Goalball masculino consegue vitória histórica e vai às semifinais em Londres - SóEsporte
Futebol

Goalball masculino consegue vitória histórica e vai às semifinais em Londres

Resultado deixa Brasil entre as quatro melhores seleções do mundo. Coordenador da modalidade no país confia na busca pela medalha inédita, mas ressalta caminhada difícil

Por Tadeu Casqueira

Rio de Janeiro

Apenas na segunda Paralimpíada da história, a Seleção Brasileira de Goalball masculina chegou às semifinais dos Jogos Paralímpicos de Londres e mantem vivo o sonho da inédita medalha para o país na modalidade. Com dois gols de Romário e um de Alex o, Brasil venceu a Bélgica por 3 a 0, na tarde desta quarta-feira (5), na Arena Copper Box.

A partida começou tensa. As duas equipes jogavam de forma equilibrada sem dar espaço para o adversário, e sem muitas chances o primeiro tempo terminou em 0 a 0. Na segunda etapa, o ala Alex conseguiu arrancar o primeiro grito de gol dos brasileiros. Um alívio. O gol, inclusive, abalou o time belga, que cometeu três penalidades – dois high balls e um long ball -. Romário, artilheiro do Brasil com 23 gols, converteu duas cobranças e deu números finais ao jogo e a histórica classificação para as semifinais.

– Muito importante para a história do Goalball brasileiro. Nossa melhor classificação em Paralimpíadas tinha sido o 11º lugar em Pequim (2008), e agora estamos entre os quatro melhores do mundo – comemorou o coordenador da modalidade no país, Artur Squarisi, agradecendo ainda o apoio que o esporte vem recebendo.

– Todo um trabalho que tivemos com treinamento, o apoio da CBDV, do Ministério do Esporte. Tudo isso influenciou em nosso desempenho aqui – reconheceu o coordenador.

O Brasil espera o vencedor de Irã x Finlândia para conhecer o adversário na briga pela vaga na final da competição. A outra semifinal será disputada entre Lituânia x Turquia. Segundo Artur, a medalha é possível, mas as dificuldades vão aumentando ao longo da competição.

– A chance de ir para a medalha é real. Afirmar que podemos chegar. Não vai ser fácil, foi afunilando e vai ficando mais difícil. O Brasil tem que entrar que nem jogou hoje, fechado na defesa e marcando no momento certo – finalizou.

As semifinais acontecem nesta quinta-feira (6), a partir das 14h30 – de Brasília. Confira a tabela.

Quartas de Finais (5 de setembro)
Turquia 3 x 1 Argélia
China 4 x 12 Lituânia
Brasil 3 x 0 Bélgica
Irã x Finlândia – às 17h

Semifinais (6 de setembro)
Turquia x Lituânia – às 14h30
Brasil x Irã ou Finlândia – às 16h

A Seleção Brasileira feminina de Goalball foi derrotada pelo Japão por 2 a 0, e não conseguiu avançar na competição, adiando o sonho da conquista de uma medalha Paralímpica inédita para o Brasil. A partida foi válida pelas quartas de finais dos Jogos Paralímpicos de Londres, e aconteceu na manhã desta quarta-feira (5), na Arena Copper Box.

Quartas de Finais (5 de setembro)
China 5 x 0 EUA
Japão 2 x 0 Brasil
Grã Bretanha 1 x 2 Suécia
Canadá 1 x 2 Finlândia

Semifinais (6 de setembro)
China x Finlândia
Suécia x Japão

CBDV

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.