A medalha de prata conquistada nos Jogos Paralímpicos de Londres colocou o goalball brasileiro num patamar elevado. Mais que isso, a Seleção Canarinho ganhou reconhecimento mundial, principalmente após desbancar potências como, por exemplo, a Lituânia – por duas vezes na mesma competição. Essa arrancada brasileira começou em 2011, quando a vaga para a principal competição (Jogos de Londres 2012), foi conquistada no Parapan-Americano de Guadalajara, no México. Além da classificação a equipe conquistou o inédito ouro com vitória na final em cima da respeitada seleção norte-americana.
Terminado o ciclo vitorioso (2009/2012), o goalball masculino brasileiro inicia um novo com o pensamento ainda mais otimista. O primeiro desafio será nos Estados Unidos, na disputa do Parapan-Americano da IBSA, de 11 a 14 de julho. Os brasileiros vão ter pela frente além dos americanos, Argentina, Canadá, Porto Rico e Venezuela.
A poucos dias da competição, os atletas seguem firme na preparação para buscar mais uma importante conquista para o Brasil. O desempenho da equipe nos treinos tem deixado o técnico Alessandro Tosim esperançoso num bom resultado.
– O treinamento está em alto nível, estamos atingindo um patamar invejável, com os atletas totalmente inteiros, com um bom trabalho regenerativo. Todos estão bem, mas acredito que tenhamos um ou dois atletas se destacando mais durante o evento – afirmou o treinador.
Mesmo sabendo a importância que tem o título do Parapan da IBSA, Tosim deixa claro que o foco principal na competição é preparar a equipe para o Campeonato Mundial do ano que vem na Finlândia.
– Nosso maior objetivo é o Campeonato Mundial, e os atletas sabem disso, mas vamos fazer uma excelente competição – disse.
No mesmo período e local do evento acontecerá o Mundial de Jovens da IBSA. A etapa para atletas até 19 anos costuma revelar grandes talentos. A equipe brasileira também está em Jundiaí (SP) se preparando para uma importante competição da categoria. Acompanhando de perto, o técnico Alessandro avaliou o crescimento dos atletas.
– Tiveram uma grande evolução na parte técnica. Todos estão muito empolgados com a oportunidade. Está sendo muito importante para eles esse contato com a equipe principal, que é referência para esses meninos – destacou Tosim.
Os jovens brasileiros terão como rivais, Alemanha, Austrália, Canada, Coréia, Estados Unidos, Japão, Rússia e Suécia.
A Seleção Brasileira masculina e feminina embarca para a cidade de Colorado Springs, na próxima segunda-feira (8), para a disputa do principal campeonato do ano. A CBDV divulgará matérias com informações e resultados das partidas do Brasil na competição.
Imprensa CBDV
Por Tadeu Casqueira
Rio de Janeiro