Geração Tóquio 2020 se despede dos Jogos Escolares da Juventude Natal 2013 - SóEsporte
Especiais

Geração Tóquio 2020 se despede dos Jogos Escolares da Juventude Natal 2013

Os Jogos Escolares da Juventude Natal 2013, enncerrados nesta sábado, dia 14, se consolidaram como a maior edição desta que é a mais importante competição estudantil do país.  Mais de 4.600 atletas entre 12 e 14 anos participaram do evento nacional em 13 modalidades (atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei). Além de revelar talentos para o esporte brasileiro, a competição na capital do Rio Grande do Norte gerou a possibilidade de inserção social através do esporte, intercâmbio entre todos os estados do país e uma intensa agenda cultural.

Agora os olhos de alunos e professores que acreditam no esporte como fator educacional se voltam para o estado do Pará. A próxima edição dos Jogos Escolares da Juventude, para atletas entre 15 e 17 anos, será realizada em Belém, em  novembro.

Para o diretor-geral dos Jogos, Edgar Hubner, o evento em Natal foi um sucesso e ficará guardado para sempre na memória de milhares de jovens. “Mais importante que a disputa por medalhas é a semente da transformação na vida de muitos jovens que estamos plantando através do esporte”, disse Edgar, Gerente de Juventude e Infraestrutura do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). “Estamos muito satisfeitos com o evento em Natal. Os Jogos estão consolidados e seus conceitos atingem cada vez mais jovens. Temos sim o objetivo de revelar talentos para o esporte de alto rendimento e estamos alcançando números importantes neste quesito. Mas o pilar principal dos Jogos Escolares é o esporte como ferramenta de transformação social”, reforçou Edgar.

Se nos Jogos Olímpicos Londres 2012, o Time Brasil contou com 17 atletas que passaram pelos Jogos Escolares, a tendência é que as delegações dos Jogos Rio 2016 e Tóquio 2020 tenham ainda mais representantes revelados pela competição escolar. Alguns dos jovens que estiveram em Natal foram identificados e agora passam a fazer parte dos projetos das Confederações Olímpicas Brasileiras. Por Natal passaram treinadores de seleções principais do Brasil, como o espanhol Jordi Ribera, do handebol, e a japonesa Yuko Fujii, do judô, entre outros. O objetivo deles foi analisar o trabalho realizado pelas escolas do Brasil e a evolução das modalidades em âmbito escolar. “Nosso interesse aqui foi recrutar jovens de todo o país e leva-los para um treinamento específico, voltado para o padrão da Seleção Brasileira, além de estimular a prática esportiva”, informou Jordi.

Além da programação esportiva, os estudantes participaram de atividades culturais e educativas no Centro de Convivência dos Jogos, localizado no Centro de Convenções de Natal. O local contou com lan house; Biblioteca do COB; área para clínicas esportivas de tiro com arco, hóquei sobre grama e rúgbi; Espaço Coca-Cola; Brasil Cultural, onde a cultura das cinco regiões do país foi apresentada; exposição de uniformes olímpicos do Brasil; e o “Click Campeão”, para que os futuros talentos do esporte nacional pudessem vestir os uniformes, subir ao pódio e registrar o momento.

Todas as atividades esportivas e culturais foram acompanhadas pelos Embaixadores dos Jogos Escolares da Juventude Natal 2013. Atletas olímpicos e pan-americanos do Time Brasil, que representam o país em competições internacionais e agora passam a sua experiência para os mais jovens: Angélica Kvieczynski (ginástica rítmica), Antoine Jaoude (luta), Antonio Carlos Moreno (vôlei), Daniel Paiola (badminton), Fabiola Molina (natação), Lucila Viana (handebol), Maik Ferreira dos Santos (handebol), Mariany Nonaka (tênis de mesa), Mayra Aguiar (judô), Rogério Klafke (basquete), Renato Rezende (ciclismo) e o potiguar Vicente Lenilson, prata no revezamento 4x100m nos Jogos Olímpicos Sydney 2000. “Eu estou muito feliz por participar dos Jogos Escolares em minha cidade. Eu construí minha vida dentro do esporte e não quero mais sair. Voltei para mostrar para as crianças que o esporte pode mudar a vida delas”, disse Vicente Lenilson.

Um bom exemplo do poder de transformação dos Jogos Escolares pode ser notado nas palavras do professor Adalmir José da Silva, da Escola Municipal Professor José Mendes, de Salgueiro, no sertão de Pernambuco. Aldamir comandou a equipe feminina de futsal da escola que chegou à final da competição da segunda divisão. A equipe é formada por quilombolas do Quilombo Conceição das Crioulas e participou pela primeira vez de uma competição nacional.  A comunidade tem cerca de 3.800 habitantes e vive uma realidade muito diferente da encontrada em Natal.

“Nossas meninas vivenciaram uma realidade muito diferente do cotidiano do Quilombo. Aqui em Natal elas tiveram hospedagem de primeiro mundo em Ponta Negra, alimentação especial e o contato com pessoas de todo o Brasil. Com certeza jamais se esquecerão de tudo o que viveram e voltarão para a comunidade com novas perspectivas”, disse Aldalmir, emendando versos de um poema feito para a escola. “Na Escola José Mendes, futsal é tradição, nós lutamos com orgulho pra promover superação. Lá não tem facilidade, nosso lema é lutar. Para ir para cidade, preparado pra ganhar. Nossa força coletiva é símbolo de reação. Pois aqui vocês estão vendo, a equipe de Conceição”.

Os Jogos Escolares da Juventude Natal 2013 foram organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizados por Ministério do Esporte

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.