Garotos do basquetebol pensam em novas conquistas - SóEsporte
Basquete

Garotos do basquetebol pensam em novas conquistas

Depois do ouro nos Jogos Estaduais, o pensamento agora do Motiva é chegar mais longe em conquistas do basquetebol nacional. Para isso, os treinos continuam, segundo o professor Adriano Lucena.

Em nove jogos, nove vitórias com 593 pontos a favor e apenas  91 contra. Esta foi a campanha conquistada pelo time do Colégio Motiva de João Pessoa no basquetebol masculino para chegar ao primeiro lugar nos Jogos Escolares da Paraíba, categoria de 12 a 14 anos.

Com esta vantagem invicta, o time comandado pelo professor Adriano Lucena está credenciado para representar o Estado nos Jogos Escolares Brasileiros que acontecem no próximo mês em Natal, capital do Rio Grande do Norte.

Treinos vão ser mantidos

O professor Adriano Lucena disse que, os meninos fizeram a obrigação na primeira parte de um objetivo planejado. Mas, que, agora começa a etapa mais difícil, os Jogos Brasileiros. Ele destacou que o a meta é continuar focado nos preparativos e os treinos vão ser mantidos até a competição brasileira.

“Fizemos um planejamento, respeitando as aulas e o período de estudos de cada aluno-atleta, aproveitando o tempo para comandar os treinos. Os meninos colaboram muito, se doando aos exercícios. Somando a boa ao pensamento de praticar o esporte, uma maneira de ocupar o tempo ocioso. Além disso sabemos que, o esporte proporciona uma série de beneficio para os jovens, tanto na saúde dos jovens, como para mente deles”, disse o professor Adriano Lucena.

Média de jogos

Adriano sabe que a competição nacional é outra realidade, ao destacar que, o Motiva realizou noves jogos para conseguir a vaga dos Jogos Escolares Brasileiros, quando a média recomendada seria de pelo menos 20 jogos. “O certo seria que nosso time tivesse disputado, pelo menos, 30 jogos, nestes cinco meses de preparação, mas não temos muitos adversários, na Paraíba”.

Quando o assunto é tratado sobre o futuro destes jovens no basquete, o professor não tem dúvida em afirmar que, o pensamento agora é preparar garotos para uma futura profissão, através dos estudos. “Se um ou outro decidir seguir a carreira de atleta no basquetebol profissional, será importante e será uma grande felicidade para todos nossos, mas não queremos falar disso agora. São meninos, praticamente, e suas famílias estão preocupadas com a educação deles, como também é a preocupação minha e do colégio”, destacou Adriano Lucena.

Estudos mais importantes

Seguindo este pensamento do professor Adriano Lucena, o pai do aluno-atleta Gabriel Miranda, Pedro Lucena, destaca que, “claro que temos de apoiar acompanhando nos treinos, nos jogos, mas nossa meta é que ele estude. Aliás, esta é a preocupação dele. Muitas vezes ele não se liga nem no treino preocupado para voltar para casa estudar pensando na prova do dia seguinte”.  Gabriel Miranda acrescenta que, “fico preocupa e não quero ficar com nota baixa”.

O armador Paulo Lucena Araújo, lide do time, mostra muita aplicação nos treinos e nos jogos, mas prefere não falar em carreira como atleta de basquete, mesmo considerando que não descartar esta possibilidade e aproveitar se aparecer uma chance futuramente, em uma equipe nacional. Ele garante que, a recomendação da família é se preocupação com os estudos. “Não estou preocupado com isso agora. Quero estudar e depois posso pensar no basquete”, disse Paulo Lucena Araujo.

Perfil dos atletas

O professor contou com os seguintes atletas nos Jogos Escolares da Paraíba, classificando o Colégio Motiva para os Jogos Escolares Brasileiros: Lucas Grigorio, 14 anos, nasceu no dia 14 de julho de 1999, tem 1.87m, na cidade de João Pessoa. Pedro Mendes, 14 anos, natural de Alhandra, nasceu no dia 18 de março de 1999, tem 1.95m. Franco Ferreira, 14 anos, nasceu em João Pessoa, no dia 4 de fevereiro de 1999, tem 1.98m.  Paulo Lucena Araújo, 14 anos, nasceu em João Pessoa,no dia 5 de maio de 1999,  tem 1.74m.  Gabriel Miranda, 13 anos, natural de João Pessoa, nasceu no dia 15 de julho de 2000, tem 1.55m. Paulo Roberto, 14 anos, nasceu no dia 24 de março de 1999, em João Pessoa, tem 1.71m.  José Júlio, 13 anos, natural de São Luis-MA, nasceu no dia 14 de junho de 2000,tem 1.80m. André Jorge, 14 anos, nasceu em João Pessoa, no dia 1 de abril de 1999, tem 1.77m. Rafael Oliveira, 14 anos, nasceu no dia 20 de maio de 1999, em João Pessoa, tem 176m. Aleudysson, 13 anos, nasceu em João Pessoa, no dia 18 de junho de 2000, tem 1.63m.

Cestinhas

O armador Paulo Lucena Araújo foi o maior quem mais marcou pontos ao longo da competição com 122 pontos. Pedro Mendes ficou na segunda colocação com 113 e Franco Ferreira na terceira posição.

Mas, segundo o professor Adriano Lucena, Paulo e Pedro disputaram todos os jogos, enquanto que, Franco jogou sete partida por ter tido catapora e não participou dos dois primeiros jogos.

Com isso, Franco ficou com uma média de 14,00 de pontos por partida. Enquanto que a média de Paulo foi de 13,55 e a de Pedro ficou em 12,55.

Campanha dos Jogos Escolares Estaduais

Fase final Primeira fase

Motiva 66 x 08 João Alves de Caiçara

Motiva 64 x 10 Lourdinas de Campina Grande

Fase final Primeira fase – Jogos Regionais

Motiva 71 x 19 QI

Fase semi-final – Primeira fase – Jogos Regionais

Motiva 56 x 13 Evolução

Segunda fase – Jogos Regionais

Motiva 53 x 06  Colégio Século

Motiva 74 x 07 Pio XI

Primeira fase – Jogos Regionais

Motiva 68 x 11  Interativo.

Motiva 73 a 18 QI

Motiva 70 x 09 Geo Sul

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.