Goalball estreia com vitória e natação disputa três finais - SóEsporte
Futebol

Goalball estreia com vitória e natação disputa três finais

CPB
CPB

O goalball do Brasil venceu Filandia nesta quinta-feira, em Londres

Andre Brasil, Daniel Dias, Clodoaldo Silva e Joana Neves nadam pelas primeiras medalhas a partir das 15h52 de Brasília

A seleção brasileira masculina de Goalball estreou nas Paralimpíadas de Londres com uma dramática vitória por 6 a 5 sobre a Finlândia, na manhã desta quinta-feira (30), na arena Copper Box. Com uma grande atuação de Romário, que marcou quatro gols, os brasileiros chegaram a ter 5 a 1 no placar e precisaram de muita tranquilidade para frear a reação de um adversário que chegou a Londres credenciado pelo título europeu e do Pré-Olímpico Mundial. Na sexta-feira, às 9h45 (horário de Brasília), a seleção enfrenta a Suécia, que estreou sendo goleada pela Turquia por 9 a 2.

“Foi nossa primeira vitória numa estreia paralímpica, e diante de uma equipe candidata da medalha, Isso vai dar muita confiança para os meninos, mas precisamos ter em mente que nossa chave é dificílima. Cada jogo será uma pedreira”, explicou o técnico Alessandro Tosim, citando a presença da Lituânia, atual campeã mundial, no grupo A, o mesmo do Brasil.

No Parque Aquático, os nadadores brasileiros garantiram quatro vagas nas finais a serem disputadas na tarde desta quinta-feira. Andre Brasil, Daniel Dias, Clodoaldo Silva e Joana Neves lutam pelas primeiras medalhas da natação a partir das 15h52 (horário de Brasília). Andre Brasil foi o primeiro a garantir seu lugar nos 200m Medley SM10, com o terceiro melhor tempo (2m16s25). Essa é uma das provas mais difíceis para o brasileiro, que tem como meta subir ao pódio em todas as oito provas que disputará.

Também na luta por oito medalhas, Daniel Dias venceu a eliminatória dos 50m Livres S5 com o tempo de 33s02. Clodoaldo Silva foi o quinto colocado com 35s23 e também assegurou uma raia na final. Francisco Avelino nadou na mesma bateria, mas terminou com 15º tempo (43s03) e não se classificou. Para encerrar a manhã dos brasileiros com chave de ouro, Joana Neves fez o terceiro melhor tempo nos 50m Livres S5 (38s73) e também vai brigar por um lugar no pódio.

No judô, Karla Ferreira (dois ouros parapan-americanos e duas pratas paralímpicas) classificou-se para as semifinais ao vencer a chinesa Xiaoli Huang na categoria até 48kg. “Foi uma luta técnica, bem trabalhada. Eu quero repetir o mesmo caminho de Pequim, mas ganhar o ouro. Dessa vez, nada de prata”, disse a judoca brasileira.

Na categoria até 52kg, Michele Ferreira, dona de um bronze paralímpico, não teve a mesma sorte e perdeu para a russa Alesia Stepaniuk. A judoca agora segue na repescagem para tentar a disputa do bronze. As semifinais acontecem a partir das 16hs (10hs horário de Brasília) com o confronto entre Karla Ferreira e a Kai-Lin Lee, de Taiwan.

No hipismo, Elisa Melaranci, montando Zabelle, foi a primeira representante brasileira a entrar na arena do Greenwich Park na competição mista por equipe, terminando na 20ª colocação com um aproveitamento de 59,905%. A atleta de 23 anos, da classe II, foi incluída na equipe titular há menos de um mês no lugar de Vera Lúcia Mazzilli.

“Como eu ainda não tenho muita confiança com a minha égua, tentei me fixar, me concentrar, ficar só eu e ela nessa pista. Não estou muito satisfeita com o resultado, ela estava um pouco com medo. Mas eu consegui controlar a égua e continuei a minha reprise até o final”, disse Elisa, que disputa a segunda Paralimpíada da carreira.

Outros três cavaleiros formam a equipe brasileira. Marcos Alves, o Joca, e Davi Salazar competem na tarde desta quinta-feira, na classe Ib. Sérgio Oliva estreia sexta-feira (31) na classe Ia. O resultado final é uma combinação das melhores pontuações das provas por equipe e individuais e só será conhecido no dia 4 de setembro, último dia de disputas do hipismo.

CPB

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.