
O futebol reúne uma série de fatores que agradam a todos: é popular, fácil de aprender, é divertido, acessível, rápido e competitivo.
Mas tem um detalhe: é um esporte de contato. Lesões podem ocorrer causadas por colisões entre os jogadores, como contusões e até mesmo concussões cerebrais. Ao correr durante o jogo, no sprint, o jogador pode sofrer estiramentos musculares, lesões musculares, torções articulares, lesões de esforço ou fadiga (overuse) nas articulações, nos músculos ou nos ossos.
Existem diferenças intrínsicas biológicas e extrínsicas entre jogadores do sexo masculino e feminino que devem ser levadas em conta nos programas de treinamento dos atletas.
Assim como acontece com os homens em campo, as mulheres que jogam futebol também estão expostas às lesões. Geralmente estas lesões são leves, porém há ocorrências de lesões graves, com fraturas, luxações e concussões cerebrais.
Lesões de tornozelo são as mais comuns nos jogos de futebol, seguidas por lesões de musculatura da coxa e panturillha, lesões do joelho (incluindo lesões do ligamento cruzado anterior) e concussão cerebral. Ocorrem também as lesões de fadiga ou overuse, tendinites, lesões do disco de crescimento e fraturas por estresse, que está relacionada ao excesso do esforço ou no fato de jogar mesmo sentindo dores.
Luxação, contusão e entorse. O que são?
A mídia geralmente cita que a jogadora sofreu apenas uma luxação.
Esta é uma frase errada pois luxação é uma lesão grave na qual o ligamento da articulação se rompe e a articulação sai do lugar.
Contusão é quando há impacto na articulação e entorse é quando se torçe a articulação. Isso geralmente leva a roturas musculares.
Diferentes lesões entre os sexos
As mulheres possuem uma conformidade anatômica específica como quadris mais largos que predispõem a joelhos valgos fisiológicos, e uma menor proteção muscular que possibilita maior ocorrência de lesões osteo articulares.
A mulheres tendem a ter mais lesões do ligamento cruzado anterior e problemas patelofemorais ao passo que os homens tendem a ter mais hérnias musculares. No caso de lesão do LCA (Ligamento Cruzado Anterior), as mulheres lesionam mais o membro de apoio ao passo que os homens ocorre o mesmo com o membro que chuta.
Acredita-se que é devido às diferenças de alinhamento do membro e ativação muscular durante o chute. Em estudo do movimento comparativo entre os sexos, no chute, utilizando eletroneuromiografia, chegou-se à conclusão que os homens ativam o músculo glúteo médio quase duas vezes mais que as mulheres na perna de apoio, ao chutar. Nas mulheres foi demonstrado alto grau de adução do quadril na perna de apoio ao chutar a bola.
Mulheres no Futsal
O futsal é uma modalidade em que as mulheres também estão presentes e que exige uma performance apurada da atleta. Existem campeonatos semelhantes ao masculino na Taça Brasil e no Campeonato Brasileiro de Seleções desde 2005, ocorre também, anualmente, a Liga Nacional de Futsal Feminino. As jogadoras brasileiras atuam em lugares como Estados Unidos, Europa e Ásia.
Estudo apresentado na revista Brasileira de Medicina Esportiva em 2012 sobre a prevalência de lesões nas atletas brasileiras de futsal revela que as lesões ocorrem principalmente no tornozelo, coxa e joelho sendo que a maioria delas acontecem nos treinamentos.O número de primeiras lesões foi maior em relação às recidivas e, quanto à gravidade, prevaleceram as lesões moderadas. Das 135 atletas entrevistadas, 73 (54,1%) apresentaram algum tipo de lesão, sendo identificados 104 traumas. Para minimizar o número de lesões, são necessárias estratégias específicas de prevenção, enfatizando os segmentos do tornozelo, joelho e coxa.
Menstruação e futebol
As atletas tem 4 a 8 vezes mais risco de terem lesões do ligamento cruzado anterior que os homens. Anualmente, nos EUA, são mais de 2000 lesões de LCA em atletas. As lesões de LCA são comuns.Geralmente ocorrem durante uma fase de não contato ou sem traumas externos. Isto significa que isto ocorre em treinos ou no jogo sem colisões ou traumas diretos. Nos atletas, geralmente, são decorrentes de traumas, quedas ou bolas divididas.
As alterações hormonais fisiológicas da mulher podem influir nestas lesões; porém não é na fase pré mestrual. Trabalhos publicados no American Journal of Sports Medicine, revelam que as lesões do LCA em mulheres ocorrem mais frequentemente na fase pré ovulação, (quando as concentrações de estradiol estão aumentando) do que na fase pós ovulação, quando estes níveis estão declinando. Trabalhos demonstram que o estradiol tem um impacto negativo no LCA tornando-o mais fraco, flexível e portanto mais susceptível à roturas.
Cuidados importantes devem ser dispensados à alimentação da atleta, tanto para seu desempenho físico, emocional, como para sua saúde reprodutiva e óssea. Mais de 20% das mulheres apresentam deficiência precoce de estrogênio, importante hormônio que além de ter as funções de determinar as características femininas, estimula o crescimento dos ossos logo após a puberdade.
A perda de cálcio nos ossos aumenta com a diminuição de estrogênio estabelecendo a ocorrência de fraturas por estresse em atletas que apresentam amenorréia (ausência de menstruação). O exercício extenuante, por sua vez, entre outros fatores, pode ser uma das causas de interrupção da menstruação.
Futebol e gravidez
Baseado na literatura atual, recomenda-se que as jogadoras de futebol não continuem a jogar após 12 semanas de gestação e somente retornem após pelo menos duas semanas após o nascimento do bebê. Recomendações da The Football Association (FA) do Reino Unido.
No futebol os principais equipamentos para a prática com segurança são: caneleira, chuteira, mas existem outros igualmente importantes:
1. Chuteiras: Escolha uma chuteira com solas antiderrapantes de borracha ou moldadas. Chuteiras de cravos tem maior risco de provocar lesões e devem ser usadas quando se necessita de uma tração extra como em solos úmidos, campos com gramas altas que necessitam de uma tração maior. Tenha certeza que a chuteira esteja do tamanho correto e amarre justo todas as vezes que vai jogar.
2. Caneleiras: Se um jogador tem uma lesão na canela significa que a canela não está protegida adequadamente. Uma boa caneleira deve se moldar à perna e acabar um pouco abaixo do joelho, ajustando-se em torno do tornozelo. Traga sempre a chuteira e o meião de futebol com você para comprar a caneleira e ter certeza que ajusta corretamente.
3. Meião: Deve cobrir e ajustar-se mantendo a caneleira no lugar. Deve ser usada sempre que treinar ou jogar.
4. Protetores bucais são uma boa maneira de proteger os dentes, lábios, queixo e língua.
5. Camisetas de manga longa, calção com acolchoado, luvas, joelheiras e cotoveleiras para goleiros.
6. Sutiâ esportivo.
Antes de iniciar a atividade esportiva:
1. Esteja em boa forma física. Você terá melhor desempenho e evitará lesões. Faça exercícios e alimente-se de forma saudável.
2. Sempre que for jogar inspeccione o campo para verificar se há buracos, obstáculos, sujeira, cacos de vidros, restos de alimentos e chão molhado. As bolas extras e equipamentos reservas devem ser estocados bem longe do campo.
3. Sempre faça aquecimento das articulações e alguns alongamentos antes do jogo.
4. Inspeccione se os gols estão presos e almofadados para evitar lesões dos jogadores e dos goleiros. Nunca escale as redes ou as traves dos gols. Várias lesões inclusive mortes já foram relatadas da queda das traves ou redes, nos jogadores.
5. Com chuva procure usar bolas de tecidos sintéticos não absorventes. Bola de couro estoca água e se torna muito pesada, aumentando o risco de lesões.
Durante o jogo:
1. Siga as regras do jogo. Jogo violento pode causar lesões e punições.
2. Fique de cabeça erguida e atenta aos oponentes o tempo todo. Muitas colisões ocorrem quando há troca de lado, e podem ser causadas por rápido desvio de atenção nas outras jogadoras.
3. Aprenda e use sempre uma técnica correta principalmente ao cabecear. Cabecear de forma incorreta pode lesionar a cabeça e o pescoço. Se você não souber aonde as companheiras estão você pode colidir com as oponentes. Se duas jogadoras sobem para cabecear uma bola, proteja a sua língua. Fique de boca fechada, e a língua longe dos dentes.
4. Se sentir dores ao jogar, peça para ser substituída. Você poderá agravar a lesão. Permanecer mais tempo parada se continuar a jogar com dores.
5. Sempre tenha um estojo de primeiros socorros ao lado do campo; bem como pessoal treinado para utilizá-lo.
6. Fique preparada para qualquer emergência. Tenha o telefone do SAMU, ambulância ou hospital mais próximo. Felizmente são raros os incidentes graves, mas podem ocorrer.
7. Manter-se hidratada, principalmente em dias quentes, bebendo bastante água, fracionadamente, em todos os jogos e nos treinos.
8. Remova todos os piercings, brincos, anéis, colares, pulseiras e outras jóias antes de jogar.
9. Nunca retalie quando a oponente faz alguma coisa que desagrada, ou brigue com outra jogadora. Deixe o árbitro fazer isto.
10. Mantenha o futebol divertido, prazeroso. Não foi por este motivo que você começou a jogar?
Primeiros socorros para lesões musculares ou articulares
Dicas de primeiros socorros:
Embora sejam raras as lesões graves no futebol , quando ocorrem são de difícil identificação. È sempre necessário para se dar um atendimento rápido a estas lesões graves. A FIFA recomenda utilizar a regra minemônica SALTAPS para a avaliação das jogadoras.
SALTAPS é uma regra mnemônica muito utilizada em medicina esportiva para avaliar esportistas lesionados. Ajuda aos outros jogadores, aos árbitros ou aos treinadores a reconhecerem a gravidade da lesão do jogador no campo de futebol. A sigla significa:
· Stop Play = Parou de jogar
· Ask the player – avaliar se sente dores e local, e se está orientado ou confuso.
· Look — olhe o membro e avalie a aparência da lesão
· Touch – examine a lesão se o jogador deixar.
· Active Movement – Peça para movimentar o membro.
· Passive Movement – Mova o membro em vária direções e veja se dói.
· Stand Up –Fique de pé. Pergunte se pode retornar ao jogo ou se está escondendo uma lesão.
Dicas do Dr. Fabio Ravaglia para prevenir lesões ortopédicas em campo.

















