Por Tadeu Casqueira
Rio de Janeiro
O sonho do tricampeonato paralímpico segue vivo para a Seleção Brasileira de Futebol de 5. Nesta quinta-feira, o Brasil derrotou a Argentina nos pênaltis por 1 x 0 – depois de empate sem gols no tempo normal -, e se classificou para a final dos Jogos Paralímpicos de Londres. Bill converteu a penalidade que deu a vantagem no placar, e o goleiro Fábio pegou duas cobranças. O adversário brasileiro será a França, na decisão que acontece neste sábado, às 11h45 (de Brasília).
A partida foi tensa durante os 50 minutos. O Brasil até que criou muitas oportunidades Jefinho e Ricardinho, mas as finalizações paravam no goleiro Dario Lencina. Nas poucas vezes que a Argentina chegou ao ataque, numa delas a estrela do goleiro Fábio começou a brilhar, e o arqueiro salvou o gol num chute à queima roupa. Conforme o tempo passava, as duas equipes se mostravam mais cautelosas, e como o placar não saiu do zero, o jogo foi para os pênaltis.
Os argentinos tiveram a incumbência de efetuar a primeira cobrança. Fábio mais uma vez brilhou na partida e não permitiu que os Hermanos saíssem na frente. Pelo Brasil, o camisa 9 Bill, partiu para a bola, e com seu potente chute não deu chances para o arqueiro argentino, fazendo o primeiro gol da Seleção Canarinho. Na comemoração o atleta vibrou com uma cambalhota. Cássio, para o Brasil, e Silvio Velo e Froilan Padilla para a Argentina perderam as penalidades seguintes, e a Seleção Verde-Amarela se garantiu na final da competição.
Após o jogo o técnico Ramon Pereira comemorou a vitória brasileira e falou sobre os instantes que antecederam as cobranças de penalidade.
– Aquele momento já foi formado e trabalhado antes. O que a gente faz é dá uma força e apoio ao jogador, tipo, ‘vamos lá, que dá pra gente’. Os garotos fizeram do jeito que a gente pediu – revelou o treinador brasileiro.
Um dos destaques da equipe brasileira, o craque Ricardinho, garantiu que é bom chegar à final, ainda mais vencendo os rivais sul-americanos.
– Estamos muito felizes, conseguir uma classificação para a final vencendo a Argentina é muito especial, sabemos da qualidade deles e principalmente que com eles nunca tem jogo fácil – vibrou o camisa 10 do Brasil.
Na outra semifinal, a França derrotou a Espanha por 2 x 0, com dois gols de Villeroux, e garantiu um lugar na decisão. Lembrando que as duas finalistas se enfrentaram na abertura do Futebol de 5 nos Jogos Paralímpicos e empataram em 0 x 0.
Para o técnico Ramon, a equipe tem que continuar com a mesma entrega em quadra para garantir a vitória, e afirmou que vai para cima dos franceses.
– Espero a mesma garra, vontade e vibração. A defesa está maravilhosa com o Cássio e Bill, não tem porque eu mudar. Nosso ataque é o melhor e não podemos perder isso – finalizou o treinador.
CBDV
![](https://soesporte.com.br/wp-content/uploads/2020/05/Logo-320x91-1.png)