Um recomeço, no seguimento do futebol, mas agora fora das quatro linhas, depois de duas décadas jogando no Brasil e em mais quatro países. Esta é uma parte da longa história de Josemar dos Santos Silva, 39, o meia Gil Bala. Aposentado como jogador, ele faz o primeiro estágio como treinador, no Santos-PB, o Santos de Tereré.
Pessoense de nascimento, fazendo questão de revelar ser do bairro do Rangel, Gil Bala surgiu para o futebol no início da década de 1990, passando nos testes do CSP, que na época era comandado por Severino Ferreira. O guri não demorou para ganhar os campos do Brasil e do Mundo.
Depois de participar de um torneio com a camisa do CSP, em São Paulo, Gil Bala foi vendido ao Matsubara do Paraná, quando estava com 14 anos de ida. Depois de quatro temporadas, Gil Bala foi transferido para o Fluminense do Rio de Janeiro.
Além de Matsubara-PR e Fluminense-RJ, o meia Gil Bala ainda defendeu no futebol brasileiro o Rio Branco-SP e Mogi Mirim-SP.

A lista de clubes na carreira de Gil Bala, no exterior é robusta. Foram quatro temporadas na Suíça, defendendo as cores do Yverdon. Em seguida ele se transferiu para a Bélgica e atuou no Germinal Beerschot.
Mas, o período de maior longevidade atuando com estrangeiro no mesmo País aconteceu na Ucrânia, durante cinco temporadas, sendo quatro fazendo parte do elenco do Arsenal Kyiv, além de um ano jogando pelo Stal Alchevsk.
De volta ao futebol da Paraíba, o meia Gil se destacou atuando pelo CSP, Botafogo-PB, além de jogar duas vezes pelo Campinense e duas vezes com o manto do Auto Esporte, onde resolveu encerrar a carreira, quando estava com 37 anos de ida, em 2017.
Em 2018 ele passou a trabalhar nas categorias de base do Santos de Tereré, ao lado de Carlinhos Paraíba, convidados pelo presidente do alvinegro Leonardo Marsicano. E no ano passado, assumiu o comando do time sub 17.
A meta de Gil Bala é montar o time para as disputas do Campeonato Paraibano de 2020, da categoria, mas não esconde a preocupação com a possibilidade de não ter a competição devido a pandemia do coronavírus.
Mesmo assim, Gil Bala tem passado atividades para os garotos que treinam em suas casas. Única coisa que está deixando Gil Bala desapontado é com relação a parte psicológica da garotada, durante este tempo de ansiedade.

















