Futebol feminino da China treino no Brasil em busca de aperfeiçoamento - SóEsporte
Futebol

Futebol feminino da China treino no Brasil em busca de aperfeiçoamento

chinaDe olho na Olimpíada do Rio de Janeiro em 2016, uma equipe de futebol feminino da china busca aperfeiçoamento técnico e tático no Brasil. Desde junho participando do Projeto Botafogo Academy, no CT Manoel Leão, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, as jogadoras chinesas sonham em um dia defender a seleção do país asiático, quem sabe já nos próximos Jogos Olímpicos.

Responsável pelos treinos técnicos e táticos, o experiente treinador Toninho Cajuru, ex-atacante do próprio Botafogo-SP e de equipes como Flamengo, Joinville, Coritiba e Portuguesa, destaca a qualidade técnica e a disciplina das jogadoras chinesas, com idade entre 16 e 18 anos.

“O futebol feminino chinês é muito desenvolvido. As meninas são muito comprometidas com os treinamentos e isso é muito bacana. O que falta é a ginga brasileira, mas a disciplina tática e o entendimento do jogo são excelentes”, contou Cajuru.

Para acelerar o aperfeiçoamento, as meninas da China estão realizando amistosos contra equipes da região. No início do mês, elas empataram por 0 a 0 com a equipe de Franca, que disputa o Campeonato Paulista adulto.

Um dos principais destaques da equipe chinesa que treina em Ribeirão Preto é a atacante Yuxin Zhao, de 17 anos, que defendeu a seleção da China no Mundial Sub-17, realizado neste ano na Costa Rica. Após o período de treinos no Brasil, a atleta sonha em uma nova convocação, agora pela seleção sub-20 e, quem sabe, estar no Rio de Janeiro em 2016.

“Estamos no Brasil há três meses e aprendemos muito. Na China, se trabalha muito, mas com uma intensidade menor. Aqui, estamos treinando uma hora e meia por dia, mas com muita qualidade e intensidade. Acredito que este período será muito importante para quando voltarmos à China estarmos preparadas para jogar por uma equipe profissional e seguir defendendo a seleção”, explicou Zhao.

No último dia 5 de agosto, China e Brasil se enfrentaram pela Copa do Mundo Sub-20, empatando por 0 a 0. O resultado mostra que o futebol feminino chinês, que já foi segundo colocado na Copa do Mundo adulta e medalha de prata da Olímpiada de 96, em Atlanta, diferentemente do futebol masculino, é uma das potências mundiais.

“O que deu para ver neste período que estamos no Brasil é que as meninas aqui são mais fortes fisicamente, porém, acredito que tecnicamente estamos no mesmo nível ou até somos superiores, mas fisicamente elas acabam levando vantagem”, contou a atacante Wang Ta Quing.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.