocação; 4) saber guardar posição; 5) saber colocar o  adversário em impedimento.

Psicológicos: 1) capacidade de liderança; 2) coragem; 3) calma; 4) muita decisão; 5) combatividade; 6) maturidade.

Os médios e os volantes

Físicos: 1) estatura média; 2) resistência; 3) coordenação; 4) recuperação; 5) força nas pernas.

Técnicas: 1) desarme; 2) manejo de bola; 3) chute potente e preciso; 4) toque firme; 5) drible para frente; 6) lançamentos; 7) visão panorâmica.

Tática: 1) conhecimento tático; 2) consciência de atacar e defender; 3) entrosamento com zagueiros para cobertura; 4) visão de jogo; 5) entrosamento com atacantes.

Psicológico: sociabilidade; 2) liderança; 3) combatividade; 4) firmeza; 5) agressividade; 6) persistência; 7) maturidade.

Os ponteiros

Físico: 1) estatura média; 2) velocidade; 3) agilidade; 4) equilíbrio; 5) explosão (pique).

Técnica: 1) velocidade com bola; 2) driblagem; 3) chutes potentes e precisos; 4) desarme e antecipação; 5) visão em profundidade; 6) precisão nas centradas.

Táticas: 1) entrosamento com zagueiros, volantes e centroavantes; 2) saber penetrar; 3) disciplina tática mantendo posição.

Psicológico: 1) agressividade; 2) persistência; 3) combatividade; 4) coragem.

Os centroavantes

Físico: 1) estatura elevada; 2) agilidade; 3) força; 4) impulsão; 5) explosão; 6) estrutura muscular com bom porte físico.

Técnica: 1) cabeceador; 2) driblador; 3) gestos firmes e rápidos; 4) finalizador; 5) oportunista; 6) manejo de bola; 7) visão panorâmica.

Táticas: 1) saber se movimentar; 2) criar vazio; 3) saber penetrar; 4) guardar posição; 5) criar finalizações.

Psicológico: 1) agressividade; 2) combatividade; 3) coragem; 4) decisão; 5) personalidade; 6) liderança; 7) iniciativa.

Estas são as qualidades específicas que desejaríamos encontrar nos jogadores segundo suas posições. Mas, como ninguém é perfeito, o jogador que não dispõe do complexo de qualidades necessárias para o desempenho eficiente de sua posição, procura compensá-la em outra. Por exemplo, não podemos dizer que um jogador com 1,70m de estatura não possa ser um ótimo goleiro, pois basta que tenha excelente colocação e boa impulsão para compensar qualquer deficiência. Por outro lado, um jogador com todas as qualidades necessárias, em nível elevado, para ocupar determinada posição favorecido ainda por saudável boa situação monetária, muita simplicidade, é um craque com possibilidades de alto rendimento.

Certas coisas tornam-se indispensáveis para um jogador de nossos dias: o perfeito toque de bola com os dois pés e com a cabeça; a habilidade do equilíbrio nos dois pés, para não ter lado débil; o conhecimento das regras, para ter um comportamento cavalheiresco e poder tirar proveito daquilo que a regra permite; consciência tática e da contra tática, para jogar não por jogar, correndo atrás da bola, sem saber o que fazer.

Dicionário do Futebol Brasileiro

Alçapão – Estádio pequeno ou campo, em geral de propriedade de um clube, no qual a torcida fica muito próxima do campo e exerce pressão sobre os jogadores.

Alçar– Erguer, levantar (a bola).

Aliviar – Salvar a equipe de uma situação difícil; atirar a bola para fora da grande área.

Alugar meio-campo – Manter (o time atacando) o time adversário, encurralado em seu próprio meio-campo por algum tempo.

Amaciar o jogo – Disputá-lo sem violência, facilitar os movimentos do adversário.

Amador – Jogador que não recebe remuneração para participar de jogos.

Amadorismo marrom– Amadorismo que não é autêntico, pois os jogadores (cooperativas) recebem remuneração disfarçada.

Amarelar – Perder a coragem; tremer ante a responsabilidade de uma partida ou de um lance difícil.

Amarrar o jogo – 1) catimbar, fazer cera; 2) marcar (o árbitro) repetidas infrações, dificultando o desenrolar normal da partida.

Antecipação– Ato de antecipar-se. Jogada isolada ou técnica defensiva que consiste em chegar à bola ou, pelo menos, disputá-la antes que o adversário a domine.

Apelar– Jogar com violência.

Apertar – Marcar o adversário de perto; marcar colado e sem descanso; colar. Pressionar (um time) o seu adversário de modo crescente.

Apronto Último treino de conjunto a que é submetido um time antes de um jogo.

Armador – Jogador que arma ou prepara jogadas para seus companheiros de ataque meia-armador.

Arrumar a casa Expressão que define uma jogada na qual um ou mais jogadores contêm uma investida adversária e, pela troca de passes ou de falas, recompõem o esquema tático e tranquilizam o time.

Artilheiro – Jogador que marca muitos gols.

Avenida – Faixa do campo pela qual se passa com facilidade por ineficiência do adversário.

Azarão – Time cuja vitória numa partida ou torneio é muito pouco provável: zebra.

Bobo– Grupo de jogadores sem condições de atuar na equipe principal e que geralmente treina à parte.

Bagaço– Jogador exausto, ou que não é mais aproveitável; jogador que, por falta de condições técnicas ou pessoais, foi posto à margem pelo clube ou pelo futebol em geral.

Baleado – Contundido; fora de forma; diz-se de jogador com uma lesão crônica, bichado.

Banho de bola – Superioridade inconteste, vitória arrasadora, surra.

Banho-Maria– Ritmo lento, manter o placar.

Barba e cabelo – Quando se ganha do adversário no mesmo dia, infantil e profissional.

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