Por Tadeu Casqueira
Rio de Janeiro
Apenas na segunda Paralimpíada da história, a Seleção Brasileira de Goalball masculina chegou às semifinais dos Jogos Paralímpicos de Londres e mantem vivo o sonho da inédita medalha para o país na modalidade. Com dois gols de Romário e um de Alex o, Brasil venceu a Bélgica por 3 a 0, na tarde desta quarta-feira (5), na Arena Copper Box.
A partida começou tensa. As duas equipes jogavam de forma equilibrada sem dar espaço para o adversário, e sem muitas chances o primeiro tempo terminou em 0 a 0. Na segunda etapa, o ala Alex conseguiu arrancar o primeiro grito de gol dos brasileiros. Um alívio. O gol, inclusive, abalou o time belga, que cometeu três penalidades – dois high balls e um long ball -. Romário, artilheiro do Brasil com 23 gols, converteu duas cobranças e deu números finais ao jogo e a histórica classificação para as semifinais.
– Muito importante para a história do Goalball brasileiro. Nossa melhor classificação em Paralimpíadas tinha sido o 11º lugar em Pequim (2008), e agora estamos entre os quatro melhores do mundo – comemorou o coordenador da modalidade no país, Artur Squarisi, agradecendo ainda o apoio que o esporte vem recebendo.
– Todo um trabalho que tivemos com treinamento, o apoio da CBDV, do Ministério do Esporte. Tudo isso influenciou em nosso desempenho aqui – reconheceu o coordenador.
O Brasil espera o vencedor de Irã x Finlândia para conhecer o adversário na briga pela vaga na final da competição. A outra semifinal será disputada entre Lituânia x Turquia. Segundo Artur, a medalha é possível, mas as dificuldades vão aumentando ao longo da competição.
– A chance de ir para a medalha é real. Afirmar que podemos chegar. Não vai ser fácil, foi afunilando e vai ficando mais difícil. O Brasil tem que entrar que nem jogou hoje, fechado na defesa e marcando no momento certo – finalizou.
As semifinais acontecem nesta quinta-feira (6), a partir das 14h30 – de Brasília. Confira a tabela.
Quartas de Finais (5 de setembro)
Turquia 3 x 1 Argélia
China 4 x 12 Lituânia
Brasil 3 x 0 Bélgica
Irã x Finlândia – às 17h
Semifinais (6 de setembro)
Turquia x Lituânia – às 14h30
Brasil x Irã ou Finlândia – às 16h
A Seleção Brasileira feminina de Goalball foi derrotada pelo Japão por 2 a 0, e não conseguiu avançar na competição, adiando o sonho da conquista de uma medalha Paralímpica inédita para o Brasil. A partida foi válida pelas quartas de finais dos Jogos Paralímpicos de Londres, e aconteceu na manhã desta quarta-feira (5), na Arena Copper Box.
Quartas de Finais (5 de setembro)
China 5 x 0 EUA
Japão 2 x 0 Brasil
Grã Bretanha 1 x 2 Suécia
Canadá 1 x 2 Finlândia
Semifinais (6 de setembro)
China x Finlândia
Suécia x Japão
CBDV