O futebol, e o Futsal há tempos atrás era reconhecido como esporte praticado apenas por homens, e por muito tempo esta cultura machista que usava expressões como: “Lugar de mulher é na cozinha” ou “Futebol é coisa pra homem”predominou. Só em 1983 que o então instituído CND (Conselho Nacional de Desportos) oficializou estas modalidades para as mulheres.
Desde então o nível do futebol/futsal feminino cresceu muito e hoje seu profissionalismo, como também a qualidade das atletas, está em expansão em vários lugares do mundo, inclusive no Brasil.
Aqui na Paraíba o CSU – Centro Social Urbano – Calula Leite, que fica no bairro do Ernesto Geisel, zona sul de João Pessoa segue com um grupo de meninas, da região, formado para participar de competições e mais do que isso, para formar cidadãs que venham a contribuir de forma positiva para uma melhor sociedade. De acordo com o diretor do CSU, Ricardo Carvalho “é necessário que tenhamos essa sensibilidade de promover o esporte para diversos benefícios. Nosso intuito principal não é de ganhar títulos, mas sim de formar grandes mulheres. Esse sim será nosso troféu!” comentou o diretor.
Deste grupo de atletas estão sendo formadas duas equipes. A escola E.E.E.F. Cônego Francisco, também no Geisel, fixou parceria com o Centro e prepara suas meninas para as disputas dos jogos escolares da Paraíba. O outro grupo treina visando uma serie de amistosos pelo estado em preparação para futuras competições.
O time é treinado pelo professor Sávio Ricardo e conta com as seguintes atletas no elenco:
Zaira (goleira), Júlia(ala direita), Karol(ala esquerda), Fabiana(pivô), Talyta(pivô), Eliane(pivô), Marcela(central), Jessica(central) e Katharyne(pivô).
Tiago Ferreira
